Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Cirurgião dentista diz que falta de cuidados com a saúde bucal pode levar a impotência sexual e parto prematura

28.7.22

/ por casinhas agreste


Vivemos dias difíceis, a saúde da população está cada vez mais debilitada, má administração dos recursos alocados e pouco investimento com o passar dos anos. Quem mais sofre é a população carente, que chega a passar horas e até noites em filas para conseguir ser atendido. 

Quando falamos em saúde, em regra, logo remetemos às doenças ligadas ao corpo, mas esquecemos, em muitas vezes, da saúde bucal, o nosso sorriso, que, além de ser bonito à vista, também, reflete direto na saúde de nosso corpo e também de nossa mente. Para explicar melhor isso, entrevistamos o cirurgião dentista Dr. Ian Viera, que tem experiência no assunto e vai explicar para nós qual seria o segredo da saúde bucal e sua importância no corpo e na mente. 

BLOG MALUMA MARQUES - Drº. Ian Vieira, primeiramente, quero agradecer por ter aceitado o nosso convite para falar de um tema tal importante e pouco debatido na sociedade, principalmente entre as pessoas mais vulneráveis, que acha ser extremante caro fazer um tratamento odontológico. Antes de entramos no tema, o que é saúde bucal?

DRº. IAN VIEIRA - Saúde bucal é um padrão de saúde das estruturas bucais, que permite ao indivíduo falar e viver em sociedade, sem doença ativa, desconforto ou embaraço. Noutras palavras, Saúde bucal, de forma simples, é cuidar da boca, dos dentes, do sorriso, da própria estética da face, proporcionando um bem-estar geral ao indivíduo.

BLOG MALUMA MARQUES - Drº. Ian Vieira, o senhor diz que há um segredo da saúde bucal e que ela é importante para o corpo e para mente, o senhor pode explicar como?

DRº. IAN VIEIRA - olha, o segredo nada mais é que o próprio sorriso. Ele é responsável pela autoestima das pessoas, é a porta de entrada para tudo, inclusive para o trabalho e vida social. Ele é importe porque a boca é um conjunto de órgãos que estão ligados a todo corpo. Através da nossa corrente sanguínea. E quando estamos em dia com nossa saúde bucal, é refletido na nossa autoestima, logo produz um efeito psicológico de bem-estar. Por isso a importância de está bem com nosso sorriso.

BLOG MALUMA MARQUES - Drº. Ian Vieira, um tratamento odontológico é caro, só pessoas com uma condição financeira mais elevada podem fazer ou pessoas com poucos recursos, digo, mais carentes também conseguem? 

DRº. IAN VIEIRA – hoje em dia com a disseminação das clínicas populares, toda população pode ter acesso ao tratamento odontológico de qualidade por um preço muito acessível. Além dos preços acessíveis, uma facilidade no pagamento, diversas formas. A saúde bucal nunca esteve tal acessível à população

BLOG MALUMA MARQUES - Drº. Ian Vieira, ouvimos muito falar sobre clínicas odontológicas populares, o quê significa e qual a diferença desse tipo de clínica para as que não são populares?  

DRº. IAN VIEIRA – Na verdade, a diferença está em detalhes, as clinicas populares normalmente estão localizadas em bairros menos centralizados, e a estrutura é mais modéstia. Porém, o material e os professionais são de excelência, digo isso por experiência própria, sempre trabalhei nessas clinicas. Já, as não populares - como assim dizemos - normalmente são aquelas situadas em bairros mais desenvolvidos, às vezes, há mais tempo no mercado e um investimento maior na estrutura. Na prática, é como eu disse, não há muita diferença. As pessoas podem procurar as chamadas clínicas populares que terão atendimento de excelência.  

BLOG MALUMA MARQUES - Drº. Ian Vieira, o senhor pode dar algumas dicas para que os leitores possam fazer em casa, no dia a dia, para cuidar da sua saúde bucal?

DRº. IAN VIEIRA – É o de sempre bem feito, não há nada de novo: manter a escovação em dia, o uso diário do fio-dental, e fazer avalição semestral com dentista. Isso é o básico. Lembrando que na maioria das vezes, as avalições são gratuitas. As clinicas, consultórios costumam oferecer.  

BLOG MALUMA MARQUES - Drº. Ian Vieira, pela sua experiência, por que as pessoas ainda tem tanto medo de ir ao dentista?

DRº. IAN VIEIRA – Por muito tempo os nossos pais nos embutiam, toda vez que fazíamos algo de errado, para nos amedrontar, diziam que se não nos comportássemos e/ou se repetíssemos aquela atitude nos levariam ao dentista, ou seja, o dentista era o "bicho-papão". Então, crescemos com a visão que dentista é sinônimo de dor, coisa ruim. Não deixa de ser algo cultural, apesar de estarmos em pleno século XXI. Para, além disso, nunca tivemos uma educação bucal, não formos ensinados a priorizar isso, sempre ficou em segundo plano. Graças a Deus isso tem mudado muito hoje, mas, ainda temos muito o avançar.

BLOG MALUMA MARQUES - Drº. Ian Vieira, quais os principais problemas que atingem a saúde bucal da população hoje, principalmente, as mais carente?

DRº. IAN VIEIRA – Infelizmente, a falta da escovação ou escovação correta é a maior causadora de problemas, principalmente entre a população mais carente. Um dos principais problemas apresentado é a cárie, que em muitos casos, devido ao estado avançado levam a perca dos dentes.

BLOG MALUMA MARQUES - Drº. Ian Vieira, falar de saúde bucal é falar de saúde em geral, bem-estar, autoestima e oportunidades. O senhor acha que o poder púbico, seja ele estadual ou municipal, dar a devida importância à questão da saúde bucal, há dentistas suficientes na rede pública, principalmente nas comunidades mais carentes para atender a população ou essa questão de saúde bucal ainda estar em segundo plano para o poder publico?

DRº. IAN VIEIRA – Falando de saúde, de modo geral, não há investimento suficiente, não é diferente no caso da saúde bucal. Ainda não há um olhar devido. Sem duvidas não há dentistas suficiente para toda população. Mas, sou otimista. Vejo essa realidade mudar pouco a pouco em algumas cidades por onde já passei. Dentre elas, João Alfredo e Surubim. São cidades que tem um olhar humanizado e mais voltado para saúde em geral, principalmente a saúde bucal. João Alfredo, por exemplo, é uma cidade – inclusive minha cidade natal – que tem ganhado destaque nesse cenário. Lá temos um numero de dentistas excelentes, todos muito experientes e preparados para lidar com a população. Você vai fazer uma consulta e não ver diferença de uma consulta particular, em um consultório particular. Posso dizer isso porque atendo lá na rede pública, e é o que ouço dos pacientes e da população de modo geral. O prefeito Zé Martins tem investido pesado na saúde de modo geral.

BLOG MALUMA MARQUES - Drº. Ian Vieira, pessoas como algumas doenças, como diabete, podem fazer tratamentos odontológicos?  

DRº. IAN VIEIRA – A principio, todos podem e devem ir ao dentista, mas, aquelas que têm doenças crônicas, como cardiovascular, diabetes ou outra do tipo, devem antes consultar seu médico. 

BLOG MALUMA MARQUES - Drº. Ian Vieira, qual é ou quais sãos os principais problemas que causam o mau hálito, mesmo com a devida escovação? 

DRº. IAN VIEIRA – Na verdade as causas são diversas, eu vou tentar resumir e dar uns exemplos aqui. Mas digo que, o ideal para diagnóstico de cada caso é procurar o dentista. Desde as causas temporárias, como Comer alimentos com odores fortes (como por exemplo, o alho ou a cebola), que podem provocar halitose temporária, estar entre as principais doenças que causam mau hálito, a cárie dentária, a gengivite e a periodontite. Além dessas mais comuns, dizemos assim, há também a diabetes, sinusite, refluxo gastro-esofágico, pneumonia, bronquite, xerostomia, problemas renais ou hepáticos, entre muitas outras patologias. Por isso é importante consultar sempre um dentista, só ele poderá avaliar, dar o diagnóstico correto e  indicar o tratamento para cada caso. 

BLOG MALUMA MARQUES - Drº. Ian Vieira, o senhor faz cirurgias? Quais procedimentos o senhor realiza no seu consultório?

DRº. IAN VIEIRA – Sim, faço. Extrações, frenectomia, profilaxia, clareamento, raspagem, entre outras.

BLOG MALUMA MARQUES - Drº. Ian Vieira, existe alguma doenças que pode ser causada no corpo pelo não cuidado com a saúde bucal?

DRº. IAN VIEIRA – Sim, sem dúvidas. Vou citar aqui cinco delas: Endocardite bacteriana. Ocorrem bactérias que colonizam a boca, caem na circulação sanguínea e chegam ao coração. Pneumonia e artrite reumática. Quando entram na corrente sanguínea, as bactérias da boca podem chegar a outros órgãos, como os pulmões e as articulações, causando infecções como a pneumonia e a artrite reumática. Parto prematuro. Ocorre quando a elevação hormonal durante a gestação deixa as gengivas das mulheres grávidas mais suscetíveis às inflamações. Impotência. Homens com inflamações nas gengivas têm três vezes mais chances de terem problemas de ereção que aqueles com gengivas saudáveis. Diabetes. A diabetes aumenta a propensão para o desenvolvimento de doenças periodontais e inflamações na gengiva, além de outros problemas de saúde bucal, como feridas, perda óssea ao redor dos dentes e boca seca. 

BLOG MALUMA MARQUES - Drº. Ian Vieira, quando a pessoa lhe procura já paga pela consulta, como o atendimento? O que é feito de imediato?

DRº. IAN VIEIRA – O primeiro passo é a avaliação – normalmente é de graça - assim identifico todos os problemas, logo indico os procedimentos a serem realizados, inclusive destacando quais necessitam de uma atenção imediata.

BLOG MALUMA MARQUES - Drº. Ian Vieira, chegamos ao final da entrevista, espero tê-lo outras vezes para tirar dúvidas do nosso leitor. O senhor fique a vontade para deixar suas considerações finais.

DRº. IAN VIEIRA – Eu quero agradecer pela oportunidade, dizer que foi uma imensa satisfação e me colocar a disposição desse Jornal, do Blog, dos leitores e seguidores, caso ainda tenha restado alguma dúvida sobre o assunto ou mesmo queiram entrar em contato comigo para marcar uma avaliação. Vou deixar aqui meu Instagram: @ianvieiraaa e telefone: (81) 9 9630-1756.


Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados