Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Surubim-PE: Documentário Martírio Evandro Cavalcante em 1987

17.4.14

/ por casinhas agreste


Edvaldo Clemente
Surubim PE
Portal Minha Rua Têm Memória


Evandro Cavalcanti 26 anos de Saudades do Pai, Amigo, líder político, advogado sindicalista
Evandro Cavalcanti, líder político, advogado sindicalista  assassinado em 21-02-1987.
A camisa de Evandro ensaguentada, virou um símbolo de clamor por justiça, naqueles dias tensos de Surubim


Advogado defensor dos trabalhadores rurais de Surubim (Pernambuco) e vereador do município, Evandro Cavalcanti foi morto com oito tiros de revólver no dia 21 de fevereiro de 1987. Segundo o inquérito policial, Evandro caminhava pelo centro de Surubim com a esposa, Jucilete Cavalcanti, e uma filha de 9 anos. Três Homens efetuaram os disparos contra o vereador e fugiram numa Brasília branca. Evandro morreu no local e sua filha ficou ferida no braço.
  Na ocasião, o inquérito concluiu que o assassinato teria sido motivado pelas denúncias que o advogado fazia contra irregularidades e violências praticadas por proprietários de terra da região. Foram indiciados, além de Severino Sinval, Charles de Farias Guerra e José do Rego Neto, proprietários das fazendas Cruzeiro Caiana e Umary de Casinhas, um dos locais de maior conflito com posseiros.
  Severino Sinval teria sido o intermediário da contratação dos pistoleiros conhecidos como Benício, Betânio e Trovão (todos policiais militares da Paraíba). Os três já foram julgados e condenados por homicídio qualificado e estão cumprindo pena no Presídio Professor Aníbal Bruno, no Recife, e na Penitenciária Estadual da Paraíba. Um quarto pistoleiro suspeito de estar envolvido no crime, Luís Leal de Moura, morreu numa troca de tiros com a Polícia, poucos dias depois do assassinato de Evandro Cavalcanti.

EVANDRO 1986
Evandro disputou sua primeira eleição em 1976 pelo então MDB, perdendo para Antônio Barros, Arena, por pequena margem de votos. Concorreu em novamente em 1978 a Assemléia legislativa pelo mesmo partido, também não se elegeu. Em 1982 novamente candidato pelo já PMDB, chegou a Vereança, quando sua vida foi ceifada precocemente, Ainda concorreu em 1986 novamente Deputado Estadual, parece-me que chegou perto, mas não levou.

“Era uma pessoa que advogava pela vocação, ajudava os pobres e era a favor da justiça. Em 1986 era do PMDB e candidato a deputado estadual. Com isso tinha que votar em Miguel Arraes e nos dois senadores. Um dos senadores era Antônio Farias e como ele representava uma oligarquia, Evandro não votou nele. Só apoiou Arraes que representava o progresso”, disse Edvaldo Clemente de Paula do blog minha rua tem memoria e atualmente (Diretor de Cultura).


Este blog relembra sua luta que foi de muitos e até hoje repercute nacionalmente um Homem a frente de seu tempo cuja visão poucos entendiam, Evandro vive na luta de seu povo por dias melhores.

Edvaldo Clemente comenta

Mexendo em meu baú, encontrei entre tantas preciosidades, um documentário que fiz sobre Evandro Cavalcanti, nos idos de 1987. O registro foi realizado através de fotos, preto e branco, coloridas e centenas de cromos (slides), lembram-me, que utilizei dezenas desses filmes para registrar um pouco da nossa história de luta em diversos momentos vividos em Surubim, sempre gostei da fotografia, do seu lado mágico de eternizar nossos momentos, tanto alegres, quanto tristes e esse, com certeza, foram um momento que não desejara fazê-lo.
Porém, como sempre encarei o meu lado profissional como missão e comunicador social, ao tomar conhecimento do assassinato do nosso saudoso advogado e líder político, Evandro Cavalcanti, fui logo registrando através de fotos os momentos de dor e aflição que abateu o nosso povo naquela sombria manhã de sábado, 21 de fevereiro.
Minha intenção de fazer os slides e posteriormente convertê-los em um vídeo VHS na época, teve seu lado mais que histórico, servir de reflexão para os movimentos eclesiais, sociais e políticos. 27 anos após sua morte, hoje, rememorando também 50 anos do golpe militar, faço através deste documentário, minha homenagem à memória de Evandro Cavalcanti e de outros tantos brasileiros, que tombaram por um Brasil socialmente mais justo.
Edvaldo Clemente de Paula



Fonte: Portal Minha Rua têm Memória
Edvaldo Clemente

Casinhas Agreste
www.casinhasagreste.com.br

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados