Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Surubim, a capital da vaquejada completa 92 anos de emancipação política

11.9.20

/ por casinhas agreste
A cidade de Surubim, conhecida nacionalmente como a capital da vaquejada, completa 92 anos de emancipação política. Situada no Agreste Setentrional do Estado de Pernambuco, a cidade é uma das mais emergentes do Estado. O desenvolvimento alcançado  coloca Surubim como uma das cidades piioneira na região. Terra de filhos ilustres, Surubim também gerou outros dois Municípios, Casinhas e Vertentes do Lério. 
O município originou-se de uma fazenda de gado, pertencente a Lourenço Ramos da Costa. Em 1864, ele construiu um oratório dedicado a São José, onde o padre português Antônio Alves da Silva celebrava as missas dominicais. No entorno do oratório surgiram as primeiras casas. Em 1878, o oratório foi substituído por uma capela. Em 8 de junho de 1891, a lei provincial nº 1585 criou a freguesia de São José de Surubim, instalada em 1885 e regida canonicamente pelo padre José Francisco Borges.

Foi emancipado, através da lei estadual nº 1.931, de 11 de setembro de 1928; se desmembrando do Município de Bom Jardim.

Filhos ilustres
Surubim também é conhecida pelos seus ilustres filhos: José Abelardo Barbosa de Medeiros, conhecido como Chacrinha e Velho Guerreiro, comunicador de rádio e televisão brasileira, e Lourenço da Fonseca Barbosa (Capiba), compositor de frevo de Pernambuco.

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados