Responsive Ad Slot

 


Caruaru:-PE: Disque-Denúncia oferece até R$ 2 mil sobre informações de vereadores

Nenhum comentário

31.1.14

Neto, Jadiel Nascimento e Val de Cachoeira Seca estão sendo procurados.Denunciantes podem entrar em contato por telefone ou pelo site da central.  Do G1 Caruaru



Neto (PMN), Jadiel (PROS) e Val (DEM) são considerados foragidos. (Foto: (Reprodução/TV Asa Branca/ Reprodução/TV Asa Branca/ Jael Soares/G1))
Neto (PMN), Jadiel (PROS) e Val (DEM) são considerados foragidos, segundo o delegado Erick Lessa.

O Disque-Denúncia de Pernambuco está oferecendo recompensa de até R$ 2 mil para quem tiver informações sobre a localização dos vereadores Neto (PMN), Jadiel Nascimento (PROS) e Val de Cachoeira Seca (DEM), considerados foragidos pela Justiça.

De acordo com o coordenador do Disque-Denúncia Agreste, Alexandre César, o oferecimento de recompensa pretende ajudar a polícia a cumprir os mandados de prisão expedidos pelo Poder Judiciário. Este é um estímulo a mais para o repasse de informações que indique o paradeiro dos parlamentares.
Quem tiver informações pode ligar para o telefone (81) 3421-9595, na Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata Norte, ou para (81) 3719-4545, no interior do estado. Também é possível repassar detalhes pelo site da central que permite o envio de fotos e vídeos. O serviço funciona durante 24h, todos os dias da semana. Os denunciantes não precisam se identificar.
Edis estariam aguardando decisão do TJPE
Advogado de defesa, Saulo Amazonas, representa três vereadores.  (Foto: Reprodução: G1 Caruaru)
Segundo advogado, edis aguardam decisão do TJPE

Nesta sexta-feira (31), o gerente operacional do Interior I, Erick Lessa, informou que a polícia foi até os imóveis de cada um dos vereadores foragidos, mas eles estavam fechados. “Até o momento eles não se apresentaram e nem conseguimos encontrá-los. Os policiais continuam realizando buscas. Esperamos que eles se apresentem”, disse.

O G1 entrou em contato com o advogado de defesa dos três parlamentares, Saulo Amazonas. Ele disse que os edis ainda não se apresentaram porque aguardam por uma decisão do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). “Eles estão esperando a decisão do Tribunal com relação ao habeas corpus liberatório e preventivo que solicitamos para que eles não sejam presos. A expectativa é de que esse resultado saia hoje. Até lá, eles não devem se apresentar”, informou.

Os três vereadores estão sendo procurados desde a última quarta-feira (29), após mandados de prisão expedidos pela 4ª Vara Criminal do município. No mesmo dia, durante a Operação Ponto Final II, foram presos os parlamentares Val das Rendeiras (PROS) e Evandro Silva (PMDB), que permanecem na Penitenciária Juiz Plácido de Souza (PJPS).

Segundo a polícia, os cinco parlamentares estão envolvidos em um esquema de corrupção. O gerente de operações afirmou nesta quinta-feira (30) durante uma coletiva de imprensa que o suposto esquema funcionava da seguinte forma: “Evandro Silva (PMDB) propôs a criação de uma CPI, e para isso teria que colher assinaturas para levá-la a plenário. Com isso, ele e os vereadores Val de Cachoeira Seca (DEM), e Neto (PMN) teriam pago uma quantia em dinheiro para dois vereadores da situação, Val das Rendeiras e Jadiel Nascimento - ambos do PROS. A intenção era que eles assinassem o documento. Instaurada a CPI, eles iriam negociar com o Poder Executivo, para que o caso fosse arquivado mediante pagamento”. Como foram colhidas apenas oito assinaturas - seis de parlamentares da oposição, e dois da situação - o caso foi arquivado. Os valores não foram informados pela polícia para não atrapalhar as investigações, já que o inquérito ainda tem dez dias para ser concluído.
Os dois vereadores que estão detidos, os três que são considerados foragidos e ainda outros cinco parlamentares foram presos pela primeira vez no dia 18 de dezembro de 2013 na Operação Ponto Final, porque estariam exigindo propina à prefeitura, para aprovar projetos.Com informações G1 PE

Casinhas agreste
www.casinhasagreste.com.br

Placas Vermelhas nas Mototáxis de Surubim

Nenhum comentário
Informo que a SDS/Surubim estará recebendo no próximo dia 11 de fevereiro até o dia 14 de fevereiro, das 08h00 ás 13h00, a presença da equipe do grupo Personal Drive, os quais estão responsáveis pela vistoria das motos cadastradas no último ano.Naquela ocasião os mototaxis fizeram o curso recomendado pelo CONTRAN e receberam seus certificados.
Estamos agilizando todo processo e a partir desta data(11 fev) estaremos entregando as placas vermelhas dos veículos que exercem a função de mototaxis em Surubim, estamos aguardando os mototaxistas para entregarmos suas placas vermelhas.Mais uma ação do governo Municipal de Surubim e da SDS visando o ordenamento do trânsito.
Att Capitão Dantas Secretário de Defesa Social do Surubim.
Casinhas Agreste
www.casinhasagreste.com.br

Confira listão do Vestibular UPE 2014

Nenhum comentário
UPE divulga listões do Vestibular 2014 e SSA3

O listão com os nomes dos aprovados no Vestibular 2014 e no Sistema Seriado de Avaliação 3 (SSA3) da Universidade de Pernambuco (UPE) foi divulgado no início da tarde desta sexta-feira (31).

» Confira o Listão da UPE click AQUI
» Confira o Listão do Seriado click AQUI

Das 3.470 vagas oferecidas pela UPE, 1.390 foram para o SSA3 e 2.080 para o vestibular tradicional.

A matrícula da primeira entrada para não cotistas será no dia 17 de fevereiro. Já os cotistas farão a matrícula no dia  18.

Para a próxima terça (4), está prevista a divulgação dos feras com possibilidade de remanejamento. O primeiro remanejamento - primeira e segunda entradas - será divulgado em 12 de março. O segundo remanejamento sairá no dia 25 de março.Com informações NET 10

Casinhas Agreste
www.casinhasagreste.com.br

A Jornalista do SBT dá uma declaração polêmica que pode tirar a eleição de Dilma

Nenhum comentário
A jornalista Rachel Sheherazade indignada com a renda cedida pela presidenta Dilma a Cuba e diversos países da África, dá a cara a tapa e expõe diversas verdades sobre a maneira de administrar a renda do país.

Enquanto ela perdoa dívidas de países africanos, constrói estradas na Bolívia, um metrô na Venezuela e um porto em Cuba, nossas estradas estão em péssimo estado, os portos estão lotados e não tem capacidade de escoar toda a produção, isso sem falar dos transportes públicos não dão conta da população!

Não preciso comentar que o dinheiro usado nessa atitude extremamente bondosa vem do nosso bolso, né?

Devemos esperar que exista algum governante de fora que seja tão “bondoso” quanto a Dilma para resolver os problemas daqui? [Veja o vídeo abaixo]


Casinhas Agreste
www.casinhasagreste.com.br

Surubim,ex candidata a prefeita Ana Célia participa de capacitação do SUAS

Nenhum comentário
Governo do Estado e UFRPE promovem capacitação do SUAS
A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), realizou, ao longo da última quinta-feira (31), o Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único de Assistência Social (Capacita SUAS), coordenador pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). O encontro, que contou com a participação da reitora Maria José Sena, e da representante do MDS, Luciana Jaccoud, aconteceu no salão nobre da universidade e teve como objetivo apoiar e fortalecer o estado na execução dos planos de capacitação do SUAS.

A secretária-executiva de Desenvolvimento e Assistência Social, Ana Célia Farias, falou da importância da capacitação, que teve como tema a introdução ao aprimoramento dos serviços e benefícios socioassistenciais do sistema em debate e implementação de ações do Plano Brasil Sem Miséria. Segundo ela, as vagas foram disponibilizadas para técnicos de nível superior, com prioridade aos que possuem vínculo formal efetivo, comissionado ou celetista.

O secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Pernambuco, Bernardo D’Almeida, destaca que estado é o quinto a colocar em prática o plano. “Os programas de capacitação que a nossa gerência vem desenvolvendo ao longo desses anos só traz benefícios à população pernambucana. Com essas capacitações, podemos qualificar os profissionais da assistência social e, dessa forma, eles poderão prestar um serviço de qualidade”, destacou.

O curso é ministrado e certificado pela UFRPE e possui carga horária de 40 horas.Com informações Magno Martins
Casinhas Agreste
www.casinhasagreste.com.br

Caminhão carregado de banana tomba na PE 90

Nenhum comentário
Na manhã desta sexta (31), um caminhão carregado de banana tombou na Rodovia PE 90, nas proximidades da Pracinha do Estado, em Limoeiro. Segundo populares, o motorista, que não foi identificado, perdeu o controle da direção e caiu em uma ribanceira. O caminhão de placa OJE 8583 havia deixado o município de Machados e seguia em direção ao Recife. Não há registro de vítimas. A carga foi recolhida e transportada mais tarde em outro veículo. (Imagem | Reprodução Facebook) Com informações Blog do Agreste
Casinhas Agreste
www.casinhasagreste.com.br

Em Orobó, agricultor é preso acusado por agressão a companheira

Nenhum comentário
Polícia prende agricultor com mandado em aberto no município de Orobó


Na manhã desta quinta (30), por volta das 09h, ao realizar rondas no Loteamento Benigno, no Centro de Orobó, a Polícia Militar (PM) localizou o agricultor José Luis da Silva, 48 anos, contra o qual havia o mandado de prisão expedido pelo juiz de direito da comarca única de Orobó. Segundo a PM, o acusado responde a processo por ter agredido sua companheira e durante os trâmites legais do processo, ela o denunciou por ameaças, sendo assim decretada sua prisão preventiva. Após ser detido, José Luís foi conduzido à Penitenciária Doutor Ênio Pessoa Guerra, em Limoeiro, onde foi entregue para permanecer na unidade prisional à disposição da justiça.Com informações Blog do Agreste
Casinhas Agreste
www.casinhasagreste.com.br

Em Surubim, jovem de 16 anos é preso armado com revólver, 260 pedras de crack,dinheiro e 15 pinos de cocaína,confira

Nenhum comentário

30.1.14

Imagem meramente ilustrativa
Adolescente é apreendido com 260 pedras de crack em Surubim
Um adolescente de 16 anos foi apreendido na manhã desta quarta-feira (29) em Surubim, com um revolver calibre 32 e uma grande quantidade de entorpecentes.

Segundo a Polícia Militar a ação aconteceu na Rua “D”, no Loteamento Pio XII. O jovem, ao perceber a presença da PM no local ainda tentou fugir mas foi contido pela polícia.

Com ele, foram encontradas 260 pedras de crack, 15 pinos com cocaína, 46 papelotes de maconha, um aparelho celular e uma quantia de R$ 36,00.

Ainda de acordo com a polícia, depois da apreensão, o menor precisou ser atendido ao Hospital São Luiz, porque teve uma crise de vômitos.

A equipe médica da unidade de saúde informou, que o mal estar foi provocado pelo uso excessivo de drogas.


Após receber alta hospitalar, o adolescente foi levado para a Delegacia de Surubim. 
Do blog da integração FM

Casinhas Agreste
www.casinhasagreste.com.br

Em Aroeiras:Festejar com Cristo,ouça as "chamadas" com patrocinadores

Nenhum comentário
O Blog Casinhas Agreste  apóia


A Paróquia Nossa Senhora do Rosário em Aroeiras-PB  se prepara para promover mais um FESTEJAR COM CRISTO,o evento já existe a cinco anos e tem com objetivo maior evangelizar através da música.
Esse ano o Festeja acontecerá nos dias 15 e 16 de fevereiro de 2013 e contará com a presença das Paróquias do Zonal Agreste. A abertura será no sábado  dia 15 de fevereiro com a Missa por cura e libertação e no domingo o grande arrastão com o trio e banda São José,uma das maiores bandas católicas da região.Louvai-o tocando trombetas, Louvai-o com harpas e citara Louvai-o com timparios e danças.[Aperte o play e ouça].

Divulgação  com patrocinadores
Parte 1

 
Parte 2




Aperte o play e ouça parte 3




Casinhas Agreste
www.casinhasagreste.com.br

Eduardo divulga no Facebook que filho tem Síndrome de Down

Nenhum comentário
G1.
O governador Eduardo Campos (PSB) divulgou nesta quarta-feira (29), em post no seu perfil oficial no Facebook, que o seu quinto filho, Miguel de Andrade Lima Campos, foi diagnosticado com Síndrome de Down. O bebê nasceu na tarde de ontem (28), de parto normal, na maternidade do Hospital Santa Joana, área central do Recife.

“Obrigado a todos que nos mandaram tantas lindas mensagens pela chegada do nosso Miguel. Hoje, os médicos confirmaram o que já estava pré-diagnosticado há algum tempo. Miguel, entre outras características que o fazem muito especial, chegou com a Síndrome de Down. Seja bem-vindo, querido Miguel. Como disse seu irmão, você chegou na família certa! Agora, todos nós vamos crescer com muito amor, sempre ao seu lado”, disse o governador na publicação.

A Síndrome de Down é uma alteração genética causada pela presença de um cromossomo 21. O médico britânico John Langdon Down descreveu a síndrome em 1862, no entanto a causa genética foi descoberta em 1958 pelo professor Jérôme Lejeune.

Neto do ex-governador Miguel Arraes, Eduardo fez uma homenagem ao avô ao escolher o nome da criança. Eduardo e Renata de Andrade Lima Campos são casados desde 1991 e têm outros quatro filhos: Maria Eduarda, João, Pedro, e José Henrique.Com informações Magno Martins
Casinhas Agreste
www.casinhasagreste.com.br

Deputado ex-gay vai à AL da Bahia vestido de bailarina

Nenhum comentário
Protagonizou mais uma cena de comédia para uns e absurda para outros na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) nesta terça-feira (28). Deputado religioso voltou a protestar contra criação do Conselho Estadual dos Direitos da População de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT).

'Alucinado', o deputado Pastor Sargento Isidório (PSC)





''O grupo gay quer queimar a rodinha e quer que isso seja regulamentado pelos deputados. http://www.casinhasagreste.com.br/2014/01/deputado-ex-gay-vai-al-da-bahia-vestido.html A sociedade corre o risco de transformar a bicharada em patrimônio''. Isidório ganhou o noticiário nacional depois de declarar 'ex-homossexual', 'ex-drogado' e 'ex-bandido'.

Na votação do projeto em segundo turno no plenário da Casa, Isidório
'orou' pela derrubada do conselho e ainda ameaçou obstruir a votação. Apesar do protesto, matéria foi aprovada e segue para sanção do governador Jaques Wagner (PT).

É aí que está o ponto alto do protesto de Isidório. Wagner irá à Assembleia no dia 3 próximo fazer a tradicional abertura dos trabalhos do Legislativo e se encontrará com o deputado 'travestido de bailarina'.


'Se aprovar o projeto vou receber o governador travestido de
bailarina. Virei travestido de gay', disse Isidório aos colegas,
segundo matéria do site Bahia Notícias.

 O deputado estadual Pastor Sargento Isidório (PSB-BA) (Do portal Bahia 247)
Com informações Magno Martins
Casinhas Agreste
www.casinhasagreste.com.br

No Recife, Galo ganha elementos armoriais para celebrar Ariano

Nenhum comentário
Escritor é o homenageado da agremiação, que desfila dia 1° de março.
Artista plástico Sávio Araújo apresentou protótipo da escultura gigante.
Do G1 PE
Sávio cria Galo armorial (Foto: Luna Markman/ G1)

O artista plástico Sávio Araújo dará contornos armoriais ao Galo da Madrugada, que desfilará nas ruas do Centro do Recife, no dia 1° de março. Com o tema "Frevo no Auto do Reino de Ariano", o bloco terá 30 trios elétricos e prevê mais de 10 horas de festa. No Carnaval 2014, a agremiação vai homenagear o poeta, escritor e dramaturgo Ariano Suassuna, 86 anos, criador do Movimento Armorial.

O protótipo do Galo da Madrugada foi apresentado na coletiva que divulgou a programação da folia na capital pernambucana, nesta quarta-feira (29). Chapéu de bobo da corte, desenhos de Ariano nas iluminuras (tipo de pintura decorativa) e rabeca serão alguns elementos presentes na escultura.

O Galo terá 27 metros de altura, feito de emborrachados revestidos com lurex, e começará a ganhar contornos a partir de fevereiro. "O Galo este ano é armorial, baseado no bobo da corte, aquele que divertia a corte, mas ao mesmo tempo criticava. Nessa releitura, eu faço uma figura quixoteana que não está tocando rabeca, ela e o arco se transformam numa lança e a sombrinha, num escudo", explicou Sávio Araújo.

O Movimento Armorial foi criado na década de 70 como uma forma de conceber a arte com elementos culturais de teatro, música, dança, artes plásticas e cinema. O tema do 37º desfile faz referência a duas das mais famosas obras do escritor, "O Auto da Compadecida" e "A Pedra do Reino".
Fonte: G1 PE
Casinhas Agreste
www.casinhasagreste.com.br

Estados deixam de construir prisões e devolvem R$ 187 milhões à União

Nenhum comentário
Pouca verba estadual e mudança de política federal são motivos apontados.
Além de reformas, há projetos de saúde e educação; PE, RJ e MA lideram.
Felipe Néri
Do G1, em Brasília*


Detentos do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís, no Maranhão falam com uma comitiva de senadores da Comissão de Direitos Humanos nesta segunda-feira (13). (Foto: Márcio Fernandes/Estadão Conteúdo)
Detentos do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís (MA), falaram com uma comitiva de senadores da Comissão de Direitos Humanos no dia 13 (Foto: Márcio Fernandes/Estadão Conteúdo)
Um levantamento do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), ligado ao Ministério da Justiça, aponta que nos últimos dez anos 15 estados e o Distrito Federal deixaram de usar R$ 187 milhões liberados pelo governo federal para construir e reformar presídios. Não foram adiante dezenas de projetos, incluindo estabelecimentos de saúde e educação para detentos, aprovados entre 2004 e 2013, para Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Sergipe e Tocantins.
Entre os diversos motivos alegados, destacam-se a falta de recursos dos próprios estados para completar as obras, cancelamentos por atrasos, inadequação de projetos alterados, problemas em licitações, suspeitas de irregularidades e trocas no comando dos governos estaduais.
Também há situações de contratos cancelados por determinação do governo federal, por mudanças na política carcerária; em outros casos, segundo alguns estados, um decreto presidencial impediu o repasse de recursos para obras que ainda não haviam iniciado (veja a lista completa de obras canceladas por unidade da federação ao fim desta reportagem).
Os dados, compilados pelo Depen a pedido do G1, não contemplam o valor total que o governo repassou – apenas o que foi devolvido. O que ficou no estado para ser investido não foi informado pelo órgão. Os únicos números disponíveis referem-se a 2012 e 2013, quando o repasse de verbas da União para o sistema carcerário em todo o país totalizou R$ 1,2 bilhão.
O Maranhão, onde eclodiu a crise que levou o governo federal a elaborar um plano emergencial para conter a violência nas penintenciárias locais, foi o terceiro estado que mais devolveu recursos na última década: R$ 23,9 milhões. O governo maranhense havia assinado três contratos, em 2004 e 2011, para a construção de duas cadeias públicas e um presídio no interior. Todos os acordos foram cancelados.
Se fossem concluídas, as instalações no Maranhão somariam 681 vagas. O governo do estado informou que o cancelamento ocorreu após o Depen ter rejeitado alterações feitas nos projetos pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) maranhense, a pedido do próprio governo federal. Segundo o governo estadual, as duas cadeias cujos contratos foram anulados estão sendo construídas agora com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
saiba mais
Brasil tem hoje deficit de 200 mil vagas no sistema prisional
Presídios no Brasil não 'reeducam' as pessoas, diz Dom Orani Tempesta
ONU pede que Brasil investigue violência e mortes em presídio do MA
RJ e PE lideram devoluções
O estado que mais deixou de usar os recursos federais foi Pernambuco, em um total de R$ 33,5 milhões. Em setembro de 2010, o estado assinou um contrato com o governo federal para a reforma de uma antiga fábrica na Região Metropolitana do Recife para implantar o Centro Estadual de Cidadania Padre Henrique.
Todo o dinheiro seria aplicado nesse projeto, voltado para atividades de qualificação não restritas a presos. Apesar de o dinheiro ter sido disponibilizado pelo Depen, o valor sequer chegou a ser transferido, segundo o governo estadual. Em nota, a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco informou que o governo federal não aprovou o projeto apresentado, por não adequação "às questões ambientais, patrimônio público, impactos viários, acessibilidades e licenças diversas".
O Rio de Janeiro vem em seguida, com a segunda maior devolução de dinheiro federal. Foram canceladas dez obras para construção e reforma de presídios, que somavam R$ 26,7 milhões.
O governo estadual informou que, devido à mudança de gestão, os projetos passaram a ser coordenados por órgãos diferentes. De acordo com a Secretaria de Obras fluminense, os recursos do Depen, em parceria com a Caixa Econômica Federal, foram ampliados para a construção de duas cadeias públicas – uma feminina e uma masculina –, com investimentos de R$ 18.724.871,31 e R$ 12.057.983,83, respectivamente.
Desperdício e burocracia
O Brasil tem atualmente 563,7 mil pessoas presas e um déficit de aproximadamente 200 mil vagas no sistema carcerário, segundo levantamento feito pelo G1 nos estados. O país está entre os cinco do mundo com maior população de detentos.
Em maio de 2013, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) pediu ao Ministério Público (MP) dos estados para processar autoridades locais pelo desperdício de verba federal destinada às penitenciárias. A solicitação era baseada em um balanço parcial do Depen, que apontava um não aproveitamento de R$ 103,384 milhões desde 2011.
O CNJ ainda não recebeu retorno de todas as unidades do MP acionadas, mas em alguns estados as procuradorias informaram que não é possível responsabilizar autoridades, por não ter sido identificada má-fé, segundo a assessoria de imprensa do conselho.
A devolução de recursos revela a falta de prioridade para o assunto pelos governadores e a ausência de coordenação para tratar do tema"
Marcus Vinicius Coêlho,
presidente da OAB
Para o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinicius Coêlho, a devolução de recursos destinados a presídios indica uma falta de prioridade no sistema carcerário do país.
"Seja por má-fé, negligência ou impossibilidade técnica para implementar ações, a devolução de recursos revela a falta de prioridade para o assunto pelos governadores e a ausência de coordenação para tratar do tema", disse Coêlho.
Diretora no Brasil da Human Rights Watch, uma das principais entidades de defesa dos direitos humanos no mundo, Maria Laura Canineu afirma que parte da dificuldade na utilização de recursos se deve à burocracia brasileira.
A gente sabe que há uma burocracia que impera. Até para aplicar os recursos, muitas vezes
há incapacidade técnica dos estados ou até descaso mesmo"
Maria Laura Canineu,
Human Rights Watch
"A gente sabe que há uma burocracia que impera. Até para aplicar os recursos, muitas vezes há incapacidade técnica dos estados ou até descaso mesmo. É preciso saber se não se podem executar as obras por causa da burocracia ou se falta apenas vontade política", apontou.
Maria Laura sustenta, no entanto, que o problema carcerário do país vai além das dificuldades na aplicação de verbas. Um estudo da Human Rights Watch revela que cerca de 200 mil detentos são mantidos presos no país sem sequer terem sido julgados.
"Quase 50% dos presos estão em situação provisória. Eles ficam meses aguardando alguma movimentação da Justiça e, muitas vezes, não fazem ideia da situação deles. É preciso fazer um mutirão na Justiça, para saber situação de cada um e qual benefício se aplica a cada preso", destacou.
Veja abaixo as obras que deixaram de receber verba federal e os motivos alegados por estado:

ALAGOAS
Valor devolvido: R$ 836.911 (contratos firmados em 2008 e 2009).
Obras: Módulo de saúde no presídio Desembargador Luís de Oliveira Sousa e construção de um Centro Cultural Ecumênico na Penitenciária Feminina de Santa Luzia.
Motivo: A Superintendência Geral de Administração Penitenciária de Alagoas informou que os dois contratos foram cancelados a pedido do Depen, após o governo federal ter identificado que as obras não criariam novas vagas no sistema prisional.
CEARÁ
Valor devolvido: R$ 180 mil (contrato firmado em 2008).
Obra: Reforma do Hospital Penitenciário e Sanatório Professor Otávio Lobo.
Motivo: A Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará informou que o dinheiro federal foi devolvido porque o valor equivalia a cerca de 10% do R$ 1,5 milhão necessário para a obra. Segundo o Ministério da Justiça, o contrato foi desfeito após descumprimento do prazo contratual.
DISTRITO FEDERAL
Valor devolvido: R$ 1.611.929 (contrato firmado em 2008).
Obras: Reforma no Centro de Progressão Penal e substituição da cobertura do local.
Motivo: A Secretaria de Segurança Pública do DF informou que o valor da devolução divulgado pelo Ministério da Justiça não confere. De acordo com a assessoria de imprensa da secretaria, houve devolução ao governo federal de R$ 1.211.141 no fim de 2013, referente à licitação de geolocalizadores para viaturas que não foram comprados devido a "especificações inadequadas do produto".
GOIÁS
Valor devolvido: R$ 13.413.795 (contratos firmados em 2006, 2008, 2009 e 2011).
Obras: Reforma da Colônia Industrial Semiaberto; construção de um Presídio de Segurança Máxima em Aparecida de Goiânia; reforma da Cadeia Pública de Santa Helena; presídio Regional em Senador Canedo.
Motivo: A Secretaria de Administração Penitenciária e Justiça de Goiás informou que tanto a reforma na colônia industrial quanto a construção do presídio em Aparecida de Goiás foram canceladas por decisão unilateral do Depen, após mudança na política prisional do governo federal em 2011. Já a reforma da cadeia pública foi cancelada, segundo o governo do estado, devido a um decreto presidencial que anulou diversos contratos entre estados e municípios. Já o presídio da cidade de Senador Canedo teve o contrato cancelado, segundo a secretaria estadual, por descumprimento do prazo de dois anos para formalizar o convênio e elaborar os projetos de execução, além do fato de a prefeitura do município ter desistido de ceder o terreno para a obra.
MARANHÃO
Valor devolvido: R$ 23.962.399 (contratos firmados em 2005 e 2012).
Obras: Construção do presídio Regional de Pinheiros e das cadeias públicas de Pinheiros e de Santa Inês.
Motivo: O governo do Maranhão informou que o cancelamento dos contratos ocorreu após o Depen ter rejeitado alterações feitas nos projetos pela Secretaria de Administração Penitenciária do estado, a pedido do governo federal. Segundo o governo maranhense, as cadeias cujos contratos foram anulados estão sendo construídas com recurso do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
MATO GROSSO DO SUL
Valor devolvido: R$ 15.200.411 (contratos firmados em 2008, 2009, 2010 e 2013).
Obras: Ampliação de cinco cadeias públicas (Aquiduana, Campo Grande, Buriti, Naviraí, Ponta Porã e Três Lagoas) e um presídio; construção de uma penitenciária feminina em Campo Grande.
Motivo: A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul informou que as obras não foram adiante porque a resolução que muda as normas de arquitetura das unidades prisionais aumentou a contrapartida financeira que o estado teria de fazer e inviabilizou o investimento. Segundo o governo estadual, Mato Grosso do Sul refez os projetos e substituiu as obras canceladas pelo projeto de três cadeias públicas em Campo Grande.
MINAS GERAIS
Valor devolvido: R$ 12.244.032 (contrato firmado em 2007).
Obra: Construção do presídio de Ribeirão das Neves.
Motivo: A Secretaria de Defesa Social do estado informou que o contrato foi cancelado porque o repasse dos recursos não teria sido aprovado pela Caixa Econômica Federal. Apesar de o repasse ter sido devolvido em 2012, segundo o governo mineiro, outro contrato foi assinado recentemente com o Depen com o mesmo objetivo, no valor de R$ 11 milhões.
PARÁ
Valor devolvido: R$ 882.511 (contratos firmados em 2008 e 2010).
Obra: Construção de módulo de saúde na Penitenciária de Marituba e de salas de aula para o CRA.
Motivo: A Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará informou que o contrato do módulo de saúde foi cancelado por não haver recurso do estado para contratar técnicos e adquirir equipamentos. Em relação às salas de aula, o estado informou não ter tido recursos para garantir a quitação do valor que deveria ter sido pago pela obra.
PARAÍBA
Valor devolvido: R$ 6.292.281 (contratos firmados em 2005, 2009 e 2011).
Obras: Conclusão da Penitenciária de Cajazeiras; construção de uma Penitenciária Feminina de Segurança Máxima; ampliação da Penitenciária de João Pessoa e reforma do Presídio de Santa Rita.
Motivo: O secretário de Administração Penitenciária da Paraíba, Wallber Virgolino, afirmou ao G1 que o período das devoluções se refere a outra gestão e disse não ter informações sobre o motivo de as obras não terem sido executadas. Segundo ele, o governo estadual arcou com os custos da reforma feita em 2013 no Presídio de Santa Rita e bancará também a que será feita este ano no Presídio de João Pessoa, com R$ 2 milhões já autorizados.
PERNAMBUCO
Valor devolvido: R$ 33.517.131 (contrato firmado em 2010).
Obra: Reforma da estrutura física da antiga fábrica Tacaruna para implantação do Centro Estadual de Cidadania Padre Henrique.
Motivo: O dinheiro não foi transferido, segundo a Secretaria de Defesa Social, porque o governo federal não aprovou o projeto apresentado, por não adequação "às questões ambientais, patrimônio público, impactos viários, acessibilidades e licenças diversas".
RIO DE JANEIRO
Valor devolvido: R$ 26.749.929 (contratos firmados em 2006 e 2008).
Obras: Reforma de presídio em Campos; construção de Estabelecimentos Penais Estaduais e reforma geral de Instituto Vieira Ferreira Neto; construção de residência para idosos; construção da Cadeia de Magé; construção do Centro de Observação no Presídio da Polinter; reforma na Penitenciária Alfredo Tranjan e no Instituto Candido Mendes; construção de um centro de observação no Complexo de Gericinó, em Bangu; e reforma da Penitenciária Serrano Neves.
Motivo: O governo estadual informou que, devido à mudança de gestão, as obras de construção e reforma passaram a ser coordenadas por órgãos diferentes. De acordo com a Secretaria de Obras fluminense, os recursos do Depen, em parceria com a Caixa Econômica Federal, foram ampliados para a construção de duas cadeiras públicas – uma feminina e uma masculina –, com investimentos de R$ 18.724.871,31 e R$ 12.057.983,83, respectivamente.
RIO GRANDE DO NORTE
Valor devolvido: R$ 14.370.557 (contratos firmados em 2009, 2010 e 2011).
Obras: Construção da Cadeia de Macau, de Ceará-Mirim, da Unidade Prisional de Lajes e reforma da unidade psiquiátrica do Complexo Penal Dr. Chaves.
Motivo: O governo potiguar não esclareceu sobre as obras apontadas no levantamento de devolução do Ministério da Justiça, mas informou que foram devolvidos R$ 10,4 milhões de convênios firmados entre 2007 e 2010. O motivo do cancelamento, segundo o governo estadual, foram entraves burocráticos, como falta de documentação de imóveis e problemas em licitação.
RIO GRANDE DO SUL
Valor devolvido: R$ 20.656.798 (contratos firmados em 2006, 2007, 2008, 2009 e 2010).
Obras: Construção da Coordenadoria de Perícias de Bagé; da Penitenciária de Bento Gonçalves e de Passo Fundo; de albergue no Presídio Municipal de Bagé; reforma do alojamento do Instituto Penal Viamão e da Casa de Albergado Padre Pio Buck; e construção de albergue em Porto Alegre e de módulo de saúde em local não discriminado.
Motivo: De acordo com a Superintendência de Serviços Penitenciários do Rio Grande do Sul, em Bento Gonçalves e em Passo Fundo, houve demora no processo de execução das obras devido a recursos requeridos pelo Ministério Público contra a localidade de um dos presídios e contra um dos processos licitatórios. A razão do cancelamento dos demais contratos não foi informada.
RONDÔNIA
Valor devolvido: R$ 323.080 (contrato firmado em 2011).
Obra: Implantação de Educação para Jovens e Adultos na Casa de Detenção Dr. José Mario Alves da Silva.
Motivo: De acordo com a assessoria de imprensa do governo de Rondônia, não foi possível executar o projeto devido a problemas técnicos. Além disso, a devolução do dinheiro ocorreu após a assinatura de um decreto presidencial que determinava o cancelamento do repasse de contratos não executados, informou a assessoria.
SERGIPE
Valor devolvido: 2.153.528 (contrato firmado em 2012).
Obras: Reforma do Hospital de Custódia e ampliação do Presídio de Areia Branca.
Motivo: A Assessoria de Planejamento da Secretaria de Estado da Justiça e de Defesa ao Consumidor de Sergipe informou que a ampliação do presídio foi prejudicada por atrasos da empresa responsável pela obra, o que levou à rescisão do contrato. Apesar de o governo estadual ter feito licitação para contratar outra empresa, o contrato foi cancelado devido ao decreto presidencial que determinava a anulação de obras com os estados que não tivessem iniciado os trabalhos. Sobre o dinheiro para a reforma do hospital, o estado informou que o recurso não chegou.
TOCANTINS
Valor devolvido: 14.708.591 (contrato firmado em 2009).
Obras: Construção da Penitenciária de Araguaína.
Motivo: A Secretaria de Defesa Social do Tocantins informou que o cancelamento do contrato ocorreu após a constatação de que, durante a licitação, a proposta vencedora apresentava valores superfaturados. A proposta previa um total para a obra de R$ 19.111.412. A pasta concluiu que os atos praticados no processo violavam as normas constitucionais, o que justificaria a anulação do acordo.

Colaboraram G1 AL, G1 CE, G1 DF, G1 GO, G1 MA, G1 MG, G1 MS, G1 PA, G1 PB,
G1 PE, G1 RJ, G1 RN, G1 RO, G1 RS, G1 SE e G1 TO.

Fonte: G1
Casinhas Agreste
www.casinhasagreste.com.br

Paraíba: Aos 17 anos, estudante de escola pública é aprovada em seis cursos superiores

Nenhum comentário
Aos 17 anos, estudante de escola pública da PB é aprovada em seis cursos superiores

Através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), PSS e vestibulares, a estudante passou nos cursos de ciências contábeis (UEPB e UFPB), dois de fisioterapia (FIT Inper), administração (UFPB) e Medicina Veterinária (UFPB)
Emprego e Educação

Filha de professora e de um pedreiro, a estudante Jéssica Kelly Alves da Silva de 17 anos vem colecionando vitórias em sua carreira estudantil. Oriunda de família simples, a sertaneja da cidade paraibana de Ibiara, a 469 km de João Pessoa, já passou em seis cursos universitários em apenas dois anos, sempre estudando em escola pública.

Para alcançar sucesso nas aprovações, Jéssica não tem uma vida tão fácil. Estudava só, mas contava com o auxílio de professores da sua escola e de um cursinho pré-vestibular.  Ela comentou que dedicava duas horas por dia para rever o conteúdo abordado em sala de aula. Entretanto não abria mão da diversão.

- Eu sempre me dediquei ao estudo. Tive o incentivo dos meus pais e graças a Deus conquistei algumas vitórias na minha carreira de estudante. Fiz meu primeiro vestibular aos 15 anos e passei. Porém, eu não deixava de me divertir – comemorou Jéssica.

Através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), PSS e vestibulares, a estudante passou nos cursos de Ciências Contábeis (UEPB e UFPB), dois de Fisioterapia (FIT e Inper), Administração (UFPB) e Medicina Veterinária (UFPB). “Eu estou cursando atualmente Ciências Contábeis na UFPB, aqui em João Pessoa. Pretendo terminar o curso”, disse a estudante.

A aprovação de Jéssica Kelly tem um significado importante para toda comunidade escolar da cidade. A universitária foi eleita, através de uma pesquisa de opinião pública em Ibiara, destaque no prêmio ‘Melhores do Ano’. A votação foi entre os munícipes.

A rede pública de ensino tem destaque quase sempre por conta de fatos negativos, como a deficiência estrutural, problemas na composição do corpo docente ou até mesmo pela violência escolar. Porém, a universitária deixa um recado: “todos nós somos capazes de conquistar algo. É preciso enfrentrar as adversidades e correr atrás do seu sonho. Nunca desista que conseguirá”.Com informações Portal Correio PB
Casinhas Agreste
www.casinhasagreste.com.br


Dois vereadores de Caruaru são presos novamente

Nenhum comentário
Dois vereadores do município de Caruaru foram presos nesta quarta-feira. Evandro Silva (PMDB) e Val das Rendeiras (Pros) foram detidos por determinação do juiz Pierre Souto Maior. Também houve decreto de prisão para outros três: Val (DEM), Neto (PMN) e Pastor Jadiel (Pros). Segundo informações preliminares, ambos estariam envolvidos em um esquema de manipulação de votação para abertura ou não de CPI na Câmara Municipal. Não se sabe ainda se o fato teria ligação com a Operação Ponto Final, desencadeada pela Polícia Civil em 18 de dezembro do ano passado.

Na Operação Ponto Final, em dezembro, dez vereadores foram presos sob suspeita de participação em um esquema de corrupção que envolve a cobrança de suborno para aprovação de projetos do Poder Executivo na Câmara Municipal. Após seis dias de prisão, seis dos dez vereadores foram soltos. No dia seguinte, outros dois deixaram a penitenciária após pagamento de fiança de R$ 50 mil por porte ilegal de armas.

Os advogados de Evandro Silva e Val das Rendeiras contaram que ainda não conhecem o teor desta nova acusação. Essa, aliás, é a terceira vez que o vereador peemedebista é detido. Em 9 de janeiro, ele foi recolhido à Penitenciária Juiz Plácido de Souza, em Caruaru, sob alegação de ameaçar testemunhas do processo da Operação Ponto Final. Alguns dias depois, ele conseguiu habeas corpus na Justiça e desde então respondia ao processo em liberdade.
Fonte: Diário de Pernambuco
Foto: Agreste Notícias
Casinhas Agreste
www.casinhasagreste.com.br

Juíza da cidade de Belo Jardim é afastada por 140 dias

Nenhum comentário
A magistrada pode apresentar defesa a qualquer momento

O desembargador e presidente em exercício do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Fernando Eduardo Ferreira, determinou, a partir desta terça-feira (28), o afastamento da juíza da 2ª Vara da Comarca de Belo Jardim, no Agreste do Estado, Marcyrajara Maria Góis de Arruda.

A determinação, segundo publicação no Diário Oficial da Justiça de Pernambuco, foi tomada mediante decisão unânime da Corte Especial. Ao NE10 Interior, a assessoria de imprensa do TJPE informou que a magistrada foi afastada do cargo por 140 dias devido denúncias relacionadas ao exercício da profissão.

Também segundo a assessoria, o período do afastamento pode ser prorrogado até que o Tribunal conclua as investigações sobre os fatos denunciados. O TJPE ainda informou que Marcyrajara pode apresentar defesa a qualquer momento.

Confira na íntegra a decisão publicada no Diário Oficial da Justiça de Pernambuco:
Poder Judiciário
Tribunal de Justiça de Pernambuco

Ato do dia 27 de janeiro de 2014

O desembargador Fernando Eduardo Ferreira, presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco, em exercício, no uso de suas atribuições legais e regimentais,

Considerando a decisão unânime da Corte Especial, na Sessão do dia 27 de janeiro de 2014, nos autos do Procedimento Administrativo Prévio nº 617/2012-CGJ,

Resolve:

Nº 83/14–SEJU – afastar, cautelarmente, do exercício da função judicante, a Dra. Marcyrajara Maria Góis de Arruda , Juíza de Direito da 2ª Vara da Comarca de Belo Jardim, Matrícula nº 176.012-2, a partir do dia 28/01/2014 até a decisão final do processo administrativo disciplinar, sem prejuízo dos seus vencimentos e vantagens, nos termos do voto do relator.



Do NE10 
Casinhas Agreste
www.casinhasagreste.com.br

Vídeo sobre resgate de corpos das crianças afogadas em Barragem na Zona rural de Bom Jardim

Nenhum comentário

29.1.14

Vídeo preparado pelo Site Bom Jardim Notícias, trata do afogamento de duas crianças na zona rural, Barragem de Pedra Fina.

A equipe de Corpo de Bombeiros de Pernambuco, encontraram os corpos das crianças que haviam morrido afogadas quando tomavam banho na barragem de Pedra Fina, área rural de Bom Jardim.
Os corpos dos menores Guilherme Tinin da Silva (12 anos) e Thiago Tinin da Silva (13 anos), vítimas de afogamento ocorrido na tarde de ontem. 
Segundo informou o pai dos garotos, Eronildo Farias da Silva, eles saíram de casa por volta das 7h00 e disseram à mãe, Irene das Graças, que iriam à casa dos avós maternos, que residem  às margens da citada  barragem.Disse ao blog do Dimas Santos.O enterro será nesta quinta.


Fonte vídeo: Bom Jardim Notícias
Casinhas Agreste
www.casinhasagreste.com.br

Veículo à venda,não perca esta oportunidade, confira mais detalhes

Nenhum comentário

Você que sonha ter o seu próprio veículo a oportunidade chegou, essa é a oportunidade,não perca!
 Está a venda   uma Picku-p  FORD F 1.000 HSD 
Ano 97.
Turbo Interculer;
Motor feito;
Pneus novos;
Kit embreagem novo;
Com Nota fiscal de tudo
Valor R$: 30.000,00 (trinta Mil Reais)

Contatos: (081)- 9684-3426 ou (081)- 3634-1694 Conversar com Aldo
Avenida São Sebastião - Surubim PE 




                                     




Casinhas Agreste
www.casinhasagreste.com.br

Corpo de crianças vítimas de afogamento são encontrados

Nenhum comentário

A equipe de Corpo de Bombeiros de Pernambuco, encontraram os corpos das crianças que haviam morrido afogadas quando tomavam banho na barragem de Pedra Fina, área rural de Bom Jardim.
Os corpos dos menores Guilherme Tinin da Silva (12 anos) e Thiago Tinin da Silva (13 anos), vítimas de afogamento ocorrido na tarde de ontem. 
Segundo informou o pai dos garotos, Eronildo Farias da Silva, eles saíram de casa por volta das 7h00 e disseram à mãe, Irene das Graças, que iriam à casa dos avós maternos, que residem  às margens da citada  barragem.Disse ao blog do Dimas Santos.

Um agricultor que estava no local, disse que por volta das 15h00 aconteceu a tragédia, quando um dos garotos tentou salvar o outro que gritava por socorro, quando também acabou se afogando. 

O caso está sendo acompanhando pelas polícias Civil e Militar , com representações em Bom Jardim. Após os procedimentos de resgate, os corpos serão encaminhados ao IML – Recife e depois de liberados haverá o sepultamento no cemitério do Bom Jardim.Com informações Blog do Dimas Santos.





Fotos: Bom Jardim Notícias
Casinhas Agreste
www.casinhasagreste.com.br

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados