A questão salarial dos professores no Município de Casinhas, Agreste de Pernambuco é uma assunto muito crucial para aqueles que diariamente cuidam em sala de aula com amor dedicação a educação de milhares de alunos da rede Municipal de Ensino.
Durante o ano de 2013, primeiro ano da Gestão da Prefeita, juntamente com a Secretaria de Educação garantiu um prêmio, ou melhor, um bônus chamado de décimo quarto para os professores.
Para isso, a maioria dos professores se empenhou bastante para dá conta das atividades escolares, como projetos, eventos na Escola, melhoria na qualidade do ensino, melhoria dos indicadores de avaliação e etc.
Chegou final de dezembro de 2013, claro todo e qualquer trabalhador aguardava ansiosamente ganhar a tal premiação, esse resultado deveria ser divulgado no mês de janeiro, coisa que deixaria mais tranqüila a classe trabalhadora e na certeza de iniciar o ano letivo de 2014 com mais entusiasmo.
Mês de fevereiro finalizando, entrando no mês de Março e a tal gratificação do 14º salário não saiu, desenganando a classe trabalhadora.
Seria uma frustração?
Mais uma vez, todos os professores e servidores que prezam pela melhoria da educação no Município de casinhas não foram lembrados, ou melhor, esquecidos.
Cadê aqueles e aquelas que se diziam defensores da educação?
Bem, sabemos que a Prefeitura de Casinhas paga um dos piores salários ao professor na região, sem contar as outras classes trabalhadoras que zelam pelo andamento e funcionamento do Município. Há fatos mais que provados que os professores encontram-se “saturados”, com tanta carga de trabalho e diversas atividades junto a Escola que não suportam mais tanta desvalorização Profissional.
Sem contar a reformulação do PCC que ainda não saiu do papel,em termos salarial não foi colocado em prática em 2014 nem o aumento do FUNDEB no mês de janeiro.
Em contato com representantes do sindicato do Município de casinhas, Marcos Rodrigues, nos contou que “Até para marcar uma reunião com os professores há dificuldades, a prefeitura dispôs apenas duas datas para que o professor se reunisse e a falta fosse abonada, ficando assim, difícil juntar a classe trabalhadora para lutar pelos seus direitos”. Comentou.
Pois bem, é isso mesmo que a prefeitura quer, a classe fique calada, sem encontros, conformada com a migalha que ganha, o poder quer é isso, fazer do professor uma classe ALIENADA.
Ao fazer uma Faculdade, aprendemos que devemos ser pessoas, seres transformadores, onde possamos alcançar através da educação nossos objetivos, o homem é capaz de transformar a realidade de uma cidade, um Estado ou um País, mas para isso é preciso mobilização, acreditar e lutar perseverando nos seus ideais.
O Professor de Casinhas têm feito isso?
Precisamos de pessoas corajosas, que não se conformam com nada que o capitalismo nos sujeite,escravize como em Casinhas, convidamos a toda a classe a se unir mais e lutar juntos para a valorização do profissional e melhorias na educação e condições de trabalho.
Há uma grande perca salarial dos professores de Casinhas, ao longo dos anos, os professores ganham muito pouco em relação ao trabalho e tempo de serviço prestado, para melhoria da educação, basta observar no contra cheque de alguns destes educadores há essa perca salarial que vêm sofrendo.
Informações da própria Secretaria de Educação que no Município de Casinhas em outros anos atingiu uma média negativa, baixo desempenho.
Mas de quem é a culpa?
Vai dizer que é do Professor?
Será desprezível e antiético rifar o professor ou penalizar com baixos salários por conta de tal indicador, o melhor seria melhor investir pesado nessa classe trabalhadora que naturalmente levantaria seus entusiasmo e produziria mais.
Existem problemas, mas na certeza que há respostas quando se quer resolver.
Para que a educação de verdade aconteça é preciso primeiro do que tudo competência, começando de seus responsáveis para elevar uma educação de qualidade.
Fica aqui nossas considerações na certeza que Educação é fundamental para toda e qualquer sociedade, sem ela não somos nada.
Atenciosamente
Edmilson Gonçalves de Arruda
Professor da Educação pública há 21 anos, Licenciado em História pela FAFICA, - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru - Professor da rede Municipal de Ensino de Casinhas, Pós graduado em educação inclusiva FATEC- estudante de Teologia pela Escola Teológica Nova Evangelização – Carpina - PE, Diretor Presidente e representante comercial do blog de notícias Casinhas Agreste.
Casinhas Agreste
www.casinhasagreste.com.br
Nenhum comentário
Postar um comentário