Cidade de Casinhas PE.
Sítio
Montado: História, cultura, e tradições.
Localização: Situado à oeste do município de
Casinhas o sítio montado tem uma população estimada de aproximadamente 1500
habitantes, geograficamente essa região foi formada por uma vasta área de mata
Atlântica.Atualmente encontramos na região diversas espécies de plantas nativas
originárias desta mata, tipo: baraúna; pitomba; cajá; pau d'arquo;
gameleira.Angico.
A
ORIGEM DO SÍTIO MONTADO.
Aspectos naturais; vejamos algumas: construção de estradas; exploração de
recursos naturais; aumento populacional; energia elétrica; comunicação;
construção e ampliação da Escola Professor Daniel; construção e ampliação do
posto de Saúde (Adonis Barbosa Leal); pavimentação e urbanização; construção de
um abrigo para os motoboys; construção da quadra; construção de casas
populares; Implantação do Ensino de quinta a oitava séries na Escola Professor
Daniel; Ensino de jovens e adultos na comunidade e programas de erradicação do
trabalho infantil no município; construção de cisternas para os moradores;
construção de açudes e poços artesianos; construção de um campo de futebol.
Longo dos anos, ocorreram várias mudanças físicas e político- econômica nesta região. Vejamos algumas: construção de
estradas; exploração de recursos naturais; aumento populacional; energia elétrica;
comunicação; construção e ampliação da Escola Professor Daniel; construção e
ampliação do posto de Saúde (Adonis Barbosa Leal); pavimentação e urbanização;
construção de um abrigo para os motoboys; construção da quadra; construção de
casas populares; Implantação do Ensino de quinta a oitava séries na Escola
Professor Daniel; Ensino de jovens e adultos na comunidade e programas de
erradicação do trabalho infantil no município; construção de cisternas para os
moradores; construção de açudes e poços artesianos; construção de um campo de
futebol. Aspecto social
Diferentemente dos outros animais, que agem sós por instinto, o homem é um ser que pensa. Usando a sua capacidade de pensar, o homem cria. Tudo o que o homem cria é cultura.A cultura varia de povo para povo, na nossa comunidade há diversas formas de culturas: folclore; alimentação; medicina popular; bumba-meu-boi; molengo;pastoril;ciranda;carnaval;literatura de cordel;música;festas juninas;festa do dia do trabalhador que já virou tradição na nossa comunidade;festas religiosas;artesanatos. As principais festas da nossa comunidade são a do trabalhador, onde acontecem eventos durante todo o dia,torneio futebol sendo disputado com equipes de diversas localidades vizinhas;festa para os idosos; durante a noite acontece shows de calouros com artistas da terra. É nessa festa que os jovens e adultos se divertem bastante.
Aspectos culturais
A festa junina na nossa comunidade é uma das mais animada de todo o município, é durante o período junino que desfrutamos de muita pamonha,milho assado e cozinhado,canjica, pé-de-moleque,bolo de milho,queijo,nata muita saborosa. É nesse período que dançamos muito forró, chutes e muito arrasta pé, a Escola Professor Daniel todos os anos promove o melhor arraia da região,alunos e professores participam com todo entusiasmo dessa animação.
Entrevista
Entrevistado: Sr. Braz da Costa Leal.
1.Qual era o principal meio de transporte daquela época?
R. o cavalo, burro e o jumento.
2.Você lembra alguns dos primeiros moradores?
R.Quando cheguei em 1971, finado Sérgio morava onde hoje mora Manoel de Mídio;comadre Filomena que rezava os terços durante o período mariano;Chico Marcio; Patrício;Zé de Adonis depois Braz e atualmente mora o vereador Everaldo; Sr Enedino que dava vacinação ao gado e cortava cabelo das pessoas da comunidade;Sr. Dedé;Souza e Nadí; Severino Breu; Antônio Ciriáco;João Ciriáco;Adones Barbosa;Severina Daniel, família do professor Daniel.
3.Quais foram às primeiras estradas?
R.Quando cheguei só tinha transporte de 8 em 8 dias para Surubim,em caso de doença tinham que ir atrás de carro muito distante para socorrer as pessoas doentes,as únicas pessoas que tinham veículos eram Biu de Adones,Zé Modesto que tinha jipe. A primeira estrada era que ligava Montado a cabule e seguiam para casinhas e Surubim, depois fizeram o desvio pela tamarina,Zé Gonçalo e Heleno Biu se empenharam para abrir a estrada que antes era um corredor, ambos transportavam mangalho para Recife,Biu de Adones também foi um pioneiro para a construção dessa estrada.
4.Quem foram os primeiros professores?
R.Professor Daniel;D. Biuzinha; D.Quininha;D.Terezinha;Severina de Euzébio;Aurinês;Rosineide;Maria José de seu Geraldo Felipe.
5.Você lembra dos padres daquela época?
R.Padre Ferreira´, Padre Calisto,Padre Felipe,Padre Agostinho,Padre Raimundo.
6.Quais os prefeitos daquela época?
R. Nelson Barbosa, D. Jade,Padre Ferreira,Antonio Barros,José Arruda,Humberto Barbosa,Murilo Barbosa,depois Casinhas emancipou-se de Surubim, Tendo Rosineide como a primeira prefeita por dois mandatos e atualmente João Cabelo foi eleito pela vontade popular e vêm mostrando muito trabalho para a população, tem trabalhado bastante para ser reeleito com a vontade do povo e governando com o povo.
7.Quais os produtos cultivados naquela época?
R.batata,feijão,milho,algodão,fava,mandioca, macaxeira etc.
8. Quais as lideranças naquela época?
R.sr. Adones,Velho Til Tavino,Severino Leal,Zé de Adones,Joaquim Alexandre.
9. Qual foi à primeira Escola oficial?
R. Escola Professor Daniel.
10.Onde as pessoas realizavam a feira?
R. R. Surubim,Oratório,Mata Virgem.
Obrigado!
Blog Casinhas Agreste informa
Material do professor Edmilson.

Nenhum comentário
Postar um comentário