Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Pernambuco registra o maior número de casos de Coronavirus em um dia

24.4.20

/ por casinhas agreste
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou, nesta quinta-feira (23), mais 306 novos casos da Covid-19. Com esses novos diagnósticos, o estado totaliza 3.604 casos confirmados. Também foram confirmadas laboratorialmente mais 30 óbitos, chegando a 312 mortes pelo novo coronavírus no estado.
Este foi o maior número registrado em 24 horas de mortes relacionadas à Covid-19 em Pernambuco. Até então, a maior quantidade havia sido notificada no dia 15 de abril, quando ocorreram 28 óbitos. O detalhamento dos casos confirmados e das mortes desta quinta será enviado até o fim do dia pela SES-PE.
Nessa quarta-feira (22), nos laboratórios do estado, 1,4 mil testes aguardavam processamento, de acordo com o secretário estadual de Saúde, André Longo. Desses, 89 eram de mortes por síndrome respiratória aguda grave com suspeita para Covid-19. Com taxa de processamento de aproximadamente 500 testes por dia, as amostras que estão no Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE), no Genomika Diagnósticos e no Instituto Aggeu Magalhães (Fiocruz Pernambuco) devem ser analisadas até este sábado (25).
Com relação à testagem dos profissionais de saúde com sintomas de gripe, até a quarta, 1.193 casos foram confirmados e 726 descartados. As testagens abrangem os profissionais de todas as unidades de saúde, sejam da rede pública (estadual e municipal) ou privada. Pernambuco foi o primeiro estado brasileiro a criar um protocolo para testar os profissionais da área da saúde.
Entre os profissionais da segurança, 18 testes, de 225 realizados, deram positivos. Já na população carcerária do estado, 113 detentos estão sendo monitorads com sintomas de gripe. Dois casos foram confirmados entre presos: uma mulher de 31 anos que estava detida na Colônia Penal Feminina do Recife e um homem, também de 31 anos, que cumpria pena na Penitenciária Agroindustrial São João, em Itamaracá. Ambos estão em prisão domiciliar por decisão judicial.
"Essa grande quantidade de casos confirmados, nesta quarta-feira, se deve, além da progressão da doença, que está em franca ascensão da curva, ao trabalho que vem sendo feito. Ontem, mesmo sendo feriado, batemos nosso recorde de processamento das amostras biológicas, o que comprova a dedicação de nossos profissionais envolvidos nessa área de combate ao novo coronavírus", ressaltou André Longo.
Diante da crescente necessidade de profissionais de saúde para o enfrentamento à pandemia, o secretário estadual de Saúde afirmou que serão convocados servidores para iniciar o processo de substituição de outros profissionais que estavam na linha de frente no combate ao novo coronavírus. O recrutamento será instituído por meio de portaria, número 166, que foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta. Serão chamados 1.092 médicos diaristas e 702 profissionais de outras áreas da saúde. Além desse quantitativo, outros 75 médicos idosos serão convocados para atuar, exclusivamente, pelo aplicativo Atende em Casa.
"Já contratamos mais de mil profissionais por meio de concurso público e várias seleções, tanto para substituir profissionais como para a ampliação de leitos. Há um esforço concentrado neste sentido. Também garantiremos a mobilidade interna, ou seja, o recrutamento da segunda linha. Os profissionais que estavam atuando em ambulatórios, nas situações eletivas, passarão a ser convocados para a linha de frente. Claro que ficarão de fora aqueles profissionais que têm maior idade ou alguma comorbidade. Nesse processo, identificamos mais de 1 mil profissionais que serão chamados para ajudar nesse processo de substituição de profissionais que se afastaram por doença até que eles estejam aptos a voltar para o serviço", esclareceu Longo.

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados