Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

PERNAMBUCO: Detran-PE altera forma de emissão de documentos de veículos em 2021

4.1.21

/ por casinhas agreste

CRLV deixa de ser impresso em papel-moeda e passa a ser acessado através de aplicativo ou do site do Denatran. 'A pessoa pode ter ele físico, imprimindo em casa', disse diretor-geral do órgão.
Por Danielle Fonseca, TV Globo
Detran explica mudança na impressão do documento de veículos

O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) modificou, a partir desta segunda-feira (4), a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e do Certificado de Registro Veicular (CRV) (veja vídeo acima).

Os CRLVs emitidos a partir desta data, ou seja, no ano de 2021, não são mais impressos em papel-moeda e podem ser acessados de forma online, pelo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT) e pelo site do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), após a quitação dos débitos.

IPVA 2021: veja datas e valores
"A facilidade agora é ter o eletrônico. A pandemia já vinha levantando essa necessidade da não presença e da não criação de aglomerações nas instituições. Então, é necessária essa mudança", explicou o diretor-geral do Detran-PE, Sebastião Marinho.

Segundo o diretor, os proprietários do carro também podem imprimir em casa o documento do veículo.

"Quando você baixar o CRLV eletrônico, você pode exportar [o arquivo] para até 5 pessoas. A pessoa pode ter ele físico, imprimindo em casa, em uma impressora A4 normal e vai transitar normalmente, sem problema", declarou.

Para os proprietários de veículos que têm dificuldades em manusear aplicativos de celular, o diretor-geral do Detran-PE explicou que há como solicitar o documento físico, mas que isso é uma exceção.

"Nós vamos emitir fisicamente ainda para as pessoas que agendarem e chegarem em nossos postos de serviços, entre shoppings, Ciretrans e sede. Iremos emitir fisicamente, mas isso não será sempre, nós daremos um período. Quem tiver uma dificuldade, não deixará de ser atendido e de ter os documentos em mãos", explicou Marinho.

Os proprietários de veículos que não conseguirem emitir o CRLV Eletrônico (CRLV-e) ou não tenham computador, celular (smartphone) ou impressora, podem agendar atendimento de "Análise para Emissão de CRLV" no site do Detran.

Detran explica mudanças no documento dos carros em Pernambuco
Detran explica mudanças no documento dos carros em Pernambuco

Já no caso do CRV, utilizado para compra e venda de veículos, o documento passou a ter consulta online pelo site do Detran. A emissão do documento físico nas agências só deve ser autorizada mediante apresentação de termo de justificativa e de comprovação de necessidade imediata, ou seja, para venda do veículo, segundo o Detran (veja vídeo acima).

Pagamento do DPVAT
Em 2021, o seguro obrigatório DPVAT, utilizado para a indenização de vítimas de acidente de trânsito no país, não deve ser cobrado. A mudança aconteceu após votação na terça-feira (29), do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), vinculado ao Ministério da Economia.

A decisão definiu que o seguro continua existindo, mas o proprietário dos veículos não precisam pagar, conforme explicou o diretor do Detran-PE.

"Está sendo contratada emergencialmente uma empresa que vai tratar essas questões em substituição emergencial da seguradora, até que o governo federal defina que ministério e qual órgão vai coordenar e assumir a gestão desse seguro", explicou Marinho.

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados