Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Provas do Enem 2020 serão em janeiro e fevereiro do próximo ano

9.7.20

/ por casinhas agreste
A edição de 2020 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021, dois domingos, com as provas impressas. A decisão foi anunciada na tarde desta quarta-feira (8) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A versão digital do exame será nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro do próximo ano, também aos domingos.

A expectativa dos candidatos era de que a avaliação acontecesse em maio do próximo ano, mês apontado como melhor opção em consulta pública realizada pelo Ministério da Educação (MEC). Na enquete, foram sugeridos três grupos de datas: em dezembro de 2020; janeiro de 2021 e maio de 2021. A sondagem teve 1,1 milhão de votos, isto é, 19,3% de participação em relação ao total de inscritos. As datas escolhidas na votação, com 553.033 estudantes ou 49,7% do total, foram 2 e 9 de maio para o modelo impresso e 16 e 23 de maio para o digital.

Janeiro foi a segunda opção mais votada pelos candidatos que participaram da consulta pública, com 35,3% (392.902) dos votos. As datas propostas na enquete para o primeiro mês do próximo ano eram 10 e 17 de janeiro para as provas impressas e 24 e 31 de janeiro para o Enem Digital. Com o menor número de votos, ficou a opção de dezembro deste ano - 6 e 13 de dezembro para o modelo tradicional, com a versão digital em 10 e 17 de janeiro de 2021 - com 15% do total de votos.

Além da consulta aos estudantes, o Inep também realizou debates com gestores responsáveis pelo ensino médio no país e com entidades da educação superior. "Depois de ouvir os estudantes e os gestores responsáveis pelo ensino médio no país, ouvimos o ensino superior para construir um cronograma que atenda aos anseios dos estudantes e também às especificidades dos sistemas de ensino e das instituições de educação superior, pois entendemos que a superação das dificuldades passa pelo diálogo", disse, no dia 3 deste mês, o presidente do Inep, Alexandre Lopes.

A definição das datas do Enem, a aplicação e a entrega de resultados influenciam diretamente o cronograma de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). "A data do Enem interfere na vida do estudante de várias formas, tanto pelos aspectos de sua formação precedente, com o término da escolarização básica, quanto pela futura entrada na educação superior ", ressaltou Alexandre Lopes.

O Enem 2020 tem 5.783.357 de inscritos. Pernambuco inscreveu 315.693 candidatos. Inicialmente, a prova tradicional estava prevista para 1º e 8 de novembro deste ano. Já as provas digitais seriam nos dias 22 e 29 de novembro. A decisão de adiamento do exame aconteceu após o governo enfrentar questionamentos judiciais cobrando a prorrogação da data por causa da pandemia da Covid-19, que levou as escolas a suspender as aulas presenciais. 

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados