Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Pernambuco confirma 12 casos de microcefalia ligados ao zika vírus

4.2.16

/ por casinhas agreste

Até o dia 30 de janeiro, foram confirmados 153 bebês com a malformação.
Estado tem 1.447 casos notificados desde o dia 1º de agosto de 2015.
Do G1 PE

 Pernambuco confirma 12 casos de microcefalia associado ao zika vírus (Foto: Artur Ferraz / G1)
Pernambuco tem 12 casos confirmados de microcefalia relacionados ao vírus zika. Os dados foram repassados pela Secretaria de Saúde do estado nesta quarta-feira (3), em uma coletiva de imprensa. De acordo com o boletim mais recente, até o dia 30 de janeiro, 153 bebês tiveram o diagnóstico confirmado da malformação através de exames de imagem.

O diagnóstico de microcefalia ligado ao zika foi feito através de um exame alternativo, a sorologia, que procura detectar a presença de um anticorpo específico no Líquido Cérvico-Raquidiano (LCR), na medula da criança. As análises foram coletadas pelo centro de pesquisas Aggeu Magalhães, da Fundação Oswaldo Cruz.


MICROCEFALIA

"O ideal é detectar o vírus, seja pelo isolamento, seja pela procura do genoma do vírus. A outra possibilidade é por esse exame, que procura o anticorpo IGM, que não atravessa a placenta. E, nessas 12 crianças, foi encontrado esse anticorpo para microcefalia", explicou a pesquisadora Marli Tenório.
Ainda de acordo com a cientista, o número de casos relacionados ainda não é suficiente para comprovar que o zika pode causar a microcefalia nos bebês e as pesquisas continuam. "Estamos testando mais 28 amostras. Você tem que associar o achado laboratorial com a clínica", detalhou a pesquisadora. Das 12 crianças, 11 nasceram no Imip e uma no Hospital Barão de Lucena, ambos no Recife.

Segundo a secretária-executiva de Vigilância em Saúde, Luciana Albuquerque, foi necessário ser feito o exame alternativo porque os outros só conseguem detectar o parasita em casos mais recentes. “O que nós temos disponível é o PCR, que procura o genoma do vírus. O problema é que ele só consegue fazer o diagnóstico em casos muito recentes e, como as crianças foram infectadas durante a gravidez, em todas elas, o resultado deu negativo”, explicou.
Para a secretária, por enquanto, apenas com a sorologia, foi possível detectar a presença do vírus com mais precisão. “Não é uma evidência de estudo científico, mas agora chegamos perto de descobrir a relação entre o zika e a microcefalia”, ressaltou.

Desde 1º de agosto, 1.447 casos de bebês com microcefalia foram notificados em Pernambuco. Destes, 153 foram confirmados através de exames de imagem e outros 135 foram descartados pelos médicos. Também foram registradas 12 mortes de crianças com microcefalia, o que não significa que a malformação tenha sido a causa dos óbitos.

Do total de bebês notificados, 543 (37,5%) atendem aos parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS) para microcefalia, que identifica a malformação em bebês com perímetro cefálico igual ou menor que 32 centímetros.

Investimentos
Desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou a disseminação do zika vírus como caso de emergência de saúde pública internacional, a secretária espera novos investimentos em pesquisas em Pernambuco. "Quando a OMS lança uma declaração de emergência, abrem-se novas possibilidades de investimentos em vacinas. Também haverá mais cooperação com o Brasil. Então, a expectativa é boa", declarou a secretária.

Já em relação à suspeita de que o zika vírus pode ser transmitido sexualmente, Luciana Albuquerque não descartou a ideia de investigar essas evidências no estado. "É provável que haja pesquisas sobre isso, mas, agora, vamos focar nas crianças e gestantes. Os Estados Unidos já estão investigando", reiterou.

Dengue, chikungunya e zika vírus
De acordo com o último boletim da Secretaria de Saúde, entre os dias 3 e 23 de janeiro, foram notificados 7.120 casos de dengue no estado, o que representa um aumento de 90% em comparação com o mesmo período no ano passado. Ainda de acordo com a SES, nove mortes estão sendo investigada e 142 municípios tiveram notificações da doença.

No mesmo período, houve 1.507 notificações de chikugunya. Desse total, 450 casos foram confirmados, e 589 descartados. Já em relação ao zika vírus, desde que as notificações da doença passaram a ser obrigatórias, no dia 10 de dezembro de 2015, foram 1.386 casos notificados. Ainda no ano passado, foram confirmados 14 casos. Doze foram descartados.

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados