Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Comportas de barragem são abertas e água do São Francisco chega ao Sertão da Paraíba

22.1.22

/ por casinhas agreste

Segundo o Governo Federal, estrutura é a maior do gênero de toda a transposição, com capacidade de armazenamento de 260 milhões de metros cúbicos

Do Correio PB
Barragem, São Francisco, Sertão da Paraíba

Barragem de Boa Vista é a maior do gênero de todo o Projeto São Francisco, com capacidade de armazenamento de 260 milhões de metros cúbicos (Foto: André Neiva/MDR)
A Barragem de Boa Vista, localizada em São José de Piranhas, no Sertão Paraíba, teve as comportas abertas para liberação da água do Rio São Francisco. A estrutura é a maior do gênero de toda a transposição, com capacidade de armazenamento de 260 milhões de metros cúbicos.

Veja mais notícias no Portal Correio
“O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), investiu R$ 270 milhões na barragem, que tem 900 metros de extensão e faz parte do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco”, disse o governo.

Acompanhe a TV Correio na internet
Com a abertura das comportas em Boa Vista, a Barragem de Caiçara, também na Paraíba, deverá ter enchimento completo até esta segunda-feira (24), liberando água para a Barragem Engenheiro Avidos, em Cajazeiras (PB), que atenderá 61,4 mil pessoas. Na sequência, as águas do Velho Chico seguirão para o Rio Grande do Norte, com previsão de chegada no mês de fevereiro.

“Essas águas vão permitir que milhares de pessoas possam ter a tão sonhada segurança hídrica. Água tratada na torneira, água à disposição para se gerar emprego e oportunidade, para se diminuir a pressão sobre o sistema de saúde pública. É a formalização do compromisso do presidente Bolsonaro para emancipar as populações nordestinas”, destaca o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.

O último trecho de canal do Projeto São Francisco, entre os reservatórios Caiçara e Engenheiro Avidos, foi inaugurado em outubro de 2021, em evento com a presença do presidente Jair Bolsonaro. Com isso, após 13 anos desde o início do empreendimento, as obras físicas necessárias para garantir o caminho das águas dos dois eixos (Leste e Norte) estão concluídas.

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados