Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Erupção do vulcão se intensifica, cidades são evacuadas e aeroporto fechado

25.9.21

/ por casinhas agreste

Erupção do vulcão Cumbre Vieja, nas Ilhas Canárias, continua provocando estragos e pode ser vista do espaço
Vulcão Cumbre Vieja hoje, 25 de setembro: erupção se intensifica, cidades são evacuadas e aeroporto fechado; confira as últimas notícias
Foi a primeira erupção vulcânica das Ilhas Canárias em 50 anos - Foto: FORTA/ via REUTERS

Desde a erupção do Vulcão Cumbre Vieja, na ilha de La Palma, na Espanha, no último domingo (19), as consequências do fenômeno natural já são grandes e, segundo informações do UOL, não têm data para acabar. Neste sábado (25), a Espanha resolveu fechar o aeroporto por conta do acúmulo de cinzas oriundas do vulcão. O aeroporto está "inoperante devido ao acúmulo de cinzas", informou a AENA (Aeroportos Espanhóis e Navegação Aérea), que também administra o Aeroporto dos Guararapes, no Recife, e vários outros no Brasil.

“As tarefas de limpeza já começaram, mas a situação pode mudar a qualquer momento”, acrescentou a empresa, esclarecendo que “o restante dos aeroportos” das Ilhas Canárias, famoso destino turístico espanhol, “estão operacionais”.

Os primeiros voos para La Palma foram cancelados já na sexta-feira (24). "A evolução da nuvem de cinzas nos últimos dias forçou a companhia aérea a mudar sua programação, a partir de hoje, sexta-feira, 24 de setembro, cancelando voos para a ilha à noite", anunciou a Binter em um comunicado. A companhia aérea não especificou quantos voos serão afetados. Já a Iberia anunciou que cancelou um voo na tarde desta sexta. Por conta disso, a visita da ministra da Saúde, Carolina Darias, foi cancelada devido a suspensão de várias conexões aéreas "e à impossibilidade de viabilizar outras soluções por mar", segundo nota do ministério, emitida neste sábado.

Mais três cidades evacuadas
Nesta sexta-feira (24), autoridades da ilha de La Palma, na Espanha, ordenaram a evacuação das cidades de Tajuya, Tacande de Abajo e da parte de Tacande de Arriba devido à erupção do vulcão nas Canárias. Segundo informações do G1, na ocasião, os bombeiros tiveram de recuar e interromperam o trabalho de limpeza na cidade de Todoque na tarde desta sexta, após uma nova fenda se abriu no flanco do vulcão, e companhias aéreas cancelaram voos, devido à maior nuvem de gás e cinzas desde o vulcão entrou em erupção.

>>Ilhas Canárias: Erupção de vulcão se intensifica e mais 3 cidades são evacuadas; saiba mais
Veja linha do tempo da erupção do vulcão
Domingo, 19 de setembro

O complexo vulcânico de Cumbre Vieja, na ilha de La Palma, Ilhas Canárias, entrou em erupção no dia 19. A atividade do vulcão gerou preocupação nos brasileiros, já que um estudo apontou que, em caso erupção explosiva, ele poderia gerar uma tsunami na Região Nordeste do País. O alerta de risco vulcânico foi acionado nesse sábado pelas autoridades espanholas.

Segunda, 20 de setembro


Na segunda, já havia registros de transtornos. "São muitas as casas destruídas. Não há um número estabelecido ainda", informou um porta-voz do governo regional das Canárias à AFP. Já em entrevista à televisão pública, o prefeito de uma das localidades afetadas afirmou que, pelo menos, 20 casas foram destruídas.

Terça, 21 de setembro

Na terça, a erupção vulcânica registrou novos abalos sísmicos e o surgimento de outra boca eruptiva na cidade de Tacande, em El Paso, o que obrigou a novas evacuações da população. Segundo as autoridades, mais de seis mil moradores já foram retirados das áreas expostas à erupção do vulcão Cumbre Vieja, nas Ilhas Canárias.

Quarta, 22 de setembro

Na quarta, as colunas de lava engoliram tudo o que encontram pela frente durante a descida para a costa da ilha, como residências, árvores e estradas. Estimou-se que 185 construções, das quais 63 seriam casas, já tenham sido destruídas pelo fenômeno.

Quinta, 23 de setembro

A lava devastou tudo em seu caminho para a costa da ilha no arquipélago espanhol das Ilhas Canárias, embora a um ritmo mais lento do que o esperado, em torno de 120 metros por hora. Desde a erupção do vulcão a lava já varreu 180 casas, de acordo com o sistema europeu de monitoramento de emergência baseado no espaço Copérnico.

Um astronauta francês conseguiu registrar a erupção do vulcão de Cumbre Vieja, nas Ilhas Canárias, na Espanha, do espaço. Thomas Pesquet está em missão pela agência europeia na ISS (Estação Espacial Internacional) e compartilhou a fotografia nessa quarta-feira (22), em seu perfil no Twitter.

Sexta, 24 de setembro

Em Todoque, localidade pertencente ao município de Los Llanos de Aridane, uma igreja não foi afetada, pelo menos até o momento. Atendendo ao apelo dos moradores que tiveram que deixar suas casas, os bombeiros conseguiram redirecionar parte da lava. A ação durou horas e envolveu diversos maquinários. A lava foi desviada para um barranco.

Vulcão em erupção
O vulcão entrou em erupção no domingo (19) nas Canárias, um arquipélago espanhol formado por oito ilhas no Oceano Atlântico, e forçou a evacuação de milhares de pessoas. As lavas estão descendo lentamente do Cumbre Vieja e continuam engolindo tudo o que encontram em seu caminho. Elas já destruíram 320 construções e 154 hectares de terra até o momento, em seu caminho em direção ao mar. A lava pode gerar gases tóxicos se chegar ao Atlântico, e especialistas dizem que a erupção vulcânica e suas consequências podem durar até 84 dias em La Palma. A ilha tem cerca de 85 mil habitantes.

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados