Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Surubim completa 93 anos de Emancipação Política neste sábado dia 11

9.9.21

/ por casinhas agreste

O Município de Surubim completa 93 anos de Emancipação Política neste sábado dia 11 de setembro. A cidade tem este nome em homenagem ao boi Surubim que foi atacado e devorado por uma onça nas terras da fazenda de Lourenço Ramos, que deram origem ao município.
O município originou-se de uma fazenda de gado, pertencente a Lourenço Ramos da Costa. Em 1864, ele construiu um oratório dedicado a São José, onde o padre português Antônio Alves da Silva celebrava as missas dominicais. No entorno do oratório surgiram as primeiras casas. Em 1878, o oratório foi substituído por uma capela. Em 8 de junho de 1891, a lei provincial nº 1585 criou a freguesia de São José de Surubim, instalada em 1885 e regida canonicamente pelo padre José Francisco Borges.
Foi emancipado, através da lei estadual nº 1.931, de 11 de setembro de 1928; se desmembrando do Município de Bom Jardim.


Surubim também é conhecida pelos seus ilustres filhos: José Abelardo Barbosa de Medeiros, conhecido como Chacrinha e Velho Guerreiro, comunicador de rádio e televisão brasileira, e Lourenço da Fonseca Barbosa (Capiba), compositor de frevo de Pernambuco.


A Prefeitura Municipal de Surubim através da administração da Prefeita Ana Célia (PSB), anunciou para os próximos dias 08 e 09 de setembro, a entrega de oito ruas localizadas no Loteamento Baraúnas e no Bairro São José, além da requalificação do Centro Cultural José Nivaldo, que fica no Centro. A gestão Municipal também anunciou o lançamento do programa de distribuição de rendas para a população mais carente e do auxílio cultural para artistas de Surubim, por meio da Lei Tuca Araújo. Para o próximo dia 06 de setembro a Prefeitura Municipal de Surubim anunciou ponto facultativo.
Dia 08/09 às 10:00 horas, requalificação do Centro Cultural Doutor José Nivaldo e oficialização do auxílio emergencial (Lei Tuca Araújo), para artistas, às 10:00 horas.
17:00 horas, entrega da pavimentação das ruas José Domingos, Severino Alexandre da Silva, José de Souza Barros, Wellington Toscano de Brito. Local: Rua José Domingos - Loteamento Baraúnas.
No dia 09/09 às 10:00 horas, a gestão Municipal fará o lançamento do Programa de auxílio emergencial Municipal (PAES), na Escola Municipal Oliveiro de Vasconcelos. No mesmo dia a Prefeita e a comitiva de vereadores, Secretários e lideranças municipais estarão entregando a pavimentação das ruas Antônio Minervino Alves , Fernando Francisco de Arruda, Maria Anunciada Barbosa da Silva e Marlise Mendes. Local: Rua Antônio Minervino , Bairro São José.

Emancipação política de Surubim, 93 anos de aniversário da cidade.


Dia 10/09, de 09:00 Às 18 horas, Cultura na Rua.
10:00 horas - Ordem de serviço da arquibancada do Estádio Carlos Alberto de Oliveiras o ( Coqueirão).
Dia 11 de setembro- Emancipação Política de Surubim - 93 anos de aniversário da cidade. Às 6:00 horas alvorada, hasteamento dos pavilhões na Prefeitura.
9:00 horas - Missa em homenagem aos 93 anos de Emancipação Política de Surubim.
15:00 horas - Cortejo de Emancipação Política.


Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados