Responsive Ad Slot

Últimas Notícias

latest

URGENTE: Oito pessoas confirmadas com variante Delta em Pernambuco

28.8.21

/ por casinhas agreste

Mais oito casos da variante delta da Covid-19 são confirmados em moradores de Pernambuco
Foram confirmados cinco casos no Recife, um em Olinda, um no Cabo de Santo Agostinho e um de Exu, no Sertão do estado.
G1 PE


A Secretaria Estadual de Saúde confirmou, nesta sexta (27), mais oito casos de pacientes infectados com a variante delta da Covid-19. Esses registros foram feitos em moradores do Grande Recife e do Sertão. No dia 18 de agosto, o governo confirmou a transmissão comunitária desse tipo de variante do novo coronavírus.

Esse tipo de transmissão fica caracterizado quando não é possível saber quem passou a doença. A variante delta da Covid-19 foi detectada no Brasil há aproximadamente três meses, com a chegada de um navio ao Maranhão.

Agora, o estado totaliza 15 notificações desse tipo do novo coronavírus. São dez de pessoas residentes em Pernambuco e cinco de tripulantes estrangeiros de um navio que já deixou Pernambuco.

Os novos casos, de acordo com o governo, foram registrados em mais uma rodada de sequenciamento genético de amostras de realizada pelo Instituto Aggeu Magalhães (IAM / Fiocruz PE).

Das 148 amostras sequenciadas, 8 (5,4%) apresentaram a variante Delta. Os pacientes infectados eram dos municípios do Recife (5), Olinda (1), Cabo de Santo Agostinho (1) e Exu (1). As coletas dos materiais biológicos desse público ocorreram entre os dias 31 de julho e 5 de agosto.



Três casos da variante delta confirmados nesta sexta são de homens e cinco, de mulheres. Eles tinham entre 16 e 56 anos.

Os dois casos locais anteriores tinham sido confirmados, em julho, em moradores de Abreu e Lima e Olinda.

Entre as outras amostras sequenciadas, 132 (89,1%) eram da linhagem ou sublinhagens Gama (P.1). As demais são linhagens de menor preocupação, de acordo com o governo. As amostras foram coletadas em municípios de todas as regiões do estado, além de moradores de Ananindeua (PA), Luis Gomes (RN), Salvador (BA) e Santarém (PA) que fizeram coleta em território pernambucano.

Transmissão comunitária
Sintomas da variante delta — Foto: Arte BBC
Sintomas da variante delta — Foto: Arte BBC

Ainda segundo o governo, na análise dos dois primeiros casos, a vigilância em saúde não tinha identificado o vínculo epidemiológico dos pacientes com casos confirmados para a Delta nem viagem para áreas de circulação do vírus. Com os novos registros, fica confirmada a transmissão comunitária desse tipo de variante do novo coronavírus.

Por meio de nota, o estado disse que vai ajudar os municípios que confirmaram esses casos da variante delta a realizar a vigilância com essas pessoas. A ideia é checar se há vínculo epidemiológico com os casos confirmados anteriormente e ocorreram adoecimentos secundários, bem como a necessidade de testagem de contatos.


Veja 5 pontos sobre a variante delta
Veja 5 pontos sobre a variante delta

O secretário estadual de Saúde, André longo, afirmou que os dados da Fiocruz são importantes para o governo identificar a circulação das variantes no estado.

Ele afirmou que é necessário avançar na vacinação e manter as medidas sanitárias, de afastamento e uso de máscaras.

Vacina e delta
Em julho, dados preliminares divulgados pela Johnson apontaram que a vacina da Janssen é eficaz contra a delta.

Um outro estudo, publicado no Reino Unido, também apontou efetividade da Pfizer e AstraZeneca contra a variante. Os pesquisadores reforçaram que a segunda dose é muito importante para atingir uma eficácia boa.

Com o ciclo completo, a eficácia da AstraZeneca chega a 67%, com resultados entre 61,3% a 71,8%. Já no caso da Pfizer, chega a 88%, com variação entre 85,3% a 90,1%.contra a delta.

O Instituto Butantan, parceiro da fabricante da CoronaVac no Brasil, anunciou o início de estudos para avaliar se o imunizante é efetivo contra a delta.

Covid em Pernambuco
Pernambuco confirmou mais 486 casos de Covid-19 e oito mortes de pessoas com a doença, nesta sexta-feira (27). De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), com os novos registros, o estado passou a totalizar 606.004 infecções e 19.345 óbitos, registrados desde março de 2020.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Veja também
© Todos os Direitos Reservados