Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Municípios dão início à etapa de vacinação contra Covid-19 para idosos; saiba como fazer cadastro

27.1.21

/ por casinhas agreste

No Recife, cerca de dez pessoas receberam o imunizante Oxford/AstraZeneca
No Recife, cerca de dez pessoas receberam o imunizante Oxford/AstraZeneca - Foto: Arthur Motta

No dia em que Pernambuco registrou 2.124 novos casos da Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 253.415 casos, os municípios do Estado deram início à vacinação dos idosos. No Recife, cerca de dez pessoas receberam o imunizante Oxford/AstraZeneca nesta terça-feira, no Compaz Ariano Suassuna, no bairro do Cordeiro, em cerimônia simbólica que vacinou os primeiros cadastrados com idade a partir de 85 anos no aplicativo Conecta Recife.

A uma semana de completar 92 anos, Dona Maria das Neves foi a primeira a ser imunizada e estava ansiosa. Ao receber a primeira dose, Maria das Neves ficou animada com a possibilidade de poder voltar a abraçar os filhos, coisa que não faz há quase um ano. "Me sinto mais segura agora para abraçar meus filhos e netos, mas não vamos relaxar nos cuidados."

De acordo com a secretária de saúde do Recife, Luciana Albuquerque, quem não conseguiu fazer o download do aplicativo ou não tem acesso à internet não precisa se preocupar. O cadastro pode ser feito de forma presencial, no posto de saúde mais próximo ou a um dos centros de vacinação. "Idosos de 85 anos ou mais não vão ficar desassistidos se não tiverem acesso ao aplicativo. Mas é muito importante se algum filho ou neto em casa puder fazer esse cadastro pela plataforma, porque evita a exposição do idoso."

Em Jaboatão dos Guararapes,  o aposentado José Ribeiro da Silva , de 90 anos, foi o primeiro. O município, que recebeu 5.760 doses da AstraZeneca/Oxford e mais 2.340 doses da Coronavac, vai imunizar todos os idosos em suas casas. Cadastrados na Estratégia de Saúde da Família (ESF) já estão recebendo a vacina de Oxford nas residências. Quem não for cadastrado tera à disposição o aplicativo De Olho na Consulta para agendar a vacinação.

A cidade de Camaragibe também deu a largada na vacinação com as 1.290 doses. A primeira idosa vacinada foi Maria dos Prazeres Lima, de 88 anos. Ela destacou a importância de receber a vacina contra a Covid-19. “Esse é um momento importantíssimo para nós. Fico feliz de estar tendo a oportunidade de me vacinar!”

Em Paulista, serão quatro pontos de vacinação (estacionamento do Shopping Norte Janga, Policlínica Adolpho Speck, USF Ana Nery, Drive-Thru próximo a UPA de Jardim Paulista). Os idosos acamados serão imunizados em sua residência. Para isso, é preciso procurar um Agente Comunitário de Saúde e comunicar a necessidade.  A solicitação é encaminhada à Secretaria de Saúde, que tomará as providências necessárias para levar a vacina até o idoso. 

O governador Paulo Câmara acredita que até o início de fevereiro possa ter um calendário definitivo de vacinação para cumprir as quatro etapas iniciais. "Está em negociação cerca de 10 milhões de doses da AstraZeneca/Oxford, vindas da Índia, além de mais insumos da China para que o Butantan possa produzir mais vacinas. O objetivo é alcançar um quantitativo suficiente para poder finalizar, ainda em fevereiro, a primeira etapa, de profissionais de saúde e  pessoas com mais de 75 anos."

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados