Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Recife confirma primeira morte de paciente com chikungunya em 2021

22.9.21

/ por casinhas agreste

Vítima foi idosa de 90 anos, moradora da Zona Oeste da cidade. Morte confirmada nesta quarta (22) foi o segundo registro de óbito por arbovirose do ano. O primeira foi por dengue.
G1 PE
Mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças dengue, zika e chikungunya. — Foto: Divulgação/Governo ES

O Recife confirmou, nesta quarta (22), a primeira morte de paciente com chikungunya em 2021. A vítima foi uma idosa de 90 anos, moradora do bairro de Jardim São Paulo, na Zona Oeste da capital pernambucana.

Esta foi a segunda confirmação de óbito por arbovirose. A primeira foi de um idoso que morreu com dengue, na mesma cidade.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Recife, a mulher teve os primeiros sintomas da doença em 8 de julho e, quatro dias depois, no dia 12, foi internada em um hospital da rede estadual de saúde. Ela teve, inicialmente, febre e dores de cabeça e no corpo.

O nome do hospital em que ela foi internada não foi divulgado. A mulher passou dois dias internada e, no dia 14 de junho, faleceu.

A confirmação do caso para a chikungunya foi feita por meio do critério clínico-laboratorial, após análise e discussão do caso pela equipe técnica da Vigilância Epidemiológica do município.

O caso ocorreu menos de um mês depois da primeira morte por arbovirose do ano, de um idoso de 76 anos, morador do Recife, diagnosticado com dengue. Ele morreu no dia 27 de maio e teve confirmação para a doença em agosto.


Alto risco de infestação
O Recife tem oito bairros com risco muito alto de infestação pelo Aedes aegypti, transmissor da dengue, do vírus da zika e da chikungunya. É o que aponta o último relatório levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa).

Entre os dias 5 e 7 de julho, as áreas da cidade onde os agentes de saúde ambiental mais encontraram larvas do mosquito foram Jordão, Ibura e Cohab, na Zona Sul do Recife, e Alto do Mandu, Dois Irmãos, Sítio dos Pintos, Peixinhos e Linha do Tiro, na Zona Norte da cidade.

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados