Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Bloqueio no Recife e mais 4 cidades terão aumento de fiscalização mais rígido

25.5.20

/ por casinhas agreste
Segunda semana de quarentena mais rígida tem aumento na fiscalização, chuva e muitos carros nas ruas no Grande Recife
No fim de semana, isolamento foi em torno de 60% nas cinco cidades. Avenidas da capital registraram congestionamento em pontos com blitz.
Por Clarissa Góes, Danilo César e Mhatteus Sampaio, TV Globo
O primeiro dia da segunda semana de quarentena mais rígida no Recife, em Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Camaragibe e São Lourenço da Mata é de aumento na fiscalização, chuva e carros nas principais avenidas dos municípios. Foi possível ver movimento intenso de veículos em vias como a Agamenon Magalhães, Caxangá e Norte, na capital pernambucana (veja vídeo acima).
A quarentena mudou a rotina dos pernambucanos que ainda não haviam adotado o isolamento social. O decreto do governo estadual obrigou a restrição de pessoas e veículos nas ruas, além do uso de máscaras. O período de restrição intensa está previsto para ir até o domingo (31) nas cinco cidades.

Embora a média de isolamento social tenha aumentado, segundo levantamento divulgado pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), a quantidade de pessoas fora de casa ainda está abaixo de 70%, recomendado para diminuir a circulação do novo coronavírus.

"Esse período que já transcorreu, nós tivemos oito dias, o balanço é positivo. Conseguimos elevar o índice de isolamento notoriamente nessas cinco cidades. Temos municípios acima dos 60% e Recife se destacando no país com o isolamento", disse Humberto Freire, secretário-executivo de Defesa Social.


No domingo (24), a média de isolamento na capital pernambucana foi de 61,3%, perdendo só para Jaqueira, com 62,8%, segundo o Painel de Isolamento do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) em parceria com a In Loco. Olinda teve índice de 60,3% de isolamento, enquanto Camaragibe registrou 59,4%, Jaboatão, 58,8%, e São Lourenço da Mata, 57,4%.

Ponto de blitz na Zona Norte do Recife fiscaliza rodízio de carros durante a pandemia — Foto: TV Globo/Reprodução
Ponto de blitz na Zona Norte do Recife fiscaliza rodízio de carros durante a pandemia — Foto: TV Globo/Reprodução

Nesta segunda-feira (25), na Zona Norte, a Avenida Caxangá, sentindo Centro, registrou engarrafamento por causa de uma blitz montada no percurso. Agentes de trânsito fiscalizavam o cumprimento do rodízio de carros.

Por ser dia ímpar, apenas veículos com placas de final ímpar (1, 3, 5, 7 e 9) podem circular para realização de serviços essenciais. Os carros podem ser ocupados por, no máximo, três pessoas.

De acordo com o secretário, desde o dia 16 deste mês, 14 pessoas foram autuados por terem descumprido as normas e houve apreensão de seis veículos.

"Nós estamos ampliando os bloqueios. Temos 61 bloqueios nessas cinco cidades e estamos ampliando as operações de choque de ordem nos bairros para orientar e fiscalizar as pessoas e comércios que precisam justificar o seu funcionamento", afirmou.

Avenida Bernardo Vieira de Melo, em Jaboatão dos Guararapes, alagada na manhã desta segunda-feira (25) — Foto: TV Globo/Reprodução
Avenida Bernardo Vieira de Melo, em Jaboatão dos Guararapes, alagada na manhã desta segunda-feira (25) — Foto: TV Globo/Reprodução

No bairro de Jaboatão dos Guararapes, foi a chuva que atrapalhou o trânsito de veículos. Vias como a Avenida Bernardo Vieira de Melo ficaram alagadas. Jaboatão conta ainda com oito pontos de blitz, de acordo com Humberto Freire. "Procuramos colocar em vias que façam a ligação entre cidades para que a gente possa reduzir o fluxo e possamos fiscalizar quem realmente está nas ruas", explicou.

Já os bairros de Candeias e Barra de Jangada amanheceram com poucas pessoas nas ruas.

Lotação nos ônibus
Fiscalização é intensificada na segunda semana de quarentena mais rígida
Fiscalização é intensificada na segunda semana de quarentena mais rígida

Um dos pontos abordados com o secretário no Bom Dia PE foi a lotação indevida de passageiros nos ônibus. Freire disse que, durante a pandemia, foram distribuídos agentes do Grande Recife Consórcio de Transportes nos terminais integrados para esse tipo de fiscalização (veja vídeo acima). Além disso, houve fiscalização de quem circula pelas ruas.

"Já abordamos mais de 157 mil pessoas nesses oito dias, é uma média de 20 mil pessoas. Ontem, tivemos 28,5 mil pessoas abordadas. O trabalho é intenso e vai continuar durante toda a semana", disse.

Segundo o secretário, o motorista tem a a autorização de "queimar paradas", ou seja, de não parar se estiver com a lotação, mas naturalmente ele tem que parar para o desembarque dos passageiros.

"Aí, entra a conscientização das pessoas também. É um momento de renúncia coletiva, de conscientização das pessoas nas paradas e de verem que o ônibus está lotado, não entrarem. Tem que haver um esforço conjunto de todos para que possamos alcançar um isolamento mais intenso nesses 15 dias", afirmou.

Fernando de Noronha
Fernando de Noronha reabre praias para moradores
Fernando de Noronha reabre praias para moradores

As praias da Área de Proteção Ambiental de Fernando de Noronha foram reabertas para o uso dos moradores da ilha a partir desta segunda-feira (25). O anúncio foi feito no domingo (24), pelo administrador, Guilherme Rocha. Desde 22 de abril, a ilha não registra novos casos de Covid-19 entre moradores (veja vídeo acima).

Covid-19 em Pernambuco
Pernambuco registrou mais novas curas do que novos paciente com o novo coronavírus, no domingo (24). Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, em 24 horas, foram confirmados 973 pessoas com Covid-19 e 2.046 recuperados da doença. Com isso, o estado totaliza 27.759 casos já confirmados e 6.694 pessoas curadas. Também foram confirmadas mais 56 mortes, chegando a 2.200 óbitos pela doença.

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados