Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Em Vertente do Lério , cozinha comunitária começa a funcionar e oferece 200 refeições por dia para a população

12.4.22

/ por casinhas agreste
Cozinha comunitária começa a funcionar em Vertente do Lério, no Agreste, nesta terça
Diario de Pernambuco


O equipamento, localizado na cidade de Vertente do Lério, foi inaugurado ontem, terá capacidade para produzir 200 refeições diárias. (Imprensa SDSCJ/Divulgação )

O município de Vertente do Lério, na região do Agreste, inaugurou a primeira cozinha comunitária a partir do suporte financeiro do Estado, ontem, e começa a funcionar nesta terça-feira (12). A unidade vai ofertar todos os dias a população cerca de 200 refeições. De acordo com a Secretária de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, as cozinhas fazem parte do Programa Tá na Mesa PE, política de segurança alimentar e nutricional que monitora a atuação desses equipamentos no Estado. Através do programa estadual, o Governo do Estado ofertou cofinanciamento para 97 cozinhas comunitárias, um investimento em torno de R milhões.
A solenidade de inauguração contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude em exercício, Joelson Rodrigues. O gestor destacou a parceria entre Governo do Estado e município para a execução dessa ação, que é uma estratégia de enfrentamento à fome e à insegurança alimentar e nutricional.
“Cerca de 70 cozinhas comunitárias serão implantadas, do zero, em Pernambuco e a de Vertente do Lério é a primeira dessa lista. Há ainda, do conjunto de cozinhas espalhadas pelo Estado, uma parte que será reaberta e outra ampliada. Essa é uma ação que está mobilizando o poder público local e tirando do papel mais uma pauta do Plano de Retomada, que expandiu sua atuação para as demandas da segurança alimentar e nutricional”, pontuou.

Pernambuco já dispõe de 28 unidades em 26 municípios. Desse quantitativo, 14 estavam em funcionamento e outras 14 estavam paralisadas. A partir dos recursos estaduais disponibilizados, as unidades em funcionamento receberão R mil durante 12 meses, que serão usados para aumentar a capacidade de produção. A outra parte, recebe RS 12 mil durante o mesmo período para a reabertura e aumento da capacidade de produção.

 
Outras 69 cozinhas serão implantadas em 69 municípios. Para este grupo, serão repassadas 12 parcelas de 12 mil. Esses equipamentos terão capacidade de produção de cerca de 200 refeições diárias.

Mais unidades
No início de março, Gravatá reabriu a sua cozinha comunitária e o equipamento funciona beneficiando os usuários dos quatros Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) do município. Outras quatorze cidades pernambucanas, que já tinham suas unidades em funcionamento, investiram o aporte estadual na ampliação dos equipamentos, que agora passam a oferecer 200 refeições diárias.

Tá na Mesa PE
Criado em 2021 como parte da política da Segurança Alimentar e Nutricional, o Tá na Mesa PE monitora as cozinhas espalhadas pelas cidades pernambucanas, equipamentos públicos que atuam como ferramentas de educação e segurança alimentar e nutricional. Através do programa estadual, o Governo do Estado ofertou cofinanciamento para 97 cozinhas comunitárias, um investimento em torno de R milhões. 

Diário de Pernambuco

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados