Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Umbuzeiro completa 130 anos de Emancipação Política

2.5.20

/ por casinhas agreste
O Município de umbuzeiro, no Estado da Paraíba, completa 130 anos de Emancipação Política, é uma cidade de extrema importância histórica e cultural para o Estado. Berço de grandes nomes notáveis da política paraibana e brasileira. O Município fica localizado no planalto da Borborema, cortado ao norte pelo Rio Paraíba.Diante do período de pandemia que o país está enfrentando, o Estado da Paraíba, e Umbuzeiro, o Prefeito do Município Nivaldo Araújo, convida a população a participarem da Santa Missa que será transmitido ao vivo no Facebook da Prefeitura Municipal de Umbuzeiro. Tudo começa às 19:30

A História de Umbuzeiro 

Do Wikipédia

A história do território do município de Umbuzeiro tem seus primórdios na historiografia paraibana quando das primeiras expedições pelo Rio Paraíba à procura de restabelecer os contatos entre as regiões sertanejas e a capital da então Capitania da Parahyba, visto que, grande parte das relações do sertão paraibano davam-se com Pernambuco. Todavia as primeiras medidas no sentido colonizatório só se deram a partir de 1713 com a Concessão da sesmaria de Marcos de Castro Rocha. Sesmaria essa, que viria posteriormente formar a Fazenda Marcos de Castro de Matinadas, que Passaria no século XIX a posse do Cel. José da Silva Pessoa e seus descendentes em linha reta, posteriormente a fazenda teve seu nome alterado para Fazenda Prosperidade de Umbuzeiro, em face da mudança da sede para propriedade para as proximidades do lugar onde hoje está edificada a cidade[10].

A partir de meados do século XIX, com o grande desenvolvimento algodoeiro da região de Campina Grande, Umbuzeiro tona-se ponto de parada e descanso dos tropeiros que seguiam a caminho de Recife, afim de escoarem a produção de Algodão pelo Porto do Recife. Nesse contexto algumas pessoas atraídas pelo comércio construíram as pequenas casas no local confiantes que os tropeiros poderiam ser um bom negócio. E por volta de 1870 se construía a primeira Igreja da localidade em honra a Nossa Senhora do Livramento, com a ajuda do Padre Ibiapina, grande propulsor das obras religiosas pelo interior do nordeste. A referida Igreja era parte da antiga Freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Barra de Natuba, esta extinta em 21 de outubro de 1902, quando da transferência da sede da paroquial para a Vila de Umbuzeiro, formando assim, a atual Paróquia de Nossa Senhora do Livramento, instalada em 26 de outubro de 1902.

Em 2 de maio de 1890, pelo Decreto nº 15 do Governo Provisório do Estado da Parahyba do Norte foi criado o município de Umbuzeiro, com sede na Vila de mesmo nome e com território desmembrado do então município do Ingá, cabe ressaltar que era então secretário do governo provisório o grande jurista e filho da terra, o Dr. Epitácio Pessoa. Sendo formado pela Vila de Umbuzeiro e pelas localidades da Barra de Natuba, Mata Virgem, Aroeiras, Pedro Velho, Aguapaba, Natuba, Matinadas, Oratório, Pirauá, entre outras localidades.

Tendo em 1892 a sede municipal transferida para a Vila da Barra de Natuba, situada no encontro do Rio Paraíba com o Riacho de Natuba, ato esse, revogado em 1904, com a volta da sede municipal para Umbuzeiro, face a completa decadência e falta de estrutura na Barra. Hoje a antiga Vila da Barra de Natuba é uma fazenda no município de Natuba.

Em 1938 é elevado a condição de cidade, status esse que mantém até hoje.

Outro acontecimento importante na história de Umbuzeiro é a inauguração em 17 de março de 1941 da Nova Matriz de Nossa Senhora do Livramento, situada na Praça Cel. Antônio Pessoa. Com altares em mármore carrara, sendo o Altar-Mor oferta do Ex-Presidente da República Epitácio Pessoa.

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados