Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

CASINHAS - Rosineide Barbosa, primeira Prefeita de Casinhas será entrevistada nesta segunda feira 12/07

9.7.21

/ por casinhas agreste


No próximo dia 12 de julho, segunda feira, a ex prefeita de Casinhas , Maria Rosineide Araújo Barbosa, participará da  rodada de entrevistas que faz parte das comemorações de 26 anos de Emancipação Política de Casinhas. A entrevista acontece no facebook, 
 às 19 horas.  Com o tema: Rosineide Barbosa e convidados, a live será mediada pelos comunicadores Falberto Leandro e Jota Santos. Rosineide Barbosa teve a sua grande colaboração político administrativa de Casinhas que completa 26 anos de Emancipação Política. 

A história política de Rosineide Barbosa em Casinhas

Maria Rosineide Barbosa Iniciou a sua vida pública no ano de 1992, após herdar o "cajado político" do seu pai, Miguel Agostinho, foi eleita vereadora de Surubim com 605 votos. Na mesma eleição, José Guerra de Farias seu futuro concorrente também foi eleito em primeiro lugar  com  1.342 votos. Gilberto Interaminense, outro casinhense também foi eleito. Nesta época, com três vereadores eleitos, Casinhas era Distrito e pertencia ao Município de Surubim. 
Casinhas foi elevada à condição de município pela lei estadual nº 11228, de 12 de Julho de 1995,  com base na lei estadual complementar n° 15, de 1990, que permitiu aos municípios a solicitação da emancipação. Nesta época a população foi às urnas e deu sim a Casinhas a ser cidade e que seria instalado  Município no dia 1º de dezembro de 1997.
No ano de 1996, Rosineide Barbosa  (PSB), foi eleita a primeira prefeita de Casinhas com 3.098 votos, o que corresponde a  52,624%, quando venceu nas  urnas José Guerra de Farias que obteve 2.789 votos o que corresponde a 47,376 dos votos válidos. Também foram eleitos os primeiros nove vereadores da cidade. Foram eles: Antônio Araújo Barbosa, Iraudenil Ramos Nunes Ramos, João Severino do Nascimento, José Everaldo Barbosa Leal, Valdemiro Severino Ramos, Manoel Soares da Silva, Maria Pires da Silva, Severino Vieira da Silva e Lamartine Barbosa Leal, sendo o mais votado.
No dia 1° de janeiro  de 1997 ela assumiu o executivo Municipal com o compromisso de estruturar a recém cidade emancipada de Surubim. Bem avaliada no primeiro mandato, no ano de 2000, Rosineide Barbosa agora pelo PSDB, concorre para o seu segundo mandato, a eleição foi mais uma vez bem disputada  contra Zé Guerra de Farias , não deu outra , Rosineide Barbosa foi eleita com 4.214 votos com 64,179%   contra 2.352 votos de Zé Guerra de Farias um total de 35,821 dos votos válidos. Rosineide Barbosa é oficialmente eleita Prefeita de Casinhas para o  seu  segundo mandato. Rosineide Barbosa assumiu a prefeitura no dia 1° de janeiro do ano de 2001. Nessa época , a gestora destacou as principais ações  nas áreas da educação e saúde o que a  levou o seu nome a um grande índice de aceitação popular em todos os recantos do Município. Nesta mesma época , populares intitularam a gestora como a "mamãe do povo de Casinhas". Ela terminou o seu segundo mandato no dia 31 de dezembro de 2004.
Ainda no ano de 2004 , o grupo político da prefeita decidiu apoiar o Secretário de Infraestrutura  que também foi Secretário de Administração João Camêlo Neto (PSDB) para candidato a prefeito na eleição deste ano. O apoio político e o bom índice de aceitação foi primordial para a campanha vitoriosa de João Camelo que conseguiu 5.203 dos votos o que corresponde 70,377% dos votos, uma marca surpreendente. O segundo colocado José Augusto de Farias  (PSB) obteve 2.190 dos votos. Apenas 29,623 % dos votos válidos.
No dia 1° de janeiro de 2005, João Camêlo assumiu a prefeitura , em seguida veio o rompimento político com Rosineide.
No ano de 2008, João Camelo (PSDB), concorre ao seu segundo mandato e venceu mais uma vez com 5.504 votos desta vez contra a sua ex aliada Maria Rosineide Barbosa  (PSB), que teve 2.931 votos. 
Camêlo assumiu a prefeitura no dia 1° de janeiro de  2009 para o segundo mandato e governou  Casinhas até o dia 31 dezembro de 2012. 
Chegando ao ano de 2012, foi um ano conturbado para a política casinhense,  na época, o grupo político de João Camêlo tinha cinco pré candidatos a prefeito, entre vereadores e secretários. A decisão veio após a pressão política do próprio  grupo político. Nos bastidores político, João Camêlo foi de encontro contra a própria vontade política após um encontro com lideranças política estadual e local. O grupo político de João Camêlo teria que apoiar o grupo político de Rosineide Barbosa para Prefeita de Casinhas, ou seja oposição e situação estavam de "mãos dadas", que de certa forma não foi bem aceita por parte do eleitorado casinhense.
2012, ano eleitoral, a única chapa que tería forte chance de disputar contra Rosineide Barbosa seria a encabeçada por Zito Pezin do PPS. Na campanha política daquele ano, a campanha do Pézim vinha ganhando espaço, por outro lado Rosineide Barbosa tinha um forte grupo político e sua fama de boa administradora e a mais preparada para governar Casinhas lhe deu mais uma vez a vitória. Zito Pézim passou a ser o protagonista político da coalizão contra Rosineide Barbosa. A eleição foi uma das mais complicadas motivada pelo sentimento de revolta que ainda perdurava com a junção dos dois grupos políticos.  Parte do eleitorado debandaram e decidiram apoiar Zito Pezin para prefeito que teve uma boa votação mais não conseguiu vencer Rosineide Barbosa que foi eleita para o seu terceiro mandato com 4.876 votos.  Zito Pezim obteve 3.738 votos.
No dia 1º de janeiro do ano de 2013, Rosineide Barbosa  assumiu a prefeitura finalizando o seu mandato em 31 de dezembro de 2016. 
No ano de 2016,pela primeira vez que acontece uma eleição com vários candidatos  foram eles: Rosineide, João Camêlo, Professor Edmilson, Ricardo de Belo, Zito Pezin colocaram o nome para disputar a eleição, João Camelo venceu com  4.861 votos contra 3.286 votos de Rosineide. 
No ano de 2018, a ex prefeita ainda chegou a apoiar o seu candidato a deputado, mas sem muita visibilidade política.  A última aparição política da ex prefeita foi em 2020 , Rosineide Barbosa ainda colocou o nome na pré campanha mais decidiu recuar e não disputou a eleição. No momento a anfitriã destaca o seu manejo político e figura  política e começa a ser destaque no meio político local e regional. 
Na entrevista há possibilidade de Rosineide falar do seu futuro político.

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados