Responsive Ad Slot

 


Mostrando postagens com marcador Edvaldo clemente. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Edvaldo clemente. Mostrar todas as postagens

SURUBIM - Vídeo mostra a história do Monsenhor Luiz Ferreira Lima , ex- prefeito de Surubim, idealizador do Hospital São Luiz

Nenhum comentário

23.4.22


PROJETO  -  MINHA RUA TÊM MEMÓRIA - COM EDVALDO CLEMENTE

O Monsenhor Luiz Ferreira Lima,  nasceu no dia 15 de novembro de 1912, em Upatininga, Distrito de Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte de Pernambuco,  seus pais: Cizinho Ferreira Lima e Jovina Pessoa de Lima. Concluiu o Ensino Fundamental, e já ingressou no Seminário de Olinda, no dia 24 julho de 1938, onde foi ordenado padre pela imposição das mãos do Bispo Diocesano, Dom Ricardo Vilela.
A primeira Missa dele aconteceu na velha Matriz de Nossa Senhora do Bom Despacho. Além de Surubim, Monsenhor Ferreira foi também pároco nas cidades de Vertentes, Orobó e Itambé.  Em 16 de fevereiro de 1946, veio para a cidade de Surubim e foi a partir daí que o padre realizou muitas obras na cidade, entre elas, o Hospital São Luiz, que atende dezenas de pessoas diariamente, a Maternidade Nossa Senhora do Bom Despacho, além do Colégio Marista Pio XII, e a Igreja Matriz de São José.
O Hospital São Luiz foi uma obra idealizada pelo saudoso Monsenhor Luiz Ferreira Lima e foi inaugurado em 06 de dezembro de 1953. Vem funcionando initerruptamente durante todos esses anos, prestando assistência médica hospitalar, ambulatorial e de emergência 24h. É considerado unidade hospitalar de referência para o Sistema Único de Saúde-SUS, atendendo a população do município de Surubim e mais (9) municípios circunvizinhos.
Foi eleito por duas vezes como prefeito de Surubim, e também por duas vezes deputado estadual e federal, sendo agraciado com o prêmio Springer de economia.
No ano de 1978, exerceu as funções de Cura da Catedral de Brasília, tendo emprestado todo o dinamismo para a conclusão das obras da Catedral. 
Em 1979, foi condecorado pelo Papa João Paulo II, com o título honroso de “Prelado de Honra de Santidade”, esse atributo foi um testemunho de gratidão da Arquidiocese de Brasília, pelos trabalhos realizados na Catedral.

Mandatos (na Câmara dos Deputados):
Deputado(a) Federal - 1975, PE, ARENA, Dt. Posse: 18/03/1975.
Suplências e Efetivações:
Assumiu, como Suplente, o mandato de Deputado Federal na Legislatura 1975-1979 em 18 de março de 1975. Afastou-se em 10 de agosto de 1975.
Atividades Parlamentares:
CÂMARA DOS DEPUTADOS - Legislaturas anteriores à 54ª:

Comissão de Comunicações, Titular, 2-4-1975. 
Mandatos Externos:
Prefeito(a) , PE, Período: 1959 a 1962; Prefeito(a) , PE, Período: 1969 a 1970; Deputado(a) Estadual , PE, Período: 1971 a 1974.
Estudos e Cursos Diversos:
Filosofia e Teologia, Seminário de Olinda, PE, 1938..

Monsenhor Luiz Ferreira Lima, faleceu em 20 de março de 1987.






Surubim-PE: Documentário Martírio Evandro Cavalcante em 1987

Nenhum comentário

17.4.14



Edvaldo Clemente
Surubim PE
Portal Minha Rua Têm Memória


Evandro Cavalcanti 26 anos de Saudades do Pai, Amigo, líder político, advogado sindicalista
Evandro Cavalcanti, líder político, advogado sindicalista  assassinado em 21-02-1987.
A camisa de Evandro ensaguentada, virou um símbolo de clamor por justiça, naqueles dias tensos de Surubim


Advogado defensor dos trabalhadores rurais de Surubim (Pernambuco) e vereador do município, Evandro Cavalcanti foi morto com oito tiros de revólver no dia 21 de fevereiro de 1987. Segundo o inquérito policial, Evandro caminhava pelo centro de Surubim com a esposa, Jucilete Cavalcanti, e uma filha de 9 anos. Três Homens efetuaram os disparos contra o vereador e fugiram numa Brasília branca. Evandro morreu no local e sua filha ficou ferida no braço.
  Na ocasião, o inquérito concluiu que o assassinato teria sido motivado pelas denúncias que o advogado fazia contra irregularidades e violências praticadas por proprietários de terra da região. Foram indiciados, além de Severino Sinval, Charles de Farias Guerra e José do Rego Neto, proprietários das fazendas Cruzeiro Caiana e Umary de Casinhas, um dos locais de maior conflito com posseiros.
  Severino Sinval teria sido o intermediário da contratação dos pistoleiros conhecidos como Benício, Betânio e Trovão (todos policiais militares da Paraíba). Os três já foram julgados e condenados por homicídio qualificado e estão cumprindo pena no Presídio Professor Aníbal Bruno, no Recife, e na Penitenciária Estadual da Paraíba. Um quarto pistoleiro suspeito de estar envolvido no crime, Luís Leal de Moura, morreu numa troca de tiros com a Polícia, poucos dias depois do assassinato de Evandro Cavalcanti.

EVANDRO 1986
Evandro disputou sua primeira eleição em 1976 pelo então MDB, perdendo para Antônio Barros, Arena, por pequena margem de votos. Concorreu em novamente em 1978 a Assemléia legislativa pelo mesmo partido, também não se elegeu. Em 1982 novamente candidato pelo já PMDB, chegou a Vereança, quando sua vida foi ceifada precocemente, Ainda concorreu em 1986 novamente Deputado Estadual, parece-me que chegou perto, mas não levou.

“Era uma pessoa que advogava pela vocação, ajudava os pobres e era a favor da justiça. Em 1986 era do PMDB e candidato a deputado estadual. Com isso tinha que votar em Miguel Arraes e nos dois senadores. Um dos senadores era Antônio Farias e como ele representava uma oligarquia, Evandro não votou nele. Só apoiou Arraes que representava o progresso”, disse Edvaldo Clemente de Paula do blog minha rua tem memoria e atualmente (Diretor de Cultura).


Este blog relembra sua luta que foi de muitos e até hoje repercute nacionalmente um Homem a frente de seu tempo cuja visão poucos entendiam, Evandro vive na luta de seu povo por dias melhores.

Edvaldo Clemente comenta

Mexendo em meu baú, encontrei entre tantas preciosidades, um documentário que fiz sobre Evandro Cavalcanti, nos idos de 1987. O registro foi realizado através de fotos, preto e branco, coloridas e centenas de cromos (slides), lembram-me, que utilizei dezenas desses filmes para registrar um pouco da nossa história de luta em diversos momentos vividos em Surubim, sempre gostei da fotografia, do seu lado mágico de eternizar nossos momentos, tanto alegres, quanto tristes e esse, com certeza, foram um momento que não desejara fazê-lo.
Porém, como sempre encarei o meu lado profissional como missão e comunicador social, ao tomar conhecimento do assassinato do nosso saudoso advogado e líder político, Evandro Cavalcanti, fui logo registrando através de fotos os momentos de dor e aflição que abateu o nosso povo naquela sombria manhã de sábado, 21 de fevereiro.
Minha intenção de fazer os slides e posteriormente convertê-los em um vídeo VHS na época, teve seu lado mais que histórico, servir de reflexão para os movimentos eclesiais, sociais e políticos. 27 anos após sua morte, hoje, rememorando também 50 anos do golpe militar, faço através deste documentário, minha homenagem à memória de Evandro Cavalcanti e de outros tantos brasileiros, que tombaram por um Brasil socialmente mais justo.
Edvaldo Clemente de Paula



Fonte: Portal Minha Rua têm Memória
Edvaldo Clemente

Casinhas Agreste
www.casinhasagreste.com.br

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados