São João de Aroeras dia 23

Casinhas - Aproximação de Marcos ao Prefeito João Camelo desagrada Rosineide Barbosa

Blog Magno Martins

 A cisão na família Andrade parece estar com os dias contados em Casinhas. Nas negociações para governar com a maioria dos nove vereadores, o prefeito eleito Jonas Camelo (PSB) já teria o apoio velado de Marcos Andrade, eleito na oposição, para votar com o candidato a presidente da Casa da base governista. Na prática, seria o primeiro passo para o irmão de Marcelo Andrade, aliado do socialista, virar a casaca.

“Estamos conversando”, admite Marcos, que já pratica um discurso mais flexível, o que não agrada à prefeita Rosineide Barbosa, que contava com o voto dele para eleger o presidente da Câmara em oposição ao prefeito eleito. Nas eleições, Rosineide não foi única adversária do prefeito eleito. O pleito foi disputado por mais três candidatos. Ricardo de Belo, do PR, teve 858 votos, o Professor Edmilson, do Psol, 333 votos, e Zito Pezim, do PPS, apenas 51 votos.

“Não existe terceira via em Casinhas”, diz o secretário estadual de Agricultura e deputado estadual licenciado, Nilton Mota, majoritário no município. Abertas as urnas em 2 de outubro passado, depois de um pleito extremamente polarizado entre as duas grandes forças do município – Rosineide e Camelo – o prefeito eleito teve 4.861 votos, 51,77% dos votos válidos, enquanto a prefeita, em segundo, ficou com 3.286 votos, 35% dos votos válidos.

Com 14.219 habitantes, Casinhas, que economia é baseada na agricultura de subsistência, vive uma das mais prolongadas secas da sua história. Município pobre, com grande parte da população dependente do programa Bolsa-Família, tem um dos IDHS mais baixos do Estado – 0,567, segundo a PNUD.

Segundo a tradição local, por volta de 1890, no caminho entre Bom Jardim e a mata existente no local, havia uma casinha de palha, onde vivia uma senhora portadora de deficiência que costumava acolher os viajantes. Posteriormente, mudou-se para o local José Barbosa de Farias. Outras famílias estabeleceram-se no local. Em 1894, foi construída uma capela dedicada a Nossa Senhora das Dores, atual padroeira, pelo professor José Merim.

A partir deste núcleo de pequenas casas, que deu origem ao nome Casinhas, surgiu o município. O distrito de Casinhas foi criado em 16 de dezembro de 1925, subordinado ao município de Surubim. Foi elevado à condição de município pela lei estadual nº 11228, de 12 de Julho de 1995, com base na lei estadual complementar n° 15, de 1990, que permitiu aos municípios a solicitação da emancipação, desde que atendessem a alguns requisitos, como ter população superior a 10 mil habitantes e que o total de eleitores seja maior que 30% desta população. O município foi instalado em 1 de Janeiro de 1997.

Reacções:
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

AO VIVO SÃO JOÃO DE AROERIAS