Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Governo do Estado diz que prefeituras podem aplicar Pfizer como reforço para quem tomou dose única de Janssen

10.12.21

/ por casinhas agreste

Sem número de doses suficiente, PE diz que prefeituras podem aplicar Pfizer como reforço para quem tomou dose única de Janssen
Governo disse que seriam necessárias 173 mil unidades da Janssen, mas só chegaram 19 mil. Após o anúncio, o Recife liberou o agendamento para quem tomou o imunizante.
Secretário estadual de Saúde, André Longo, e Ana Catarina Melo falaram sobre vacinação contra Covid-19, nesta quinta (9), no Recife — Foto: Priscilla Aguiar/g1


O governo de Pernambuco recomendou, nesta quinta (9), que os municípios utilizem a vacina da Pfizer para aplicar o reforço da vacina contra a Covid-19 em quem tomou a dose única da Janssen. O estado justificou que não recebeu grande parte do material esperado para imunizar esse público. Seriam necessárias 173 mil unidades da Janssen, mas só chegaram 19 mil.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
A autorização do esquema heterólogo, ou seja, a mistura de vacinas de fabricantes diferentes, foi anunciada em coletiva, na sede da Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE), no bairro do Bongi, na Zona Oeste no Recife.


Participaram o secretário de Saúde, André Longo, e a Superintendente de Imunizações do estado, Ana Catarina de Melo.

Segundo Longo, a medida foi tomada, porque, neste momento, "não há segurança de quando chegará um número de doses suficiente da Janssen".

" É seguro o esquema heterólogo [mistura de vacinas]. Estamos autorizando os municípios a aplicar, na falta de vacina da Janssen, a vacina da Pfizer”, destacou André Longo.
Pernambuco recebeu doses da vacina da Janssen para doses de reforço — Foto: Hélia Scheppa/Divulgação

Ele lembrou que Pernambuco recebeu, na quarta-feira (8), 19.450 unidades do imunizante da Janssen, o que representa apenas 11,2% da quantidade de pessoas que tomaram esse tipo de vacina no estado, que foi de 173.073.


Após o anúncio, o Recife liberou o agendamento para quem tomou o imunizante. A prefeitura informou que já é possível agendar no Conecta Recife e que a dose de reforço com a Janssen será aplicada enquanto durar o estoque dessa vacina, a partir de então será aplicado o imunobiológico da Pfizer.

Nesta quinta, a capital recebeu uma remessa com 6.480 doses do imunizante da Janssen. A aplicação começa na sexta (10).

ENTENDA OS TERMOS: Terceira dose, reforço, esquema vacinal e passaporte
Segundo Ana Catarina Melo, pessoas de todas as cidades do estado tomaram o imunizante de dose única, incluindo o arquipélago de Fernando de Noronha.

"O reforço para quem tomou Janssen deve ser aplicado em um prazo entre dois e cinco meses. O intervalo mínimo é de 60 dias. Algumas destas pessoas tomaram o imunizante há seis meses. Por isso a urgência na dose de reforço", destacou.

Além disso, a Superintendente de Imunizações do estado lembrou que ainda há mais de 500 mil pessoas em Pernambuco com a dose dois em atraso. "A gente precisa que essas pessoas sejam vacinadas o quanto antes”, disse.

Passaporte
Na entrevista, André Longo afirmou que a Secretaria Estadual de Saúde apoia as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para que o governo federal mude as exigências para a entrada no Brasil, com a cobrança do comprovante das duas doses de vacinação para turistas e viajantes.


“Seria muito mais seguro para o país, se a gente tivesse a adoção dessa medida em todos os aeroportos, como em Fernando de Noronha”, disse.
No ofício, a Anvisa destaca que a apresentação do comprovante de vacinação "é um importante requisito para ingresso ao país e ainda mais necessário diante da identificação da variante ômicron em território nacional e do consequente esforço para a sua contenção" (veja vídeo abaixo).

O secretário também comentou a exigência da quarentena de cinco dias para os viajantes que entrarem no Brasil, por via aérea, a partir de sábado (11).

“Vamos precisar da listagem de passageiros e fazer uma articulação com a Anvisa local para ver o papel que vai caber nesse procedimento. Gera um problema operacional. Vai ter que controlar o local, para depois de quatro ou cinco dias fazer o exame e liberar ela para circular. Em vez de uma facilidade, cria uma dificuldade”, criticou.


Vacinação em crianças
O que se sabe sobre vacinação em crianças e adolescentes
O que se sabe sobre vacinação em crianças e adolescentes

Também na coletiva, André Longo afirmou que a vacinação de crianças é fundamental. “Está ocorrendo em outros países e aqui a gente está atrasado. A informação que a gente tem é que tem 15 milhões de vacinas no Butantan [CoronaVac] paradas”, disse, cobrando liberação do governo federal (veja vídeo acima).

De acordo com Ana Catarina, muitos estudiosos afirmam que a Coronavac é uma vacina que não "teria problema nenhum" para aplicar em crianças, "por ser uma tecnologia já utilizada em outras vacinas já aplicadas em crianças, como a da gripe".

Anvisa diz que recebeu da Pfizer dados para avaliar se libera vacina para crianças
Liberação da CoronaVac para crianças depende de novo pedido de registro
CoronaVac é segura e eficaz em crianças a partir de 3 anos, aponta estudo na China

Segundo ela, para vacinar o público infantil com o imunizante da Pfizer é preciso adquirir uma vacina especialmente para esta faixa etária.

“O PNI [Programa Nacional de Imunização] defende vacinar rapidamente as crianças. Tem tido essa conversa com os estados, mas tem algo que é também o Ministério da Saúde fazer o processo de aquisição desta vacina. A vacina da Pfizer tem uma posologia diferente, uma diluição diferente, composição diferente da utilizada em 12 anos e mais. São vacinas diferentes. Então além da liberação da Anvisa precisa da aquisição”, observou.

Covid-19 em Pernambuco
Mais 385 casos e sete mortes por Covid-19 foram confirmados nesta quinta-feira (9), em Pernambuco. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), com os novos registros, o estado passou a totalizar 642.881 infecções e 20.301 óbitos causados pelo novo coronavírus.

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados