Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Vídeo homenageia Surubim pelo aniversário, confira

11.9.15

/ por casinhas agreste
O município de Surubim, no Estado de Pernambuco, está situado no Agreste Setentrional, distante 120 km da capital Recife, com uma população superior a 54 mil habitantes.









Parabéns Surubim!! 87 anos de emancipação!!
Posted by Marleidy Sayão on Quinta, 10 de setembro de 2015




Tem sua origem ligada à pecuária e agricultura, atividades que foram responsáveis pela ocupação do Brasil. Em 1534, chegaram as primeiras cabeças de gado na colônia, vindas das Ilhas de Cabo Verde (Portugal) para a Capitania de São Vicente. Em 1550, o primeiro Governador-Geral do Brasil, Tomé de Souza, mandou buscar um novo carregamento para a cidade de Salvador, a primeira capital da colônia que se dispersou em direção às capitanias de Pernambuco, Maranhão e Piauí e por outras partes do Nordeste.
Com o cultivo da cana de açúcar e o desenvolvimento das atividades canavieiras na zona litorânea, veio também a pecuária que predominou nesta região e cumpriu um duplo papel: complementar a economia do açúcar e iniciar a penetração, conquista e povoamento do interior do Brasil, principalmente do sertão nordestino.
O processo da atividade criatória divide-se em dois momentos:
O primeiro: o gado era criado no próprio engenho e pertencia ao Senhor, sendo utilizado como força de tração e alimento. Com o passar do tempo o cultivo da cana de açúcar se expandiu obrigando a pecuária a ocupar as regiões do Agreste e Sertão. 
O segundo: existia uma nítida delimitação entre dois tipos de atividade, a agricultura e a pecuária, embora seguissem ainda vizinhos e interdependentes.
No início do século XVII, a pecuária torna-se mais independente, ocupando as grandes extensões de terras com pastagens para desenvolvimento dos rebanhos no interior nordestino. Os rebanhos bovinos serviram para o mercado interno, principalmente, para as atividades canavieiras nos engenhos, porém, essas atividades tornaram-se separadas. As feiras de gado tornam-se o elo de ligação entre ambos interesses. A primeira feira foi realizada em 1614 na Bahia. É nesse momento que a pecuária pode ser vista como um fator de povoamento do interior.
Em 1701, por determinação da Coroa, o gado foi afastado do litoral. A criação somente seria permitida a menos de 10 léguas de distância do litoral, devido aos problemas causados à lavoura canavieira pelo “gado de quintal” que invadia os canaviais e destruía as plantações. Assim, a pecuária foi ocupando diversas regiões do interior do Nordeste, tendo como centro de irradiação a Capitania da Bahia, através da Casa da Torre, capitaneadas por Francisco Dias d’Ávila; iam penetrando o interior, conquistando léguas e léguas de terra e estabelecendo os seus currais, da Bahia ao Piauí. Na Capitania da Bahia, o gado ocupa as terras do “sertão de dentro” e de Pernambuco, o gado também ocupa as terras do “sertão de fora”. Foram os vaqueiros que, acompanhando os seus rebanhos bovinos, foram plantando currais ao longo dos rios, as estradas líquidas como: o São Francisco, o Uma, o Capibaribe, o Piranha-Açu, o Parnaíba e outros rios, que facilitaram a conquista do interior e serviu como ligação entre o litoral, onde se concentrava a maioria da população da colônia e do sertão.
Foram os colonizadores, aventureiros, caçadores de índios e vaqueiros que adentravam as terras, tendo a pecuária, a principal razão de suas conquistas. Tomando posse de terras, através de seus vaqueiros, os poderosos Senhores, logo cuidavam de legalizá-las, pelos pedidos de sesmarias que lhes garantiam o direito às vastas extensões territoriais doadas pela Coroa Portuguesa.
Segundo os historiadores, o nome Surubim, vem das terras do fazendeiro Lourenço Ramos da Costa, um português que se instalou em uma das sesmarias. Na fazenda criavam grandes rebanhos bovinos. Em meio ao rebanho destacava-se um boi manso e majestoso, por ser malhado, igual ao peixe, recebeu o nome de Surubim.
Um certo dia o boi Surubim foi devorado por uma onça que invadiu as terras do fazendeiro, devido à grande extensão de mata atlântica e caatinga que cobria aquela região. Em homenagem ao animal de sua estima, a fazenda passou a chamar-se Surubim, tornando-se um referencial em toda região. Os viajantes diziam: “Vou para as terras do boi Surubim... Para Surubim”. O Sr. Lourenço Ramos da Costa era um homem bondoso e religioso. Seu nome foi se fixando na memória do povo, atravessando século.
Esse lugar ficou conhecido por Surubim.
Em 1864, foi erguida uma casa de oração, tomando por Capelão, o padre português Antônio Alves da Silva, Capelão da Vila de Mata Virgem (hoje distrito de Umbuzeiro-PB). Com o passar dos anos, a fazenda passou a servir de albergue a viajantes que demandavam o sertão. Em 1870, o Oratório, que tinha a inovação de São José, foi substituído por uma Capela e com o desenvolvimento do povoado, foi criada a Freguesia de São José de Surubim, em 06 de junho de 1881, sendo canonicamente instalada, somente em 1885, tendo como primeiro vigário interino o Padre José Francisco Borges, vigário de Bom Jardim. 
A Lei Municipal no 3, de 27 de abril de 1893, criou o Distrito de Surubim, pertencente ao município de Bom Jardim, cuja sede foi elevada à categoria de Vila, por efeito da Lei Municipal no 991, de 1o de julho de 1909.

( Ocultar )
  1. Amo de mais essa cidade, parabéns Surubim e seu povo arretado. Acabei de editar um video que fiz quando fui visitar a cidade.

    ResponderExcluir

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados