Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Moradores de Surubim protestam contra fim da Festa da Cabaceira

20.9.14

/ por casinhas agreste


Neste domingo (21), manifestantes vão sentar nas calçadas da Avenida Oscar Loureiro, onde a festa era realizada (Foto: Jornal Terra da Gente/Reprodução)
Do Jornal do Commercio


Moradores de Surubim, no Agreste do Estado, vão realizar uma mobilização neste domingo (21) contra a proibição da tradicional Festa da Cabaceira, que acontece simultaneamente à Vaquejada da cidade. Em protesto, os manifestantes vão sentar nas calçadas da Avenida Oscar Loureiro, onde a festa era realizada. Este ano, a festa só vai acontecer no sábado, e, a partir de 2015, não vai mais ser promovida. A decisão foi feita pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) em parceria com a Prefeitura da cidade e a Polícia Militar (PM), porque o evento atraía muitas pessoas para a rua e gerava problemas no trânsito.

A festa acontece há cerca de 12 anos no fim de semana da Vaquejada, com o ponto alto ocorrendo aos domingos. A decisão de acabar com a tradição não foi bem aceita pelos moradores de Surubim. O comerciante Adriano Brito, 42 anos, participou da organização do evento em edições passadas e afirma que o evento não trazia problemas. "O pessoal que ia para a Cabaceira ficava na rua esperando o início dos shows da Vaquejada. A polícia disse que o contingente não é suficiente para cobrir os dois eventos, mas sempre deu pra conciliar", relata. 

No início do mês de setembro, o MPPE, a Prefeitura da cidade e a Polícia Militar assinaram um Termo de Ajustamento de Conduta, que proíbe o evento. O subcomandante do 22º batalhão da PM, Edvaldo Francisco de Oliveira, relata que era difícil monitorar a Festa da Cabaceira e a Vaquejada ao mesmo tempo. "A festa cresceu muito, passou a atrair muita gente, e como acontecia ao mesmo tempo que a Vaquejada, exigia muito da polícia. Além disso,atrapalhava a mobilidade porque acontecia na avenida principal de Surubim".

A perturbação da ordem pública também foi um dos motivos que levaram o festejo ao fim. O promotor Garibaldi Cavalcanti afirma que muitas pessoas que moram na Avenida Oscar Loureiro encaminharam um abaixo-assinado para o MPPE contra a realização do evento. "Os moradores reclamaram do barulho e de outros problemas causados pelo grande número de pessoas na rua. Para tomar a decisão, também levamos em consideração os problemas no trânsito de Surubim. Mas é importante lembrar que a Festa da Cabaceira pode ser realizada se encontrarem um local mais adequado para ela".

Com informações Jornal do Commércio 

Blog Casinhas Agreste
 www.casinhasagreste.com.br


 

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados