Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

PERNAMBUCO: Surto de Candida auris: segundo caso de 'superfungo' é confirmado no Hospital da Restauração, diz Anvisa

14.1.22

/ por casinhas agreste

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) confirmou, nesta quinta-feira (13), que recebeu a confirmação de um segundo caso de Candida auris no hospital da Restauração, no Derby, área central do Recife.

Segundo a Anvisa, o novo caso é de um segundo paciente que está internado na unidade de saúde.

Identificado pela primeira vez no ouvido de uma mulher japonesa em 2009, o Candida auris é um fungo emergente de difícil diagnóstico que foi identificado em diferentes locais do mundo.

Como é resistente a praticamente todos os medicamentos existentes, passou a ser classificado pelos especialistas como um "superfungo". Sem uma análise especializada, ele pode ser confundido com vários outros tipos comuns.

A Anvisa considera que há um surto do “superfungo” no Hospital da Restauração, que é a maior unidade de emergência do Norte e Nordeste.

“Apesar de no momento haver só dois casos confirmados, pode-se considerar que há um surto de Candida auris porque a definição epidemiológica de surto abrange não apenas uma grande quantidade de casos de doenças contagiosas ou de ordem sanitária, mas também o surgimento de um microrganismo novo na epidemiologia de um país ou até de um serviço de saúde”, afirma a Anvisa em comunicado.

De acordo com a Anvisa, ainda não se sabe o mecanismo de transmissão, acreditando-se que é por meio de contato com superfícies ou equipamentos contaminados.

Nenhum comentário

Postar um comentário

DIVULGAÇÃO

 


Veja também
© Todos os Direitos Reservados