Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

PERNAMBUCO: Trem do Forró volta a sair e comemora 30 anos de viagens, após intervalo por causa da pandemia

19.6.22

/ por casinhas agreste
Trem do Forró volta a sair e comemora 30 anos de viagens, após intervalo por causa da pandemia
Viagem de ida e volta, do Recife ao Cabo de Santo Agostinho, dura cinco horas, animadas por muito forró pé de serra, xote, xaxado e baião.
Por Mhatteus Sampaio, TV Globo

Levando trios de forró pé de serra e muita gente disposta a curtir um arrasta-pé num vagão em movimento, o tradicional Trem do Forró comemora 30 anos de viagens em 2022.
E a comemoração, neste sábado (18), teve um gosto especial: depois de dois anos sem poder circular, por conta da pandemia, o trem voltou a sair, levando forrozeiros do Recife até o Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana.
Durante o percurso, de 84 quilômetros contando a ida e a volta, ninguém consegue ficar parado. Primeiro, pelo balanço do trem. Depois, porque são cinco horas de muito forró, xote, xaxado e baião. Em cada vagão, um trio do autêntico forró pé de serra para animar os viajantes. A capacidade é de até mil passageiros.


Um autêntico trio de forró pé de serra anima cada vagão do Trem do Forró — Foto: Reprodução/TV Globo


E, como sempre, veio turista de todo canto do Brasil. Uma turma animada veio do Pará, numa excursão com mais de 40 pessoas. A guia de turismo Neida Leal sempre organizou viagens para o Recife para sair no Trem do Forró. Foi tanta gente dessa vez que eles trouxeram uma bandeira do estado para ninguém se perder.

"São 45 pessoas. Há dois anos estava organizando. Hoje chegou o grande dia, trouxemos todo o Pará para festejar aqui", conta.


A guia de turismo Neida Leal veio com mais de 40 amigos do Pará para curtir o Trem do Forró — Foto: Reprodução/TV Globo

O analista de sistemas Juliano Von Ah veio sozinho mas, num instante, arrumou companhia. "Vim diretamente de São Paulo, Piracicaba, interior. Forró é bom demais, isso aqui é muito bom. Sempre planejando vir pra cá, quando a gente vem, é arrasta-pé demais".
Vindo do Ceará, a customizadora Leone Carneiro e as amigas estavam fazendo companhia e disseram que não iriam deixá-lo sozinho. "Estamos curtindo todo mundo, é só alegria. Vamos ficar com ele até domingo".


O analista de sistemas Juliano Von Ah veio sozinho de Piracicaba, mas arranjou logo um grupo de amigas do Ceará como companhia — Foto: Reprodução/TV Globo

E, ao longo desses 30 anos de viagem, o Trem presenciou muitas histórias de amor. A enfermeira Conceição das Neves conta que conheceu o marido, Edson Quintanilla, no Trem do Forró, há dez anos. "Nunca perdemos. Não viemos dois anos devido à pandemia, mas graças a Deus, retornamos".



A enfermeira Conceição das Neves conta que conheceu o marido, Edson Quintanilla, no Trem do Forró, há dez anos — Foto: Reprodução/TV Globo

História do passeio
O Trem do Forró já atraiu mais de 200 mil pessoas. São cerca de mil horas, em 200 dias, apresentando as tradições da cultura nordestina aos passageiros e turistas, de acordo com os organizadores.
O primeiro passeio aconteceu em 1991, quando um grupo de servidores estaduais resolveu criar uma opção diferente de festa para o período junino: um trem que os levasse até Caruaru, "capital do forró", a 135 quilômetros do Recife, no Agreste.
O trem saía do Recife para Caruaru, voltando em seguida à capital, transportando cerca de 60 passageiros, ao som de uma banda de pífanos e forrozeiros.
Em 2001, o destino do Trem do Forró passou a ser o Cabo de Santo Agostinho. Em 2020, a organização da atração junina estava pronta para realizar uma grande festa em comemoração aos 30 anos do passeio, mas em virtude da pandemia, a celebração precisou ser adiada.

Serviço
Trem do Forró - do Recife ao Cabo de Santo Agostinho
Saídas: 19, 25 e 26 de junho, com concentração a partir das 14h30
Próximo ao Forte das Cinco Pontas, no final da Avenida Sul, no bairro de São José, em frente ao Bar e Restaurante Catamaran

Ingressos a partir de R$ 180, à venda na internet

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados