Responsive Ad Slot

Últimas Notícias

latest

Dr. Evandro faz alerta sobre saúde da mulher no dia dedicado à luta contra a mortalidade materna

28.5.21

/ por casinhas agreste

Em sua redes sociais Dr. Evandro destacou que o dia 28 de maio, dedicado à luta contra a mortalidade materna no Brasil é uma oportunidade de lançar um olhar importante para os problemas de saúde que afetam a vida feminina.

Sempre preocupado com as causas sociais o mesmo destacou que: 

Hoje é o Dia Internacional de Luta Pela Saúde da Mulher e o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna

As datas foram criadas para chamar a atenção e conscientizar a sociedade sobre os diversos problemas de saúde e distúrbios comuns na vida das mulheres que, representam uma importante parcela da nossa população.

Câncer de mama, endometriose, infecção urinária, câncer no colo do útero, fibromialgia, depres


são e obesidade estão entre as principais doenças que afetam o sexo feminino. Esse quadro é atribuído em parte a dupla jornada feminina: trabalho e atenção a família, fazendo com que muitas deixem, inclusive, de fazer os exames periódicos preventivos.

Há também a questão da mortalidade materna que, embora venha caindo, ainda é um ponto de alerta. No Brasil, de 1996 a 2018, foram registrados 38.919 óbitos maternos no SIM, sendo que aproximadamente 67% decorreram de causas obstétricas diretas, ou seja, complicações obstétricas durante gravidez, parto ou puerpério devido a intervenções desnecessárias, omissões, tratamento incorreto ou a uma cadeia de eventos resultantes de qualquer dessas causas.

Temos consciência da relevância dessa temática e por isso sempre temos defendido que é preciso proporcionar às mulheres, melhores condições de saúde por meio de políticas públicas voltadas a elas. “Um dos grandes desafios da saúde pública é reduzir as ainda inaceitáveis taxas de mortalidade materna no Brasil”.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Veja também
© Todos os Direitos Reservados