Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

AMEAÇAS AO STF: Polícia Federal não encontra cantor Eduardo Araújo, determinação do STF

21.8.21

/ por casinhas agreste

Cantor Eduardo Araújo não é encontrado pela PF para depor; casa na Grande SP estava à venda
Ação investiga incitação a atos violentos e ameaçadores contra a democracia pelas redes sociais, segundo a Polícia Federal. Agentes foram até imóvel em Cotia, na Grande SP, na sexta (20).
Por Léo Arcoverde e Kleber Tomaz, GloboNews e G1 SP — São Paulo

Cantor Eduardo Araújo fala sobre a morte de Asa Branca — Foto: Arquivo pessoal


O cantor e compositor da Jovem Guarda, Eduardo Araújo, não foi encontrado pela Polícia Federal nesta sexta-feira (20) durante mandado de busca e apreensão. A casa dele em Cotia, na Grande São Paulo, estava vazia.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou que Eduardo Araújo fosse ouvido na investigação da PF que apura a participação de pessoas que usaram redes sociais para gravar e divulgar mensagens que incitam atos violentos e ameaças à democracia.

Até a última atualização desta reportagem, o cantor não havia sido localizado para comentar o assunto. Desde sexta, a GlobloNews e o G1 tentam contato com Eduardo Araújo.

De acordo com fontes da Polícia Federal, o imóvel do cantor estava à venda. Além da busca e apreensão no local, o mandado que agentes tentaram cumprir determinava que Eduardo Araújo prestasse depoimento. Como ele não foi encontrado na residência, os policiais fizeram um Termo Circunstanciado (TC) informando à Justiça Federal a razão de a busca não ter sido feita.

Na prática, quando isso ocorre, a Justiça costuma indicar um novo endereço para que os policiais o procurem e o intimem para ser ouvido.


Sérgio Reis
Sérgio Reis e deputado Otoni de Paula são alvos de operação da PF
Sérgio Reis e deputado Otoni de Paula são alvos de operação da PF

Além de Eduardo Araújo, o cantor Sérgio Reis também foi alvo de busca e apreensão pelo STF. Uma casa de Sérgio Reis, que fica em Mairiporã, na Região Metropolitana de São Paulo, foi vistoriada por agentes da PF.

O artista deveria depor na sexta na sede da Polícia Federal, na capital paulista. Ele também não foi localizado para comentar o assunto até a última atualização desta reportagem.

Ao todo, 13 mandados foram autorizados por Moraes e atendem a um pedido da subprocuradora Lindora Araújo, da Procuradoria-Geral da República (PGR). Houve buscas no gabinete do deputado federal Otoni de Paula (PSC-RJ) na Câmara dos Deputados, em Brasília(veja abaixo).

Os alvos foram:

Sérgio Bavini (o cantor Sérgio Reis, no nome artístico);
Otoni Moura de Paulo Júnior, o deputado federal Otoni de Paula (PSC-RJ);
Alexandre Urbano Raitz Petersen;
Antônio Galvan, presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil);
Bruno Henrique Semczeszm;
Eduardo Oliveira Araújo, cantor;
Juliano da Silva Martins;
Marcos Antônio Pereira Gomes, o Zé́ Trovão;
Turíbio Torres;
Wellington Macedo de Souza.
Agentes da Polícia Federal (PF) foram a 29 endereços no Distrito Federal (1), além dos estados de Santa Catarina (6), São Paulo (2), Rio de Janeiro (1), Mato Grosso (1), Ceará (1) e Paraná (1).


VÍDEO: PF faz buscas no gabinete do deputado federal Otoni de Paula na Câmara dos Deputados
VÍDEO: PF faz buscas no gabinete do deputado federal Otoni de Paula na Câmara dos Deputados

“O objetivo das medidas é apurar o eventual cometimento do crime de incitar a população, através das redes sociais, a praticar atos violentos e ameaçadores contra a Democracia, o Estado de Direito e suas Instituições, bem como contra os membros dos Poderes”, informou a PF, em nota.

A GloboNews apurou que há indícios de ameaças a ministros do STF, a senadores e ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG).

VÍDEO: Residência de Sérgio Reis, em SP, é alvo de buscas da PF
VÍDEO: Residência de Sérgio Reis, em SP, é alvo de buscas da PF

Moraes determinou que todos os investigados, à exceção de Otoni, não podem se aproximar da Praça dos Três Poderes.

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados