Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Origem do Distrito de Mata Virgem de Umbuzeiro, PB

31.5.21

/ por casinhas agreste

O povoado de Mata Virgem está localizado no alto da serra, na fronteira entre os estados de Pernambuco e Paraíba. Por está situado a uma altitude de 554 m acima do nível do mar, o povoado de Mata Virgem é um dos lugares mais altos de Umbuzeiro, tendo como características o seu clima serrano e tranqüilo.

Conta os mais velhos que na região da Mata Virgem existiu uma grande mata ainda intocável. Os caçadores, que nela entravam em busca de animais, ficavam amedrontadas com os índios e pela claridade das luzes dos vagalumes nas sombras das árvores. Os índios viviam da agricultura e da caça de onças e raposas que na mata existiam. Bebiam água, que corria pelos córregos que desaguavam no Rio Paraíba.


Contam também que a mais de 300 anos, os negros escravos desmataram grande parte da mata(cedros e pau d’arco) para utilizarem os troncos como suporte para coberta do engenho de cana da família CAMPOS, construídos naquele local. Os escravos faziam tijolos de 70cm de comprimento e 30cm de largura os quais eram utilizados na construção da Igreja local.

Já os índios, ordenados pelos Holandeses que viviam na região sobre o comando de Frei Ibiapina, carregavam os tijolos em burros e bangüês para a construção das paredes da igreja.

A Igreja foi construída entre Paraíba e Pernambuco e o Padre celebrava missas para os moradores dos dois estados. A igreja construída naquela época é utilizada como marco divisório no centro da mesma, entre os estados de Pernambuco e Paraíba.

DENOMINAÇÃO DO POVOADO MATA VIRGEM

Ao lado da mata, construíram casas em volta da igreja de Nossa Senhora da Conceição. O arruado ali formado, recebeu o nome de Mata Virgem em homenagem a natureza do lugar.

CRIAÇÃO DA FEIRA DO POVOADO MATA VIRGEM

Em 1916, foi criada a feira no povoado pelos irmãos: Henrique, Veloso, Zuza, E Bel Barbosa, autorizados pelo ex-deputado Coronel Antônio Pessoa da Paraíba.

No inicio eram abatidos 12 animais para serem vendidos na feira. Os moradores de melhores situações financeira, compravam carne e os mais carentes se satisfaziam comprando o sangue e os miúdos dos animais abatidos.

Foram construídos em frente à igreja, paredões com o formato de casas, no frentão colocaram arcos trabalhados enfeitando o povoado e na parte interna barracas e bancos com comidas para vender a visitantes.

EXTINÇÃO DA FEIRA DA MATA VIRGEM

Com os altos impostos cobrados pelos fiscais da Paraíba, sobre as mercadorias da Paraíba e Pernambuco, fizeram com que os feirantes, a partir de 1940 se transferissem para o povoado de Oratório(hoje município de Casinhas/PE)
Portal Minha rua têm memória
.

FONTE: Portal Minha rua têm memória

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados