Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Paraíba - Cagepa descobre 101 ‘gatos’ de água em três bairros de Santa Rita após reclamações de falhas no abastecimento

12.2.21

/ por casinhas agreste

A Cagepa descobriu 101 ‘gatos’ de água nos bairros de Tibiri, Eitel Santiago e Marcos Moura, em Santa Rita, na região metropolitana de João Pessoa. A descoberta foi feita durante força-tarefa de fiscalizações realizada pela Companhia de Água e Esgotos da Paraíba.

O trabalho foi iniciado após a Cagepa receber constantes reclamações sobre falta de água por parte dos usuários dos bairros de Tibiri, Eitel Santiago e Marcos Moura. As equipes foram a campo e descobriram que o problema estava sendo causado pelos furtos de água, que diminuíam a vazão e comprometiam a regularidade no abastecimento, segundo informou o órgão.

O diretor Comercial da Cagepa, Isaac Veras, informou que o abuso de uns estava provocando o prejuízo para vários moradores. “Quem faz ligação clandestina, não se preocupa em usar a água racionalmente, porque não vai pagar por ela. Lamentavelmente, não é só a companhia que deixa de arrecadar, mas principalmente toda a população daquela região, que é afetada diretamente com a falta de água.”

Isaac destacou que os trabalhos começaram no dia 25 de janeiro deste ano e até esta quarta-feira (10) já foram fiscalizados 524 imóveis e constatadas 101 irregularidades, entre religações clandestinas, desvios, retirada indevida de hidrômetros, entre outros tipos de fraudes.

Ainda segundo o diretor, a ação continuará durante todo o mês de fevereiro e a expectativa é que haja um reflexo direto no abastecimento das localidades. O fornecimento de água foi suspenso nas residências onde se comprovou a prática fraudulenta de ligações e religações clandestinas.

A ligação clandestina de água é considerada crime no Brasil. Segundo o artigo 155 do Código Penal Brasileiro, a prática de adulterar o fornecimento de água está enquadrada como atentado contra o patrimônio e prevê pena de reclusão de 1 a 4 anos e multa. Ainda que a conduta tenha sido praticada por terceiros, quem é responsabilizado pela fraude é o proprietário do imóvel.

Do Portal do Litoral PB

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados