Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

SURUBIM - Vídeo mostra a história do Monsenhor Luiz Ferreira Lima , ex- prefeito de Surubim, idealizador do Hospital São Luiz

23.4.22

/ por casinhas agreste

PROJETO  -  MINHA RUA TÊM MEMÓRIA - COM EDVALDO CLEMENTE

O Monsenhor Luiz Ferreira Lima,  nasceu no dia 15 de novembro de 1912, em Upatininga, Distrito de Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte de Pernambuco,  seus pais: Cizinho Ferreira Lima e Jovina Pessoa de Lima. Concluiu o Ensino Fundamental, e já ingressou no Seminário de Olinda, no dia 24 julho de 1938, onde foi ordenado padre pela imposição das mãos do Bispo Diocesano, Dom Ricardo Vilela.
A primeira Missa dele aconteceu na velha Matriz de Nossa Senhora do Bom Despacho. Além de Surubim, Monsenhor Ferreira foi também pároco nas cidades de Vertentes, Orobó e Itambé.  Em 16 de fevereiro de 1946, veio para a cidade de Surubim e foi a partir daí que o padre realizou muitas obras na cidade, entre elas, o Hospital São Luiz, que atende dezenas de pessoas diariamente, a Maternidade Nossa Senhora do Bom Despacho, além do Colégio Marista Pio XII, e a Igreja Matriz de São José.
O Hospital São Luiz foi uma obra idealizada pelo saudoso Monsenhor Luiz Ferreira Lima e foi inaugurado em 06 de dezembro de 1953. Vem funcionando initerruptamente durante todos esses anos, prestando assistência médica hospitalar, ambulatorial e de emergência 24h. É considerado unidade hospitalar de referência para o Sistema Único de Saúde-SUS, atendendo a população do município de Surubim e mais (9) municípios circunvizinhos.
Foi eleito por duas vezes como prefeito de Surubim, e também por duas vezes deputado estadual e federal, sendo agraciado com o prêmio Springer de economia.
No ano de 1978, exerceu as funções de Cura da Catedral de Brasília, tendo emprestado todo o dinamismo para a conclusão das obras da Catedral. 
Em 1979, foi condecorado pelo Papa João Paulo II, com o título honroso de “Prelado de Honra de Santidade”, esse atributo foi um testemunho de gratidão da Arquidiocese de Brasília, pelos trabalhos realizados na Catedral.

Mandatos (na Câmara dos Deputados):
Deputado(a) Federal - 1975, PE, ARENA, Dt. Posse: 18/03/1975.
Suplências e Efetivações:
Assumiu, como Suplente, o mandato de Deputado Federal na Legislatura 1975-1979 em 18 de março de 1975. Afastou-se em 10 de agosto de 1975.
Atividades Parlamentares:
CÂMARA DOS DEPUTADOS - Legislaturas anteriores à 54ª:

Comissão de Comunicações, Titular, 2-4-1975. 
Mandatos Externos:
Prefeito(a) , PE, Período: 1959 a 1962; Prefeito(a) , PE, Período: 1969 a 1970; Deputado(a) Estadual , PE, Período: 1971 a 1974.
Estudos e Cursos Diversos:
Filosofia e Teologia, Seminário de Olinda, PE, 1938..

Monsenhor Luiz Ferreira Lima, faleceu em 20 de março de 1987.






Nenhum comentário

Postar um comentário

DIVULGAÇÃO

 


Veja também
© Todos os Direitos Reservados