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SURUBIM: Pontos de aglomeração é registrado em Agências Bancárias de Surubim; imediatamente Prefeitura reúne representantes de bancos para tomar providências

31.5.21

/ por casinhas agreste
Foto reprodução: aglomeração em agências Bancárias no centro de Surubim PE

Agências bancárias de Surubim, no Agreste do Estado de Pernambuco, registraram aglomeração na manhã desta segunda feira 31.05.  O fato foi registrado por usuários que destacaram a concentração de pessoas e a  falta de sensibilidade durante este período de pandemia que aflige Surubim e todo o Agreste de Pernambuco. As Aglomerações foram registradas nas Agência do Banco do Brasil, Santander, Agência da Caixa Econômica e Bradesco.
Neste exato momento, Surubim enfrenta um dos piores momento da Pandemia com leitos ocupados, oxigênio que nos últimos dias chegou ao limite, e neste momento, o Município registra 228 pacientes contaminados com o Covid-19 e outros 73 óbitos registrados deste o início da pandemia. O Procon  Surubim foi acionado para tentar solucionar o problema com a gerência dos estabelecimentos bancários. 

Equipe de fiscalização reuniu PROCON, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Polícia Militar, SDS Surubim, para fiscalizar agências bancárias e pontos de aglomeração no centro da cidade. A operação visa conscientizar moradores e comerciantes sob o risco de contágio durante o comércio no centro da cidade. Também visa autuar alguns  estabelecimentos que infringem o Decreto Municipal e Estadual. Aperte o play e assista:
       
Equipe formada pelo Procon, Polícia Militar, Corpo de bombeiros, SDS Surubim, Vigilância Sanitárias realizam trabalho de fiscalização no comércio de Surubim.         






Na manhã desta segunda feira, a Polícia Militar de Pernambuco, ainda chegou a ser acionada para resolver  problemas nas agências bancárias. Para tentar solucionar a situação, medidas mais severas estão sendo tomadas pela  Prefeitura por meio do PROCON que realizou reunião com o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e representantes das agências bancárias e casas lotéricas de Surubim.  As medidas visa amenizar as aglomerações no atendimento ao cliente.



Lei proíbe aglomeração nas agências bancárias

Bancos e lotéricas devem disciplinar atendimento para evitar aglomeração durante pandemia. A lei determina nas áreas interna e externa distância mínima de 1,5 metro (um metro e meio) entre um cliente e outro. No ano de 2020, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), priorizando as políticas públicas ou decisões articuladas para os idosos e pessoas com deficiências, expediu recomendações para 17 municípios, para que bancos, agências, postos e lotéricas conveniados ao INSS adotem, proativamente, medidas para minimizar a disseminação do Covid-19, com as aglomerações nas suas agências para o recebimento de aposentadorias e pensões.
Essas recomendações seguem as orientações emitidas Gabinete de Acompanhamento da Pandemia do Novo Coronavírus do MPPE, por meio da Nota Técnica nº03/2020 do Caop Cidadania, em preocupação com a chegada da data de pagamento dos beneficiários do INSS no mês de abril, para atuação dos promotores de Justiça na implementação de medidas de proteção à sociedade, com o objetivo de se evitar a aglomeração de pessoas, especialmente idosos e pessoas com deficiência, nas agências bancárias e lotéricas.
Aos municípios de Bodocó, Bom Jardim, São João, Carpina, Lagoa do Carro, Água Preta, Vitória de Santo Antão, Abreu e Lima, Surubim, Casinhas, Vertente do Lério, Paulista, Salgueiro, Carnaíba, Lagoa Grande, Olinda e Palmares foi recomendado para que também adotem as medidas em alinhamento com as normas de saúde e vigilância sanitária, promovendo ampla divulgação das informações sobre as regras de acesso, higiene, distância pessoal e cuidados de prevenção nos dias de comparecimento às agências pagadoras.  

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