Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

5G: saiba quando chega no Recife e outras cidades de Pernambuco

7.7.22

/ por casinhas agreste



Quinta geração de internet móvel promete conexão com velocidade ultrarrápida e avanços de tecnologias como carros que dirigem sozinhos e cirurgias remotas.

O 5G começou a funcionar em Brasília, na quarta-feira (6), primeira capital a receber a rede. No Recife, o prazo máximo para que a tecnologia comece a funcionar é 29 de setembro deste ano, de acordo com o cronograma da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Entretanto, a previsão é de que, nas capitais, a operação já comece em 29 de agosto.
O 5G, quinta geração de internet móvel, promete uma revolução: conexão com velocidade ultrarrápida, avanços de tecnologias como carros que dirigem sozinhos e a possibilidade de ligar muitos objetos à internet ao mesmo tempo (saiba mais abaixo).

É preciso ter um celular compatível com essa tecnologia. Em julho de 2022, a Anatel listava cerca de 60 modelos homologados (confira aqui a lista). Há aparelhos partindo de R$ 1,3 mil. Com o tempo, a tendência é que todos incorporem a compatibilidade, assim como aconteceu com o 4G.

O prazo inicial para implantação do 5G em todas as capitais era até 31 de julho, mas dificuldades logísticas fizeram com que a data-limite fosse adiada. Para as cidades que não são capitais e que têm mais de 500 mil habitantes, caso de Jaboatão dos Guararapes e Olinda, a previsão para início é 1º de janeiro de 2023.

Ao g1, a Anatel disse que esse prazo se refere à liberação para uso na faixa de 3,5 GHz. O início do uso pode ser antecipado, "caso sejam atendidas as condições necessárias".

Entretanto, para as demais cidades, existem datas diferentes para o cumprimento de metas estabelecidas no edital do leilão do 5G. Isso diz respeito à ativação de Estações Rádio Base (ERBs).

A Anatel disponibiliza um site em que reúne informações sobre o cumprimento dessas metas para a chegada do 5G. Confira, abaixo, o prazo máximo para que o 5G chegue a parte das dez cidades mais populosas de Pernambuco:

Recife: até 29 de setembro de 2022;
Jaboatão dos Guararapes: até 31 de julho de 2025;
Olinda: até 31 de julho de 2026;
Caruaru: até 31 de julho de 2026;
Petrolina: até 31 de julho de 2026;
Paulista: até 31 de julho de 2026;
Cabo de Santo Agostinho: até 31 de julho de 2026;
Camaragibe: até 31 de julho de 2027;
Garanhuns: até 31 de julho de 2027;
Vitória de Santo Antão: até 31 de julho de 2027.

G1 Caruaru

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados