Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Prefeito de Orobó diz que quer reunião com os professores: professores questionaram planilha apresentada pelo contador da Prefeitura

26.5.22

/ por casinhas agreste


Opinião : Madalena França Orobó PE

O prefeito de Orobó quer mesmo pagar o Piso de 33,24 % aos professores da Rede Municipal, ou quer palco para mais um capítulo de enrolação?
Prefeito Biu Abreu foi procurado por comissões de professores em Fevereiro, 23 de março teve manifestação dos professores na Câmara de Vereadores, indicação do Vereador Junior de Ubiraci nesta mesma data, Final de março ainda tivemos em um dia chuvoso passeata na rua com concentração em frente a Prefeitura, no dia 10 de abril, inauguração da Paulo Freire outro grupo de professores falaram com ele, dia 12 eu, professora Madalena estive em contato com ele e também tratei do assunto, no último dia do mês de abril na tarde 30, todos esses professores da imagem acima estiveram com Biu Abreu , o contador da PMO e o assessor Wellington. Nesta reunião ouvimos duas propostas indecentes. De ter 15% de aumento neste mês de maio e perder o retroativo de janeiro a abril, ou ter 11% durante todo ano com retroativo parcelado.

O Senhor Wellington nos apresentou uma planilha falsificada, onde a verba mensal do fundeb correspondia apenas a parcela que chega dia 10 de cada mês, que fira em torno de um milhão e trezentos mil. Todo professor que lá estava é prova que ele disse que a folha de pagamento da Educação está em 900 mil e que se fosse aplicado os 33,24% atingiria, um milhão e duzentos mil que seria praticamente 100% da verba total do FUNDEB.

Dias depois ele foi pego na mentira, quando o vereador Lúcio Donato conseguiu o estrato das verbas da Educação Banco do Brasil, por onde entra e sai todo o dinheiro.


Como podemos ver no estrato bancário, a verba do fundeb é 3 vezes maior do que nos foi apresentada. Biu Abreu foi procurado em fevereiro, março , abril e toda vez nos enganou. Para que que ele quer sentar com os professores agora? Só se for para fazer um pedido de desculpas por ter mentido, quanto aos reais valores do fundeb.

Se ele quisesse pagar o piso salarial de 33,24% teria mando para Câmara ontem , junto com o reajuste da gratificação de locomoção, por sinal de forma errada, retirando da lei em vigor desde 2009, que reza que a gratificação deve ser corrigida todo primeiro de janeiro conforme o piso.

O que o Vereador Paulo Brito quis , foi jogar falsas esperanças nos professores, para que eles desistam da ação que estão em fase de recolhimento de documentação que são muitas, mas a defesa já está pronta para se entrar com uma liminar provando que tem verba suficiente para dar 100% de reajuste se fosse da vontade do prefeito e que ele está prendendo nosso dinheiro desde janeiro, sem razão alguma, porque 33,24% nunca foi problema para ser pago, já que está sobrando, mas de 100% da folha atual todos os meses.

O que eles querem mesmo, é atrapalhar o trabalho de D. Almir cruz e a vida dos professores.

Nós não somos inimigos do prefeito. Sentaremos com ele para um café, uma roda de viola, um louvor a Deus. Mas o tempo de negociação já passou. Ele foi procurado mais de 5 vezes. Para pagar o certo, ele não precisa sentar com ninguém. Em 10 anos de FUNDEB, nunca se precisou sentar com professores para legalizar o Piso. Essa moda é nova. Para parcelar, não aceitamos mais. Se parcela dívida, quando falta dinheiro. Quando se sobra, se paga o certo; e se dar rateio das sobras

Vale lembrar que além de toda verba desse ano de 22 , ainda se tem em caixa mais de 900 mil que sobrou do ano de 21 e que deve ser rateado aos professores que estavam na ativa ano passado. Verba que a professora Jacinta Ramos, mostrou, comprovou e o contador mesmo, confirmou que existe.

Não vamos nos iludir com propostas vazias. 33,24% com retroativo já! O resto é conversa para botar bebê para dormir.

Por Madalena França.

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados