Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

CAOS EM CASINHAS: para conseguir suplementação, Prefeita cria o caos e depois se "vitimiza" do próprio problema que criou

25.8.22

/ por casinhas agreste

Bolsonarismo veio passear em Casinhas, espalha fake e impulsiona o caos 

Quem lembra do caso dos ataques ao STF? quando um apoiador de Bolsonaro soltou fogos sobre o prédio do Tribunal entre ameaças aos ministros da corte. Pois bem, em Casinhas, a prática bolsonarista está em andamento e incentivada em meio a conflitos entre os poderes. Os poderes são independentes e devem ser respeitados. Lamentavelmente a prática anti- democrática e do radicalismo efervescente tenta a todo custo submeter vereadores aos caprichos do poder executivo. Isso que acontece em Casinhas, nada mais é que o radicalismo político instalado e aparelhado pelos poderosos lá de Petrolina. Veja na imagem que lançaram lixo na frente da Câmara dos vereadores, isso não é correto? É uma afronta, uma tentativa de coagir os vereadores para obter vantagens. 
O bolsonarismo embutido e oculto no palanque eleitoral da prefeita de Casinhas que é aliada dos Bezerra Coelho, aliados de Bolsonaro até meados deste ano. Aqui em Casinhas, população ordeira e que são fiel escudeiro do ex- presidente Lula não irão comungar com tamanha selvageria politiqueira.  
A cidade de Casinhas , que fica no Agreste de Pernambuco virou um  caos administrativo após 1 ano e pouco mais de oito meses de administração da prefeita do Munícipio. O fato é o seguinte: após diversas declarações feitas na rádio integração e em redes sociais , a prefeita disse que vai parar alguns servidores essenciais , inclusive a  coleta de lixo que era feita costumeiramente. Uma notícia publicada no blog local a serviço da Prefeitura, postou o seguinte:
"Meu governo está passando por uma situação de perseguição política, mas quem está sofrendo é o povo de Casinhas", afirma prefeita

A versão renderia tema de um filme ou um documentário caso fosse verdade, o que vêm acontecendo em Casinhas, é uma verdadeira falta de respeito com os moradores, problema político não se pune com o uso da máquina pública para retaliar vereadores e criar uma versão demagógica que indiretamente pune a sociedade que paga os seus tributos. O lixo foi deixado na frente da casa dos moradores há cerca de dez dias. 
 É preciso separar a pessoa prefeita da pessoa jurídica que é o município, são situações bem diferentes, ou seja, o Município não pode pagar um preço que não é seu.  De fato, não pode o Chefe do Executivo simplesmente deixar de cumprir uma lei, seja ela nacional, estadual ou municipal, isto porque é decorrência lógica do direito brasileiro, que o princípio da legalidade é diretriz de observância obrigatória no Estado Democrático de Direito:
Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

"Como bem nos relembra Hely Lopes Meirelles, “o prefeito não é funcionário público; é agente político, incumbido da chefia do Poder Executivo do governo local” e, assim sendo, devemos ter em mente que no desempenho de suas funções, poderá ele incidir em ilícitos de ordem penal, político-administrativo ou mesmo civil, dando ensejo a sanções que serão aplicada em processos distintos e independentes".
Prefeito deve usar de suas atribuições constitucional para o bom exercício do cargo. O prefeito é responsável pelas ações dentro do município. Ele é o responsável pela administração direta e que  há três esferas de responsabilidade do Prefeito: penal; político-administrativa e civil, sendo que a responsabilidade penal subdivide-se em crimes de responsabilidade, crimes funcionais, crimes de abuso de autoridade, crimes comuns e especiais e contravenções penais.
Recentemente está sendo criado em Casinhas uma espécie de negligência administrativa: "a população não pode pagar um preço que não é dele". 

Ainda poderá o Prefeito responder, em mandado de segurança, contra ato administrativo, perante a justiça comum, com jurisdição no município; por crimes comuns, mas não-funcionais, responderá perante a justiça penal comum, competente para o julgamento do delito; por crimes especiais, responde perante a justiça especial correspondente e em ações cíveis não decorrentes de atos funcionais, responde perante o juízo cível comum, pelo procedimento cabível.

 "A cidade está entregue às traças" , disse um morador que não quis se identificar. Após percorrer o centro da cidade , é perceptível o lixo acumulado na frente da casa dos moradores . Fomos em busca de  informações ,a coleta de lixo não está sendo realizada efetivamente e um caos político está sendo promovido em Casinhas pela própria prefeita.

Problema político gera instabilidade governamental 

A prefeita tentar culpar os vereadores pelo caos que a cidade está enfrentando. Recentemente os parlamentares liberaram recursos para o concerto de estradas e construção de residências.  Os parlamentares questionam que os recursos foram liberados e a prefeita não cumpriu  com a construções das casas nem sequer com o concerto efetivo das estradas que por sinal estão acabadas . 
Quanto a coleta de lixo , em Casinhas está sendo cobrado taxas de IPTU, que deveria ser implementado para beneficiar  a sociedade.  Pelo contrário são cobrados altas taxas. 
"Casinhas está entregue às traças e ao lixo espalhados na cidade". Criticou outro morador. 
"É uma  falta de respeito com a saúde pública dos munícipes. Independente do conflito que a prefeita criou com os vereadores ,a coleta de lixo não pode deixar de ser feita efetuada, pois trata- se de saúde pública. Caso aconteça transmissão de doenças e infeções generalizadas dos moradores a gestão Municipal poderá ser responsabilizada".  

 

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados