Responsive Ad Slot

Últimas Notícias

latest

TCU deu parecer favorável ao adiamento do ENEM 2020 e pede explicações ao INEP

12/05/2020

/ por casinhas agreste
O Inep terá cinco dias para se manifestar sobre nota técnica


A Secretaria de Controle Externo da Educação do Tribunal de Contas da União (TCU) deu parecer favorável ao adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).  Diante da posição técnica do órgão, o relator do tema, ministro Augusto Nardes, pediu que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que é responsável pela prova, se manifeste.

No despacho, do dia 4 de maio, o ministro Augusto Nardes diz que a pandemia tem profundos reflexos na educação e indica existir necessidade de alteração do calendário da prova. Ele afirma que a crise do coronavírus coloca em risco os princípios, diretrizes e objetivos do exame.
As inscrições para o Enem abriram nesta segunda-feira (11).

A manifestação do ministro foi dada em uma representação feita pelos deputados Idilvan Alencar (PDT-CE) e Túlio Gadêlha (PDT-PE). Os parlamentares pediram a suspensão do cronograma. 
Em publicação no Twitter, o partido anunciou resposta do pedido feito sobre o calendário do vestibular.

O TCU acatou o pedido dos dep. @IdilvanAlencar e @tuliogadelha e deu parecer técnico favorável ao adiamento do Enem 2020
O relator da ação deu cinco dias para que o Inep se manifeste. Caso o TCU decida pelo adiamento da prova, o orgão terá que respeitar. #AdiaEnem #AdiaEnem2020
Desde a divulgação do cronograma, inúmeros protestos virtuais de estudantes vêm pedindo a alteração da data da prova, com a #AdiaEnem. Além disso, tramitam no Congresso Nacional dezenas de projetos de lei para a suspensão do calendário.
Na semana passada, uma campanha do Ministério da Educação defendendo a validade das datas do Enem foi alvo de críticas nas redes sociais. No vídeo, um adolescente afirma que “a vida não pode parar” e que “é preciso ir à luta, se reinventar, superar”. Outra emenda com “estude de qualquer lugar, de diferentes formas”.


Nenhum comentário

Postar um comentário

Veja também
© Todos os Direitos Reservados