Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Paraíba- Hospitais do Sertão estão lotados e CRM-PB recomenda transferência de pacientes

28.5.21

/ por casinhas agreste

Médicos teriam relatado que as macas do Samu estão sendo retidas nos hospitais por não haver vagas

Do Correio PB
HU Júlio Bandeira (Foto: Divulgação/Ebserh)

O Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB), Hospital Regional (HRC), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) estão trabalhando acima da capacidade máxima de internamento, com leitos de enfermaria e UTI lotados.

A informação é dos diretores dessas unidades, divulgada pelo Conselho Regional de Medicina (CRM-PB).

“A situação de Cajazeiras é extremamente grave e crítica. Os médicos nos relataram que as macas do Samu estão sendo retidas nos hospitais por não haver mais leitos para colocar pacientes. Atualmente, não há possibilidade de expansão de leitos, seja por falta de espaço físico ou de equipe de profissionais”, afirmou o presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado da Paraíba (CRM-PB), João Modesto Filho.

O diretor de fiscalização do CRM-PB, Bruno Leandro, afirmou que o CRM-PB já solicitou que os hospitais façam as transferências de pacientes pela Regulação de Leitos do estado para as outras macrorregiões.

“Além disso, encaminhamos um pedido de apoio ao Ministério da Saúde, no envio de novos leitos, equipamentos e recursos humanos. Também enviamos documento à Secretaria Estadual de Saúde, solicitando a expansão de leitos”, explicou.

“Esperamos que a população colabore, seguindo as medidas sanitárias. Vamos solicitar também que os municípios vizinhos conduzam os seus pacientes com quadros mais leves em suas próprias unidades de saúde”, afirmou o representante do CRM-PB em Cajazeiras, o médico Pablo Leitão.

O governador da Paraíba, João Azevêdo (Cidadania), determinou a abertura de mais 14 leitos para pacientes Covid-19 no Hospital Regional de Sousa, no Sertão. Os novos leitos começam a receber pacientes no dia 1º de junho. Ainda em junho, serão implantados mais 10 leitos de UTI em Patos e 4 em Cajazeiras, totalizando 28 novos leitos para Covid-19 no Sertão.

O acesso aos leitos será por meio do Centro Estadual de Regulação Hospitalar do Estado, que é exclusivo para o agravo e realiza as internações de acordo com as solicitações das unidades de saúde municipais, que são a porta de entrada para a rede de referência.

Em um segundo momento, após uma adequação predial, o Hospital Regional de Sousa receberá mais 10 leitos com suporte ventilatório, totalizando 24 leitos dedicados ao tratamento de pacientes acometidos pela Covid-19.

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados