Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Turista morre afogado e outro é resgatado com vida no mar em praia perto de Porto de Galinhas; eles estavam com família em resort de luxo

23.7.22

/ por casinhas agreste

Corpo de Bombeiros foi acionado às 18h10 desta sexta (22), quando foi encontrado o corpo de um dos homens. Às 19h53, o segundo turista foi achado com vida e levado para hospital.
Um turista morreu afogado e o outro foi resgatado com vida, nesta sexta (22), na praia de Cupe, perto de Porto de Galinhas, em Ipojuca, no Grande Recife. Eles foram arrastados por correntes marítimas e desaparecerem no mar, nas proximidades do Enotel, resort cinco estrelas onde se hospedaram.
O Corpo de Bombeiros foi acionado às 18h10, quando foi encontrado o corpo do primeiro homem. Segundo a prefeitura de Ipojuca, o segundo turista foi achado com vida às 19h53.
O turista resgatado com vida foi levado pelos bombeiros para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Porto de Galinhas. O estado de saúde não foi divulgado.
Os homens entraram no mar após 17h45, momento em que não havia guarda-vidas na praia. Segundo o Executivo municipal, os turistas "não respeitaram a bandeira vermelha", que alerta para o perigo de entrar no local onde eles foram levados pela correnteza.

Integrantes da mesma família, os turistas seriam de São Paulo e de Minas Gerais, de acordo com informações repassadas ao g1.

Pessoas que estavam no local onde ocorreu o afogamento informaram que os homens estavam no mar com dois adolescentes de 12 e de 13 anos. Também parentes, os jovens conseguiram sair.

As esposas dos dois estariam no resort com outras pessoas da família. O grupo teria chegado ao hotel em Cupe, no domingo (17).

Ainda segundo informações repassadas para o g1, o menino de 12 anos, que estava no local do resgate, chegou a afirmar que sentiu que o mar estava puxando muito.

Também teria aformado que não conseguia colocar o pé no chão e avisou todo mundo. Nessa hora, todos começaram a nadar, mas apenas os dois mais novos conseguiram sair do mar.

O g1 tentou contato com o Enotel para saber se os familiares dos dois foram avisados e quais providências seriam tomadas pelo resort, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.


Área de risco
O salvamar Marcos André Fernandes da Costa, que há 22 anos que trabalha como instrutor de primeiros socorros, explicou que, quando o turista está próximo a uma vala que fica no banco de areia, os salvadores identificam e fazem a prevenção.

"É feita a prevenção diária em vários grupos e várias vezes. Eles não conseguem compreender que, mesmo a água estando abaixo do joelho, estão perto de uma vala. E quando cai na vala a profundidade passa da altura do corpo. Assim, eles são deslocados para o alto mar, no sentido da corrente de retorno", explicou.

Segundo Marcos André, as vítimas normalmente tentam voltar para a areia por onde entraram no mar, mas não conseguem, porque a corrente é muito forte.

"A maioria dos turistas não consegue entender. Só quando caem mesmo na vala e a gente tem que fazer o resgate, eles entendem o perigo da área. Por isso, que é sinalizada com bandeiras. Os guarda-vidas fazem prevenções e passam quadriciclos e motos aquáticas," disse.

Outros casos
Esta não é a primeira morte que ocorre nas proximidades do Enotel. A área, considerada perigosa, tem placas que indicam o risco de entrar no mar.

Em agosto de 2021, três pessoas foram socorridas após serem resgatadas no mar naquela área e uma delas morreu. Em 2016, dois turistas argentinos morreram afogados na mesma localidade.

G1 PE

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados