Candidatos do PL e do PSB estão tecnicamente empatados. Margem de erro é de três pontos percentuais, e o nível de confiança é de 95%.
Por g1 Rio
Pesquisa Ipec divulgada nesta segunda-feira (15), encomendada pela TV Globo, aponta que o governador Cláudio Castro (PL) e o deputado federal Marcelo Freixo (PSB) estão tecnicamente empatados na corrida pelo Governo do Rio de Janeiro (veja os números abaixo).
Resposta estimulada de intenções de voto no 1º turno
Cláudio Castro (PL): 21%
Marcelo Freixo (PSB): 17%
Rodrigo Neves (PDT): 5%
Wilson Witzel (PMB): 4%
Cyro Garcia (PSTU): 3%
Eduardo Serra (PCB): 3%
Juliete Pantoja (UP): 3%
Milton Temer (PSOL): 1%
Paulo Ganime (Novo): 1%
Luiz Eugênio (PCO): 0%
Brancos e nulos: 29%
Não sabe/Não respondeu: 10%
Milton Temer não será candidato a governador. O PSOL decidiu apoiar Freixo, do PSB.
O ex-governador Wilson Witzel sofreu impeachment no ano passado. Segundo o Tribunal de Justiça, ele está inelegível pelo prazo de cinco anos e não pode exercer qualquer função pública. O ex-governador tenta na Justiça recuperar os direitos políticos. O PMB afirma que ele está apto a se candidatar. O Tribunal Regional Eleitoral informou que vai analisar o caso a partir de agora, depois do registro da candidatura.
Pesquisa espontânea
Cláudio Castro (PL): 11%
Marcelo Freixo (PSB): 5%
Rodrigo Neves (PDT): 1%
Os outros candidatos não pontuaram.
Avaliação
Ipec: avaliação no RJ — Foto: Reprodução/Globo
Ipec: avaliação no RJ — Foto: Reprodução/Globo
O Ipec também avaliou a gestão atual do governador Cláudio Castro.
Ótima/boa: 22%
Regular: 40%
Ruim/Péssima: 26%
Não sabem avaliar: 12%
Destaques por segmentos
As intenções de voto em Cláudio Castro apresentam destaque entre: eleitores que avaliam positivamente a sua gestão atual (57%); e homens (26%) na comparação com as mulheres (16%).
As menções a Marcelo Freixo se destacam entre: eleitores com ensino superior (28%). As menções ao pessebista crescem na proporção que aumenta o nível de instrução do eleitor (tem 9% entre os que têm o ensino fundamental); eleitores que avaliam como ruim ou péssima a gestão de Claudio Castro (29%);,
Os demais candidatos apresentam intenções de voto distribuídas de maneira homogênea nos segmentos analisados.
A pesquisa ouviu 1.200 pessoas entre os dias 12 a 14 de agosto em 37 cidades fluminenses. A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro sob o protocolo Nº RJ-08527/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo Nº BR-03082/2022.
A pesquisa foi feita antes do término do prazo para os registros de candidaturas, encerrado às 19h desta segunda-feira (15).
Nenhum comentário
Postar um comentário