Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Vulcão capaz de gerar grande tsunami na costa do Nordeste entra em estado de alerta

16.9.21

/ por casinhas agreste

Um vulcão nas Ilhas Canárias, no litoral da África, ficou em estado de alerta para uma erupção e tem preocupado oceanógrafos brasileiros. O motivo se dá porque, segundo os especialistas, uma erupção explosiva poderia causar um tsunami que atingiria o Brasil, afetando a costa do Nordeste.

O alerta, que tem quatro níveis, está no segundo, onde pede alerta e vigilância no monitoramento da atividade vulcânica e sísmica.

O vulcão Cumbre Vieja, como é chamado, registrou uma sequência de movimentos sísmicos que seguem ocorrendo ao longo desta semana, o que indica proximidade de uma erupção.

Um comunicado foi divulgado pelo Plano Especial de Proteção Civil e Atenção às Emergências de Risco Vulcânico das Ilhas Canárias (Pevolca) e destaca que o processo é contínuo e pode ter uma rápida evolução em curto prazo.

Em Salvador, por exemplo, uma onda de cerca de cinco metros seria capaz de alagar e destruir toda a Cidade Baixa. Região da Cidade Alta ou de morros, a exemplo do bairro de Brotas, poderiam ter chance de não serem atingidas.

Foto: Divulgação

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados