Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Em 1992, três casinhenses foram eleitos vereadores de Surubim. Para Prefeito, Murilo Barbosa Venceu Zé Arruda

15.4.22

/ por casinhas agreste

O ano de 1992, Casinhas Distrito de Surubim, terra marcada por grandes embates políticos, naquela época, duas forças políticas dominava a tradicional política local, de um lado os "Farias", simbolizados pelo  vermelho  conhecidos como  "marimbondo", e por outro lado os "Barbosas", representava   o amarelo, denominados na época como os  "embolabostas". As cores partidárias representava a paixão não só política, como algo pessoal que seguia além das fronteiras política.  
No ano de 1992, concorria a eleição para prefeito José Arruda (PSB) "marimbondo", por outro lado Murilo Barbosa (PFL),cotado como candidato da família Barbosa, filho do Ex- Deputado Estadual Geraldo Barbosa e sobrinho do Prefeito Humberto Barbosa. Murilo era favorito na eleição daquele ano, por herdar uma ótima gestão do seu tio Humberto Barbosa. 

Murilo Barbosa e José Arruda, ex- prefeitos de Surubim PE
A terceira via era representada pelo renomado Delegado de Polícia Doutor Leandro Santos de Carvalho (PDT), que teve seu nome popularizado após diversas operações que culminou na prisão de criminosos e trazer de volta a paz e a segurança para a capital da vaquejada. Também outro nome que chegou a disputar a eleição de 1992 foi o Senhor Moacir Pessoa de Araújo (PSD),  os últimos representavam a renovação política na terra da vaquejada.
O resultado da eleição de 1992 trouxe Murilo Barbosa (PFL), vencedor com 11.964 dos votos em segundo lugar José Arruda com 10.477 votos.  Na sequência veio o Delegado Doutor Leandro com 2926 votos e Moacir Pessoa de Araújo com 326 votos. Na eleição para prefeito compareceram 28. 313 eleitores, votos válidos 25,613, branco 1703, nulos 917 votos. 


Para o legislativo Municipal, a eleição trouxe 13 vencedores, sendo o casinhense José Guerra de Farias (PFL),  eleito em primeiro lugar com 1342 votos, votação histórica para Zé Guerra que elevou o seu nome para a candidatura a Prefeito de Casinhas. Outros dois casinhenses foram eleitores vereadores de Surubim, o pecuarista Gilberto Interaminense  (PFL), com 882 votos e Maria Rosineide Barbosa (PSB) com 605 votos, a filha de Miguel Agostinho. Após o desmembramento de Casinhas a Surubim, Rosineide Barbosa tornou-se democraticamente a primeira prefeita do Município de Casinhas. 




Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados