Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Com registro de chuvas fortes, moradores precisam deixar casas e estradas têm bloqueios em Pernambuco

3.7.22

/ por casinhas agreste

Mais de 100 famílias ficaram desalojadas no Agreste e Zona da Mata, segundo prefeituras. Chuva deve diminuir, diz Apac.

As fortes chuvas que atingiram a Zona da Mata Sul e o Agreste causaram transtornos em diferentes cidades do estado, neste sábado (2). Foram cerca 60 famílias desalojadas em Barreiros e 150 em Canhotinho, segundo as prefeituras (veja vídeo acima). Aproximadamente 50 famílias ficaram desabrigadas em Itaíba, segundo o município, que decretou estado de emergência.
O balanço da Secretaria-executiva de Defesa Civil estadual (Codecipe), divulgado na noite deste sábado, não contabilizou desabrigados e desalojados. Segundo a assessoria, os municípios estavam levantando as informações. Além disso, estradas tiveram registros de bloqueios totais e parciais em diferentes pontos do estado devido a alagamentos e deslizamentos de barreiras (veja mais baixo). Rios transbordaram.
As chuvas entre a sexta (1º) e este sábado (2) afetaram com maior intensidade, segundo a Codecipe, as seguintes cidades: Água Preta, Angelim, Barreiros, Canhotinho, Cortês, Correntes, Itaíba, Jaqueira, Lagoa do Ouro, Quipapá, São Benedito do Sul, Tamandaré, Maraial, Palmerina, Brejão, Bom Conselho, Garanhuns e Palmares.



Alagamento registrado em Barreiros, na Mata Sul, neste sábado (2) — Foto: Reprodução/WhatsApp

Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), há ainda previsão de chuva, mas com intensidade fraca a moderada para Mata Sul, Agreste e Região Metropolitana do Recife. Uma nova Onda de Leste se aproxima da região, de acordo com a meteorologia, mas deve atingir a Paraíba e Rio Grande do Norte, podendo chegar na Mata Norte com características fracas

A Defesa Civil estadual reforçou que a população dessas regiões siga as recomendações de seus municípios e evitem permanecer nos locais de risco e áreas alagadas.

Barreiros

Rio Carimã transbordou em Barreiros, na Zona da Mata Sul de Pernambuco, neste sábado (2) — Foto: Reprodução/WhatsApp


Os transtornos em Barreiros foram causados pelo Rio Carimã, segundo a prefeitura. "Choveu principalmente de madrugada. O Rio Carimã subiu da cota de inundação por conta do Rio Jacuípe, em Palmares [também na Mata Sul]", explicou o representante da Defesa Civil de Barreiros, Paulo Ribeiro.

Imagens enviadas pela comunicação do município mostram a situação da cidade, com ruas alagadas. Os bairros mais atingidos, segundo Ribeiro, foram o dos Lotes e Maria Gorete.

LEIA TAMBÉM:

Fortes chuvas são registradas no Agreste e Mata Sul
Itaíba decreta situação de emergência por causa de chuvas
As famílias ribeirinhas que tiveram de deixar suas casas foram para a residência de parentes enquanto a água não baixa. "Estamos monitorando também o Rio Una. Ele ainda não chegou na cota de alerta. Esperamos que abaixe mais [o nível da água] à noite", declarou.

Estradas

Alagamentos e deslizamentos de barreiras também foram registrados em estradas de Pernambuco. Houve bloqueios parciais e totais de diferentes trechos no estado (veja vídeo acima).

O Departamento de Estradas de Rodagem alertou para que motoristas redobrem a atenção. Em Quipapá, no Agreste do estado, a BR-104 foi interditada nos dois sentidos devido à queda de uma barreira, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Também houve registro de alagamentos em outro acesso ao município, a PE-177, próximo ao distrito de Vila Nova, segundo o DER, com bloqueio parcial. Na mesma estrada estadual, houve uma interdição parcial devido a outro deslizamento em Canhotinho, cidade que teve registro de inundação.

A ponte sobre o Rio Ipanema, em Águas Belas, também no Agreste, teve o pavimento coberto pela água, mas os veículos podem continuar passando pelo trecho da PE-300, segundo o DER, embora com cuidado.

Houve registro de deslizamentos de barreira na PE-218 entre Lagoa de São José, em Bom Conselho, na mesma região, e a divisa com Alagoas, e no quilômetro 129 da BR-423 em Saloá.

Para quem segue para Tamandaré, no Litoral Sul, o DER alertou que houve deslizamento de encosta no trecho próximo da ponte sobre o Rio Ariquindá, na PE-72. Como o trecho ficou com muita lama, a recomendação era para que, quem precisasse passar pelo local, dirigir em baixa velocidade.

Mesma recomendação foi dada para quem quer seguir pela PE-60, que vai do Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, até São José da Coroa Grande, no Litoral Sul. Em diversos trechos da Região Metropolitana, foram registrados pontos de alagamento e lama acumulada nas pistas, exigindo atenção dos motoristas.

Já na Mata Sul, a PE-120 ficou interditada até o meio da tarde devido à queda de uma árvore em Catende. A planta foi retirada por volta das 15h30, informou o DER.

Mais cedo, uma ponte foi interditada no quilômetro 126 da BR-424, em Correntes, no Agreste de Pernambuco, foi interditado por causa de rachaduras (veja vídeo acima). No entanto, após verificação do acesso ao município, o trecho foi liberado por não haver risco.

G1 PE

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados