Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Rússia testa míssil intercontinental que tem capacidade nuclear

20.4.22

/ por casinhas agreste


crédito: AFP
Nesta quarta-feira (20), a Rússia anunciou que testou com sucesso seu míssil balístico intercontinental Sarmat. Putin apareceu na TV recebendo informações de membros das Forças Armadas de que o míssil foi lançado de Plesetsk, no noroeste do país, e atingiu os alvos planejados na península de Kamchatka, no extremo leste russo.

"Trata-se de uma arma única, que reforçará o potencial militar das nossas Forças Armadas, vai garantir a segurança da Rússia contra as ameaças externas e vai fazer aqueles que ameaçam nosso país com uma retórica desenfreada e agressiva pensarem duas vezes", disse Putin no anúncio televisivo.
O presidente russo ainda disse que o míssil de quinta geração Sarmat tem a capacidade de “derrotar todos os sistemas antiaéreos modernos”.

O lançamento do Sarmat não é exatamente uma surpresa para o Ocidente, já que ele está sendo desenvolvido há anos pela Rússia. Mesmo assim, o seu lançamento ocorre em um momento de extrema tensão geopolítica devido a guerra protagonizada pelo país com a Ucrânia.

De acordo com o Serviço e Pesquisa do Congresso Americano, o Sarmat é um míssil de escala intercontinental e a Rússia deve implantar 10 ou mais ogivas em cada míssil.

Na linha do teste de hoje, o Secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, disse em março que a perspectiva de um conflito nuclear, que antes era impensável, voltou ao campo das possibilidades.

Diário PE

Nenhum comentário

Postar um comentário

DIVULGAÇÃO

 


Veja também
© Todos os Direitos Reservados