Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Troca de tiros entre detentos deixa dois feridos em penitenciária de segurança máxima

25.3.23

/ por casinhas agreste

Este é o segundo caso de violência registrado na Barreto Campelo, em Itamaracá, desde o início de março.
Por g1 PE

Penitenciária Barreto Campelo, Grande Recife — Foto: Kety Marinho/TV Globo

Dois homens ficaram feridos durante uma troca de tiros entre detentos na Penitenciária Barreto Campelo, unidade prisional de segurança máxima localizada na Ilha de Itamaracá, no Grande Recife. Este é o segundo caso de violência na penitenciária em menos de um mês.
Segundo o Sindicato dos Policiais Penais do Estado de Pernambuco (Sinpolpen-PE), o crime foi registrado por volta das 20h45 da sexta (24). De acordo com o órgão sindical, houve uma briga entre detentos de facções rivais e, em meio a um tiroteio, dois presos acabaram sendo atingidos.

As vítimas foram identificadas pelo sindicato como Paulo Ricardo de Farias e José Ailton Souza de Assis. Ambos têm 35 anos.
Cinco presos são baleados durante confusão em presídio do Complexo do Curado
Por meio de nota, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco informou que registrou o confronto entre detentos de dois pavilhões na penitenciária. De acordo com a secretaria, dois presos foram "levemente feridos" e levados a uma unidade de saúde. Eles já receberam alta e retornaram ao presídio.

A instituição disse ainda que está investigando o caso e que todas as medidas para identificação e punição dos responsáveis foram tomadas.

O g1 também procurou a Polícia Civil, mas, até a publicação da matéria, não obteve resposta.

Outros casos
Este foi o segundo caso de violência entre detentos da Penitenciária Barreto Campelo em menos de um mês. No dia 3 de março, o preso Eduardo Pereira Canha Júnior, de 32 anos, foi assassinado por outro detento com um tiro à queima-roupa. O crime foi registrado por câmeras de segurança da unidade.

Também houve casos em outras unidades do sistema prisional. No domingo (19), cinco presos ficaram feridos após serem baleados numa confusão no Presídio Juíz Antônio Luiz Lins de Barros (Pjallb), no Complexo do Curado, no Sancho, Zona Oeste do Recife.

Em nota, o Sinpolpen-PE disse que a situação é reflexo da falta de efetivo de policiais penais no sistema prisional do estado. Segundo o sindicato, foram encontrados cinco plantonistas para cerca de 1.045 presos, o que dá uma proporção de cinco agentes para 208 detentos.

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados