Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Aroeiras-PB: Orçamento Democrático discute três prioridades para o Município, veja

26.5.15

/ por casinhas agreste

Para vê todas as imagens click na foto acima

O primeiro encontro do orçamento democrático em Aroeiras foi realizado na tarde desta segunda feira (25) com a presença de vários segmentos da sociedade onde foram discutidas prioridades para o Município.
O Orçamento Democrático (OD) é o instrumento no qual os cidadãos são convidados a participar das decisões do governo estadual sobre a melhor forma de aplicação do dinheiro público em suas obras e serviços.
A palestra foi ministrada pelo representante do Orçamento Democrático -  Diógens que falou da importância da participação de cada cidadão para debater as prioridade para o seu Município.
“ Das três prioridades para o Município, aquelas que estão em execução não podem mais entrar no orçamento, devemos pensar regionalmente, exemplo estradas que ligam cidades, um hospital regional, a segurança, uma ação regional, mas pode ser algo de apontamento Municipal”. Disse Diógenes.
O Vice Prefeito Jailson Andrade apontou como prioridade para Aroeiras a reforma e ampliação do Hospital Municipal:  “Eu venho acompanhando a prática na área de saúde  e todo mundo sabe disso, venho acompanhando de perto a questão de nosso hospital aqui de Aroeiras, ele vêm abrangendo  Aroeiras, Natuba,  Umbuzeiro, Gado Bravo  e isso quase todas as noites que você passa lá vê alguém de Gado Bravo ou têm um carro com a faixa de outra cidade que estão trazendo doentes para serem atendidos  no nosso hospital e como vice Prefeito acompanho ainda mais de perto os recursos que são destinados para aquele hospital, agente está numa precariedade tremenda em relação aos recursos do hospital, eu queria levantar a tese não sei se os demais concordam que uma dessas demandas já que abrange toda a regional de Aroeiras, especialmente o nosso povo, se agente tivesse um convênio firmado com o governo do Estado não só para ampliação e reforma, só para manter, por que nosso Hospital têm uma estrutura muito boa em relação a outros hospitais.  Que nosso hospital tenha o mesmo atendimento que o Hospital de Queimadas disponibiliza, é justamente Rogério a falta de verba inserida dentro de nosso hospital”. Pontuou o vice Prefeito. 
Dentro das prioridades apontadas pelos grupos estão a melhoria estruturante  nos serviços de saúde, com a reestruturação do Hospital Municipal com reforma e ampliação desta unidade de saúde para atender a população de Aroeiras e cidades circunvizinhas, ainda foi debatido entre os participantes a reforma e ampliação da Escola Estadual Carlos Pessoa Filho com total infra-estrutura, ainda foi requerida pelos participantes para que esta escola seja adaptada com o objetivo de atender a demanda de alunos que migram da Escola Jardirene  o aumento de efetivo policial, implantação de policiamento no Distrito de Pedro Velho.
Outros participantes falaram da importância de investir na educação, saúde e segurança dentro do Município de Aroeiras, como foi o caso de Edmilson Arruda que exaltou a prioridade de debater as três ações para Aroeiras, como é o caso de um Hospital regional de grande porte, uma escola Técnica e um destacamento da polícia Militar  para atender Aroeiras e região.
Ainda o motorista de transporte alternativo o “Zuzinha” focalizou um hospital centralizado em Aroeiras, “Aroeiras geograficamente está no meio, delimitado entre as cidades de Gado Bravo, Natuba e umbuzeiro”. Pontuou.
Dentre os participantes o professor da Escola Jardirene Rogério Marinho ,destacou a importância da construção de uma escola para o Município, segundo o educador “o prédio onde funciona a escola Jardirene não têm infra-estruturar para acolher os alunos e funcionários.  “Alunos, pais de alunos, reclamam muito da estrutura daquela escola, não têm estrutura física, as pessoas não se sentem bem lá, é um prédio alugado, nós aroeirenses estamos pagando o aluguel da escola”. Disse o educador.
Ainda o professor disse: “há vários anos a escola funciona neste prédio alugado e só existe o nome no papel, por que um prédio próprio não existe, a prefeitura de Aroeiras e o prefeito atual já conseguiu um terreno para a construção de uma nova escola. Já é um grande passo e pede em parceria com o orçamento democrático a construção desta escola para que todos saiam do sofrimento”. Disse o educador.
A Gestora da Escola Estadual Carlos Pessoa Filho, Ana Maria falou da importância das necessidades urgentes da estrutura física desta escola, segundo a gestora, “a escola precisa de uma reforma e ampliação, essa escola é a única do Ensino Médio do Município, nós não temos como recusar alunos do Município, é a única, o espaço é muito limitado, temos turmas com 50 alunos, a escola precisa dessa ampliação  será o suficiente para dobrar o tamanho da escola, temos espaço suficiente para essa ampliação pode ser construído dois três blocos tranquilamente que agente precisa, a escola não é suficiente para atender todos os alunos, há uma disputa de alunos do Jardirene  para conseguir uma vaga, porque o espaço daqui é melhor, a estrutura é melhor e os pais sempre procuram a escola, agora agente não pode receber todos, também o Jardirene não comporta, porque agente poderia priorizar o Ensino Médio, o Estado já trabalha com essa priorização, mas também agente não pode deixar de receber alunos do Ensino fundamental”. Pontuou a Gestora.
Foi registrado a presença do pastor (????) de uma Igreja Evangélica do distrito de Pedro Velho que falou da importância de reforçar a segurança naquela região: “Que o Município criasse um projeto de segurança, a realidade de Aroeiras para a realidade de Pedro Velho sabem que é totalmente diferente, se vocês têm essa dificuldade dentro da escola na cidade de Aroeiras, imaginem vocês no distrito de Pedro Velho? Vocês imaginem o caos, a precariedade que é em Pedro Velho, semana passada teve um atentado de bomba lá, os professores não querem dá aulas com medo das bombas jogadas lá dentro e proibiram de ter aulas, uso de drogas, prostituição infantil dentro das escolas em Pedro Velho é absurda, quer dizer que nós falamos em educação, segurança e saúde por que estamos em colapso, agente está sentindo isso, se tivermos um bom planejamento , uma boa proposta e uma boa idéia agente têm como alcançar isso, essa reunião aqui hoje é uma das estratégias, mas agente têm que ter o foco, existem as dificuldades em Aroeiras, nós temos as nossas em Pedro Velho”. Disse o pastor.
O Vice prefeito Jailson Andrade falou da implantação de um projeto em parceria com a Polícia Militar da Paraíba de um programa educativo no combate  as drogass, como é o caso do PROERD onde alunos terão aulas com um policial Militar com o objetivo de aprender os efeitos prejudiciais das drogas ao organismo.
“Já estamos no Município em convênio com o Estado, já vamos implantar o PROERD”, Jailson Andrade ainda ressaltou que o Tenente Coronel vai ampliar o efetivo da polícia de Aroeiras como no Distrito de Pedro.
O Professor Isac Melo falou da importância da construção da Escola Municipal Jardirene, “logo a Escola Jardirene terá a estrutura maior de salas, ela vai absorver os alunos do Ensino Fundamental, no caso alunos da Escola Carlos Pessoa Filho,   todo o ensino Fundamental iria para a Escola Jardirene , quer dizer, seria mais recurso para o Município e agente (Escola do Estado) teríamos muito mais espaço para a criação da Escola Técnica”. Disse o educador.
O Orçamento Democrático - Este instrumento de democracia participativa foi implantado pela primeira vez na Paraíba em âmbito estadual e se tornou realidade como um compromisso assumido pela atual gestão. Na estrutura do Governo do Estado da Paraíba o OD está sob a coordenação da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento, Gestão e Finanças.

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados