Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Barragem de Pedra Fina entra em colapso e 63 mil moradores de três cidades do Agreste fica sem água

19.2.21

/ por casinhas agreste

Segundo Compesa, por causa da falta de chuvas na região, reservatório de Pedra Fina, em Bom Jardim, não tem mais água para abastecimento. Problema atinge também Orobó e João Alfredo.
G1 PE
Moradores de Bom Jardim, João Alfredo e Orobó, no Agreste de Pernambuco, vão ficar mais tempo sem água nas torneiras 

Por causa da falta de chuva no Agreste de Pernambuco, a Barragem de Pedra Fina, em Bom Jardim, entrou em colapso. Segundo a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), 63 mil moradores da cidade e de João Alfredo e Orobó vão ficar mais tempo sem água nas torneiras.
Por meio de nota, a Compesa informou, nesta quinta (18), que os moradores dessas três cidades, incluindo as áreas urbanas e zonas rurais, já estão com novo calendário de abastecimento (veja no site da empresa). Agora, são três dias com água e 22 sem o serviço.
Antes do colapso da barragem, disse a companhia, as áreas centrais de Bom Jardim, Orobó e João Alfredo recebiam água todos os dias. Não havia o rodizio.
Nas demais regiões dessas cidades, o calendário de distribuição era de quatro dias com água e seis dias sem, conforme a empresa.
Para manter o abastecimento na região, a Compesa informou que está realizando a integração das bacias Siriji, em Vicência, na Zona da Mata Norte, e Buraco do Tatu, em Bom Jardim.
Ainda de acordo com a empresa, essa ação será feita por meio da transposição de água da Barragem de Murupé.


No dia 22 de janeiro deste ano, a Compesa anunciou a ampliação no rodízio de água para localidades em dez dos 14 municípios da Região Metropolitana do Recife.
A medida foi tomada por causa do registro de chuvas abaixo da média em 2020 e expectativa de manutenção do quadro até abril de 202.
Algumas áreas que tinham abastecimento todos os dias entraram em rodízio, enquanto outras passaram a ficar sem receber água por até 20 dias.
As mudanças ocorreram nas seguintes cidades: Recife, Igarassu, Abreu e Lima, Paulista, Olinda, Camaragibe, São Lourenço da Mata, Moreno, Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho.
O período que costuma ser seco deve ser ainda mais seco, segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados