Em Surubim, no Agreste do Estado e distante 128 quilômetros do Recife, o Carnaval começa oficialmente nesta sexta-feira e só termina amanhã domingo (22). A expectativa é de que mais de 100 mil pessoas visitem a cidade. Shows como D’Breck, Maestro Spok, Nena Queroga, Maciel Melo e Banda Eva. O cantor André Rio vai se apresentar no Trio Elétrico da Prefeitura. Além destes artistas, a festa contará com outras atrações que são contratadas pelos próprios blocos carnavalescos. A folia acontece de 20 a 22 de fevereiro, que inclui cortejos com agremiações populares.
“Vinte anos atrás foi criado o Bloco Virgens de Surubim, de homens vestidos de mulheres que desfila no sábado seguinte ao Carnaval. Caiu no gosto do povo e virou festa oficial”, explica o secretário municipal de Turismo, Daves Nascimento.
A ideia de "transferir o Carnaval" da cidade para o final de semana seguinte surgiu há 29 anos, quando um grupo de amigos criou o bloco "Meninas Virgens". A ideia era reunir a população no domingo pós Carnaval para fazer a folia, uma vez que a tradição na região é de que as famílias viagem para outras cidades no período momesco. Assim, os moradores de Surubim teriam sua própria festa. Porém, a brincadeira acabou crescendo e agora já ocupa três dias do calendário de eventos do município.
Desta forma, além do tradicional bloco "Meninas Virgens", a população de Surubim conta com desfiles de blocos e cortejos, no período da tarde - no caso do sábado (21) e do domingo 22) -, e apresentações no palco principal, instalado no Pátio da Usina, à noite.
.
Encerrando o Carnaval de Surubim, e de Pernambuco, a cidade agrestina conta com o desfile de blocos e trios, entre eles, o mais famoso é o bloco "Meninas Virgens", que deu início ao Carnaval "fora de época" do município, saindo às 14 Horas da Escola Maria Cecília, no centro da cidade. No palco a programação de encerramento fica por conta de Banda Eva e Maciel Melo.
www.casinhasagreste.com.br
Casinhas Agreste
Blog Casinhas Agreste www.casinhasagreste.com.br Com Edmilson Arruda
Nenhum comentário
Postar um comentário