Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

PARAÍBA: Morre criança que se engasgou com bexiga durante tratamento em clínica, em João Pessoa

9.3.22

/ por casinhas agreste

Menino seguia em estado grave. Protocolo foi encerrado na noite de ontem.
 Portal T5
O Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa confirmou na manhã desta quarta-feira (9), a morte da criança de 9 anos que se engasgou com uma bexiga na última segunda (7). O protocolo de morte encefálica foi fechado ontem à noite. O garoto, que tinha autismo, sofreu três paradas cardíacas - duas ainda durante o socorro prestado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) - e manteve-se em estado grave durante a estadia na unidade de saúde.

A hospitalização aconteceu após ela se engasgar em um centro de reabilitação para autismo, no bairro Tambauzinho. Os atendimentos na clínica foram suspensos após o ocorrido.


A assessoria de imprensa da unidade de saúde informou que, neste ano, mais de mil casos em decorrência de corpo estranho foram registradas no Hospital de Emergência e Trauma. Em 25% dessas ocorrências os pacientes são crianças.

Posicionamento da clínica

Em comunicado à imprensa, a Sentidos Clínica lamentou o ocorrido e destacou que o incidente aconteceu enquanto a criança esperava a chegada dos responsáveis em uma sala de espera, acompanhada por um por um integrante da equipe. A bexiga, segundo a versão da clínica, teria sido tomada da mão do referido profissional "de forma arrebatadora", por parte da criança.

"Importante destacar que fizemos de tudo que estava ao nosso alcance naquele momento para evitar complicações à criança. E, desde o ocorrido que a Clínica vem monitorando, dentro de duas limitações, o estado de saúde dela e se colocando à disposição da família", diz um trecho do comunicado.


Como agir em casos de engasgos:

Em bebês:

– Coloque o bebê de bruços em cima do seu braço e faça cinco compressões entre as escápulas (no meio das costas);

– Vire o bebê de barriga para cima em seu braço e efetue mais cinco compressões sobre o esterno (osso que divide o peito ao meio), na altura dos mamilos;

– Tente visualizar o corpo estranho e retirá-lo da boca delicadamente;

– Se não conseguir, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência (pronto socorro ou hospital).

Crianças maiores de 1 ano e adultos:

– Posicione-se por trás e enlace a vítima com os braços ao redor do abdômen (se for uma criança, ajoelhe-se primeiro), caso ela esteja consciente;

– Uma das mãos permanece fechada sobre a chamada “boca do estômago” (região epigástrica). A outra mão comprime a primeira, ao mesmo tempo em que empurra a “boca do estômago” para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão;

– Faça movimentos de compressão para dentro e para cima (como uma letra “J”), até que a vítima elimine o corpo estranho;

“É importante reforçar que esses procedimentos são válidos somente se a criança ou o adulto engasgado estiverem conscientes. Vítimas inconscientes precisam de atendimento hospitalar rapidamente, mas os primeiros socorros para asfixia ou engasgo devem ser tomados até que seja possível o atendimento especializado”, disse a médica do Samu, Clarissa Rios.

Se preciso, busque assistência em serviços de emergência, como ligar para o Samu – 192 ou Corpo de Bombeiros – 193.

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados