Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Gado Bravo completa 28 anos de emancipação política com vasta programação cultural. Confira

28.4.22

/ por casinhas agreste

O Município de Gado Bravo, no Estado da Paraíba, completa 28 anos de aniversário, no dia 29 de abril de 1994, data de sua emancipação política,  Gado Bravo está situado na Mesorregião do Agreste Paraibano, cerca de 170 quilômetros da capital. Com uma população estimada em 8.376 pessoas. O Município limita-se ao Norte com Aroeiras e Queimadas, ao Sul com Umbuzeiro e Santa Cecília, A Leste com Aroeiras e a Oeste com Barra de Santana.
Para comemorar os 28 anos de fundação, a Prefeitura preparou para o dia 29 de abril, uma programação especial em comemoração ao aniversário da cidade, às 05:00 horas da manhã haverá a tradicional queima de fogos, em seguida alvorada festiva pelas ruas da cidade. Também haverá hasteamento da bandeira do Município, do Estado e do Brasil,  apresentação teatral, café da manhã e, em seguida missa na Igreja São José pelo aniversário da cidade. 
A Programação festiva continua com torneio de futebol no Estádio o "Luizão". No período da tarde acontece a primeira Feira Cultural de Gado Bravo a ser realizada nesta sexta-feira, às 16:00 horas no centro da cidade. De acordo com  a organização do evento, haverá apresentação de artistas: coco de roda, quadrilha, forró e entre outros. No local do evento será instalado barracas de artesanatos  de artesãos local, como crochê, miçangas e customização, ainda haverá barracas de comidas regional, queijo, nata, pamonha e doces. A organização do evento fica por conta da Secretaria de Educação e Cultura de Gado Bravo com o incentivo cultural  Lei Adir Blanc.

Historia de Gado Bravo

A sua história  começou  com uma pequena vila e tem sua origem ligada à construção de uma casa de farinha de propriedade do Sr. Antônio Gonçalves no fim do século XIX e início do século XX, com migrações de origem endógena e exógena, principalmente do Estado de Pernambuco. Seus primeiros nomes foram: Olho d’água, Vila São José, Cruzeiro e o nome atual Gado Bravo, que se deu devido à criação de bovinos (gados), onde os criadores ao conduzir o rebanho gritavam “vai gado bravo”, a citação foi pegando até que surgiu o nome da localidade. Eventos turísticos: Festa do Padroeiro da cidade, Festa dos Tapuios, Festa de Emancipação Política, Vaquejada de Gado Bravo. Atrações turísticas naturais: Rio Paraíba, Montanhas de Gado Bravo, Relevos junto ao Rio Paraíba. Patrimônio Arquitetônico-Cultural material: Igreja de São José, Associação Municipal de Artesãos de Gado Bravo.

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados